Open-access Análises de livros

Análises de livros

PSYCHIATRIE INFANTILE. LÉON MICHAUX, Com a colaboração de H. M. GALLOT, CH. BRIESSET, J. SCHERRER e A. BUGE. Um volume com 240 páginas. Presses Universitaires de France, 1953.

Prefaciado pelo Prof. G. Heuyer, êste livro representa uma reafirmação de todos os conceitos emitidos por êste autor em seu livro sôbre a mesma matéria. No dizer de Heuyer o livro de Léon Michaux e col. está inspirado em principios ecléticos onde há lugar para todos os métodos e tratamentos. Na verdade, os AA. descrevem todos os meios utilizáveis para tentar esclarecer o mecanismo de produção das anomalias mentais da criança e das causas de sua desadaptação, muito embora não os adotem totalmente. Deixam sempre patente suas ligações íntimas com os métodos antigos e ;a preferência organicista e constitucional. Esquemáticamente, o livro compreende cinco grandes capítulos, destinados, respectivamente, às perturbações de desenvolvimento psicomotor, às perturbações da inteligência, às da afetividade, à psiquiatria infantil médico-legal e à terapêutica geral, Todos êstes capítulos são expostos com bastante clareza e descrições clínicas demonstrativas.

No primeiro capítulo descrevem o desenvolvimento psicomotor da criança normal, consideram que a lateralidade esquerda contrariada, corrigida, condicionaria falhas de pronúncia (gagueira), perturbações psíquicas e desadaptação escolar, fato este atualmente combatido; citam a paratonia de Dupré, dificuldade ou impossibilidade da criança em obter um relaxamento muscular completo, considerando-a fisiológica até os 28 meses e patológica além dessa idade. No estudo semiológico lembram a importância do reflexo de A. Collin e dos automatismos, cuja persistência além de 6 meses evidencia uma agenesia piramidal (moléstia de Little ou debilidade motora). Resumem a etiología das anomalias do desenvolvimento psicomotor e estudam estas perturbações, limitando-se a descrevê-las em poucas linhas e descrevendo as provas clássicas de Ozeretzki, de Kulman, Izard e Simon, Arnold e Gesell.

As perturbações da inteligência são estudadas em três partes, compreendendo as agenesias (idiotia, imbecilidade, debilidade mental, com os principais tipos clínicos) ; as perturbações adquiridas determinando as regressões (demencias) e as insuficiências de inteligência diante de esforços intelectuais e ainda alguns quadros psíquicos que podern acarretar um simples retardo mental. Descrevem minuciosamente os testes psicométricos mais usuais, globais e não globais, terminando com a interpretação e conclusões gerais práticas.

Atenção especial é dada pelos AA. ao estudo das perturbações do caráter, do humor e da afetividade; aplicam ao estudo da criança os conceitos constitucionais de Kretschmer, descrevendo os tipos psicológicos e morfológicos segundo esta escola e os quadros clínicos aliados a êstes conceitos. Assim, são descritos a emotividade, a psicastenia, a ciclotimia, a instabilidade, o caráter paranóico, a mitomania, o caráter epiléptico, o esquizóide e as perversões instintivas. As descrições são resumidas e tentam acrescentar aos velhos conceitos de Dupré, Kretschmer e outros da psiqniatria krepelianiana, algumas luzes das escolas psicológicas, sem, entretanto, usá-las do ponto de vista clínico.

A penúltima parte do livro é dedicada à psiquiatria infantil médico-legal, inteiramente assentada nos velhos conceitos hereditários (heredo-tuberculose, heredosífilis, heredo-alcoolismo), sempre apoiando-se em Heuyer.

Encerra o livro um capítulo sôbre terapêutica geral, onde são descritos os métodos biológicos e psicológicos utilizáveis na prática psiquiátrica; as instituições e os recursos psiquiátricos franceses são descritos e todas as disposições legais relacionadas com o assunto.

De maneira geral o livro é muito instrutivo e merece boa acolhida por médicos, psicologistas, pedagogos e assistentes sociais, em vista de sua clara exposição do assunto.

JOY ARRUDA

SYMPTOMES CÉRÉBRAUX ET SUITES CÉRÉBRALES ÉLOIGNÉES DES MALADIES À EXANTHÈME DE L'ENFANCE (ROUGÉOLE, RUBÉOLE, SCARLATINE, VARICELLE) ET DE LA COQUELUCHE AINSI QUE LES MALFORMATIONS CONGÉNITALES DUES À CES MALADIES. THÉRÈSE FOREL. Edit. Médicine Et Hygiène, Genève, 1953.

