Acessibilidade / Reportar erro
Abrir menu
Brasil
Lista alfabética de periódicos
Lista temática de periódicos
Busca
Métricas
Sobre: Brasil
Contatos
SciELO.org - Rede SciELO
Coleções nacionais e temáticas
Lista alfabética de periódicos
Lista de periódicos por assunto
Busca
Métricas
Acesso OAI e RSS
Sobre a Rede SciELO
Contatos
Blog SciELO em Perspectiva
Open Access
Trans/Form/Ação
Publicação de:
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia
Área:
Ciências Humanas
Versão impressa ISSN:
0101-3173
Versão on-line ISSN:
1980-539X
Español
English
Submissão de manuscritos
Sobre o periódico
Corpo Editorial
Instruções aos autores
home do periódico
todos os números
« Número anterior
Número atual
Número seguinte »
buscar
métricas
todos
« número anterior
número atual
buscar
métricas
Compartilhe
Outras redes sociais
Google+
LinkedIn
Reddit
StambleUpon
CiteULike
Mendeley
Nossa Missão
Divulgação acadêmica e debate de ensaios filosóficos
Número mais recente
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Press-releases
2024-07-19 10:00
Distopias da cultura pop comercializam a crise existencial e perpetuam o realismo capitalista
2024-06-28 10:00
Além do feitiço da tecnologia: entendendo as imprecisões e limitações da Inteligência Artificial
2024-06-24 10:00
Nossas crenças também são formadas pelo uso das mídias sociais
2024-05-02 14:00
Educação política e democracia em Espinosa
2024-04-19 10:00
Homo Pictor e os elementos para uma epistemologia jonasiana
2024-02-05 10:00
A natureza como um livro: o papel e o estatuto da ciência em Francis Bacon
2023-12-20 14:00
A estética como combate ao negacionismo científico: Whitehead, Latour e a ciência contemporânea
2023-12-11 10:00
Existências transgêneros e a violência dos discursos sobre os monstros humanos a partir do pensamento de Michel Foucault
2023-09-11 10:00
Analogias e (Des)analogias entre a evolução cultural e a evolução biológica
2023-09-05 10:00
Estudo discute aprimoramento de respostas a perguntas socialmente cruciais
2023-08-31 10:00
Discussão sobre uma proposta de disjuntivismo fundamentada na Filosofia Ecológica
2023-08-22 14:00
Revista Trans/Form/Ação lança fascículo sobre “Filosofia Autoral Brasileira”
2023-05-30 10:05
Para não substancializar o devir, a distensão da intuição como possibilidade de outra metafísica
2023-05-22 10:05
Diálogo entre Levinas e Bergson traz reflexões sobre fazer e pensar a ética
2023-01-10 10:05
Populismo, direita e esquerda na América Latina: procurando um Deus que não está lá?
2022-11-11 10:00
A trajetória intelectual de Antonio Paim (1927-2021): vivências de um filósofo brasileiro
2022-11-10 10:00
A Filosofia experimentada no tempo e na diferença
2022-11-09 14:05
Saber/poder/violência: a produção dos anormais pelo Liberalismo
2022-11-08 10:05
O fascismo é transindividual: uma leitura a partir de Deleuze e Guattari
2022-03-23 10:00
Moçambique: uma proposta filosófica para sair da crise
2022-03-07 10:00
A construção do conceito de necropolítica e sua apropriação no Brasil
2021-12-14 10:00
A cantoria de viola como um sistema cognitivo distribuído de “signos em ação”
2021-12-07 14:00
A retórica como conhecimento multidisciplinar e seu emprego na música colonial brasileira
2021-11-19 15:00
A aventura do Pensar
2021-11-16 10:00
Há uma revolução em curso no pós-pandemia? Sobre a polêmica entre Žižek e Badiou
2021-11-09 15:00
A ciência norteada por uma ética que exige responsabilidade dos cientistas
2021-10-07 10:00
A construção deliberada de mentiras: uma ameaça à memória coletiva
2020-06-02 15:00
Trans/Form/Ação inaugura novas práticas de avaliação e revisão de manuscritos e democratização do conhecimento
Artigos mais recentes
Comment on “Educational philosophy and educational practice in Confucianism”
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Comment on “Educational philosophy and educational practice in Confucianism”
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Estudo sobre a teoria da natureza humana e conceitos morais de Mêncio
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Filosofia educacional e prática educacional no Confucionismo
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
A filosofia desportiva chinesa e ocidental e as suas diferenças
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Valores filosóficos e cognição paisagística do Pavilhão de Orquídeas em Zhejiang a partir da perspectiva da história ambiental
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Integração da música tradicional chinesa: uma avaliação da influência interativa entre a música tradicional e o pensamento estético
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
O design urbano e o espírito da cultura chinesa: a simbólica importância dos elementos de montanhas na modelagem de parques culturais
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Examinando a cultura tradicional chinesa e a compatibilidade da teoria marxista
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
O papel da linguagem visual na nova era da China: além da comunicação cultural
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Evolução da forma da embalagem do produto sob a perspectiva da evolução da mídia e da filosofia artística
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Transformation of educational introspection: evaluation of the current situation and development of basic music education in China
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
The inheritance of the ‘red gene’ in students: Chinese communist party’s efforts to preserve their values in the new era
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Moral thought: evaluation on the moral education and virtue cultivation of traditional Chinese music
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
O conceito de educação musical em uma perspectiva filosófica
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Espírito crítico pós-modernista: sua influência cultural e seu impacto na música e nas escolas de pensamento
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Perspectiva filosófica sobre o desenvolvimento artístico e o pensamento histórico da animação
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Evaluation of the philosophical thought of ancient Chinese metallurgical technology culture
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Han Fu culture: the emphasis on Chinese traditional cultural identity
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
New exploration on the philosophical examination of Chinese sportsmanship
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Influence of traditional Chinese thought on the performance style and creation of piano music works
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Evaluation of university sports culture in the new era, based on philosophical context
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
A arte da fotografia na China: algumas observações sobre sua conotação estética
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Embodiment and inspiration of Chinese philosophy of life in traditional music education
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Methodology of Marx’s world history thought
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Transformação e transcendência: reformando a produção de notícias na era da mídia convergente
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Desenvolvimento e lógica evolutiva do conceito ocidental de justiça tributária
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Desenvolvimento de pensamentos filosóficos marxistas sobre educação musical
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Uma análise comparativa dos pensamentos narrativos na literatura clássica chinesa e ocidental
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Continue lendo »
Notícias
2024-07-24 13:00:10
Os 115 anos das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, reflexões sobre o modelo atual e o futuro dos periódicos científicos
Reflexões sobre o atual cenário das grandes editoras, do aparecimento das editoras “caçadoras de dinheiro” e dos periódicos qualificados, que não cobram por publicação e que tentam sobreviver diante de um modelo científico que valoriza métricas em um ciclo vicioso tanto para pesquisadores, instituições, periódicos e agências de fomento. …
Continue lendo »
2024-07-10 13:00:07
Trans/Form/Ação adere oficialmente aos preprints como modalidade de submissão
Em continuidade às comemorações dos seus 50 anos, a Trans/Form/Ação passa a receber preprints como modalidade de submissão. Este modelo piloto busca incentivar o debate científico e o aprimoramento de textos de interesse filosófico. Doutores ou doutorandos aprovados em exame de qualificação podem submeter seus manuscritos em fluxo contínuo. …
Continue lendo »
2024-07-03 17:00:04
Estudo bibliométrico sobre a adoção de práticas de ciência aberta revela altas pontuações para periódicos do Brasil e periódicos indexados no SciELO
Desde 2019, o SciELO tem defendido a adoção de práticas de ciência aberta que servem para aumentar a transparência e o rigor científico da ciência publicada. Um estudo recente oferece um vislumbre da adoção dessas medidas entre as publicações ibero-americanas. …
Continue lendo »
2024-06-14 18:00:03
Como traduzir escrita acadêmica para podcasts usando IA generativa [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em junho/2024]
Um dos benefícios da IA generativa é a capacidade de transformar uma mídia de texto para fala, para imagens e para vídeo. Neste post, Andy Tattersall explora um aspecto dessa habilidade, transformando seu arquivo de posts em podcast, o Talking Threads, discute como e porque isso poderia ser benéfico para a comunicação de pesquisa. …
Continue lendo »
2024-06-07 17:00:40
Educação em Revista: desafios editoriais e possibilidades científicas
A trajetória da Educação em Revista reflete seu compromisso com a publicação científica de qualidade. Este editorial aborda suas transformações na gestão científica, adaptação tecnológica, internacionalização e adesão à Ciência Aberta, discutindo a necessidade de profissionalização da editoria de periódicos científicos brasileiros para garantir sustentabilidade financeira e científica nacional e internacionalmente. …
Continue lendo »
2024-06-07 13:00:46
A Universidade Aberta do Brasil na gestão da permanência discente em cursos de pedagogia
O crescimento da educação a distância (EaD) no Brasil, associado aos altos índices de evasão nesta modalidade, trazem a necessidade de renovação dos modelos de gestão escolar, visando a permanência dos estudantes até sua diplomação. A partir de uma análise dos cursos de pedagogia da Universidade Aberta do Brasil, pesquisadores desenvolveram diretrizes alternativas para garantir a permanência estudantil. …
Continue lendo »
2024-06-06 17:00:18
Plataforma web pode revolucionar o processo de correção de redações
Em busca de uma alternativa para o laborioso processo de correção de redações, mais especificamente em relação à identificação de fuga ao tema em redações, pesquisadores desenvolveram uma plataforma de feedback de textos que simula as diretrizes e notas do ENEM, o CRIA (Corretor de Redações por Inteligência Artificial). A ferramenta já está sendo utilizada por estudantes e profissionais da educação. …
Continue lendo »
2024-06-06 13:00:49
Como os jovens vivenciam a democratização do acesso ao ensino superior?
A expansão educacional, marcada pela tensão entre meritocracia e pragmatismo no acesso ao ensino superior, confronta as aspirações e realidades dos jovens, especialmente os de origem popular, em meio à erosão das noções tradicionais de carreira e estabilidade. Enquanto alguns buscam qualquer diploma como meio de mobilidade social, outros visam carreiras específicas, tentando se adaptar diante de obstáculos. …
Continue lendo »
2024-06-05 13:00:28
Práticas pedagógicas para a permanência estudantil
A Educação Profissional vem passando por transformações, de modo que as escolas são desafiadas a ressignificarem a forma como mantêm um elo com a sociedade. A evasão discente é um dos grandes problemas enfrentados, e as práticas pedagógicas têm como objetivo proporcionar um maior envolvimento do discente com a instituição. …
Continue lendo »
2024-06-04 13:00:02
Construções coletivas: a avaliação por pares aberta de um artigo sobre literatura indígena
A avaliação por pares aberta é fundamental para assegurar a integridade e a qualidade da pesquisa acadêmica, permitindo mais transparência e colaboração. De acordo com as pesquisadoras, o processo dialógico entre autores e pareceristas e a troca de saberes resultante garantiu um aprimoramento significativo da pesquisa. …
Continue lendo »
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia
Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail:
transformacao@marilia.unesp.br
Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Abrir menu
Brasil
Trans/Form/Ação
Número atual:
Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 5, Publicado: 2024
Números
• todos
« anterior
atual
próximo »
Periódico
Submissão de manuscritos
Sobre o periódico
Corpo Editorial
Instruções aos autores
Contato
×
Close
Mensagem
×
Close
Mensagem