A A. estuda, em um volume de 95 páginas, as complicações, para o lado do sistema nervoso, das moléstias chamadas próprias da infância. Trata-se de um trabalho de revisão, sem apresentação de casos pessoais, no qual a A. expõe, com método e espírito didáticos, os vários tipos de complicações que podem decorrer do sarampo, rubéola, escarlatina, varicela e coqueluche. Além de fazer um estudo sucinto das manifestações clínicas destas moléstias, analisa com grande riqueza de detalhes os aspectos clínicos e anátomo-patológicos que interessam ao neuro-psiquia-tra. Outro aspecto interessante vem a ser a revisão no que diz respeito às conseqüências das moléstias exantemáticas (particularmente a rubéola) ocorridas durante a gestação, sôbre o desenvolvimento do feto. Uma grande bibliografia, de cêrca de 600 trabalhos, enriquece o estudo de Th. Forel.

A. B. LEFÈVRE

DIE VIRUSERKRANKUNGEN DES MENSCHEN. W. D. GERMER. Georg Thieme Verlag, Stuttgart, 1954.

Êste livro tem, em primeiro lugar, um fim didático visando orientação rápida sôbre os vários aspectos práticos do assunto. O livro é iniciado por uma parte geral introdutória que explica de maneira muito elucidativa a biologia dos vírus e os métodos mais importantes de sua pesquisa laboratorial. Na parte especial, as moléstias por vírus são divididas em oito entidades clínicas: 1) Viroses dos órgãos respiratórios (nas quais o autor inclui também a parotidite epidêmica; 2) Viroses com exantema; 3) Viroses do fígado; 4) Viroses do sistema nervoso central; 5) Viroses da musculatura; 6) Viroses das glândulas linfáticas; 7) Viroses do olho; 8) Viroses da pele.

Em cada doença são discutidos os seguintes itens: sinônimos, definição, noções históricas, etiologia, epidemiología, quadro clínico, anatomia patológica, diagnóstico de laboratório, terapêutica e profilaxia. Com esta abundância de informações é algo prejudicada a descrição detalhada do quadro clínico, faltando também informações sôbre o diagnóstico diferencial.

No fim do livro é reproduzida uma tabela sintética que enumera as diferentes viroses, os métodos de laboratório para o diagnóstico e o material que precisa ser recolhido para os diversos exames; outra tabela orienta sobre o tempo de incuba-ção, de isolamento e de quarentena nas diversas viroses. Segue-se curta discussão das técnicas tinetoriais empregadas na coloração dos corpúsculos elementares e, finalmente, uma tabela sobre o tamanho dos vírus humanos mais importantes. Um índice geral completa este livro, escrito em linguagem clara e precisa, ilustrado por gráficos e excelentes fotografias, algumas coloridas. E' notável a quantidade de informações que fornece num espaço de apenas 180 páginas, citando os resultados mais recentes da virología, com indicação bibliográfica da literatura internacional que consta no fim de cada capítulo.

F. H. EICHBAUN

LIVROS RECEBIDOS

Nota da Redação - A notificação dos livros recentemente recebidos não implica em compromisso da Redação da revista quanto à publicação ulterior de uma apreciação. Todos os livros recebidos são arquivados na biblioteca do Serviço de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Das Bild des Menschen in der Psychiatric Kurt Kolle. Um volume com 36 páginas, editado por Georg Thieme, Stuttgart, 1953. Preço: DM 2.50.

Análisis Psíquico y S¡ntesis Existencial. Igor A. Caruso. Um volume com 272 páginas e 18 figuras. Traduzido do alemão por Pedro Meseguer. Editorial Herder, Barcelona, 1954.

Report on the 10th Congress of Scandinavian Psychiatrics in Stockholm, Sweden, 1952. Curt Amark. Um volume com 247 páginas, suplemento n9 80 de Acta Psychiatrica et Neurológica Scandinavica. Editado por Ejnar Munksgaard, Copenhagen, 1953.

Variations in Human Body-Build. A Somatometric and X-ray Cephalometric Investigation on Scandinavian Adults. Bengt Lindegard. Um volume com 163 páginas, suplemento nº 86 de Acta Psychiatrica et Neurológica. Editado por Ejnar Munksgaard, Copenhagen, 1953.

The Modification of Convulsion Therapy by Muscle-relaxant Drugs. J. D. Montagu. Um volume com 88 páginas, suplemento nº 87 de Acta, Psychiatrica et Neurológica Scandinavica. Editado por Ejnar Munksgaard, Copenhagen, 1953.

Problems of Consciousness. Harold A. Abramson. Um volume com 177 páginas. Editado por Josiah Macy Jr. Foundation, 1954. Preço: $3.25.

The Founders of Neurology. Webb Haymaker. Um volume com 479 páginas, editado por Charles C. Thomas, Springfield, 1953.

Die Klinische Untersuchung des Nervensysterns. G. H. Monrad-Krohn. Um volume com 474 páginas e 158 figuras, editado por Georg Thieme, Stuttgart, 1954. Preço: DM 39.60.

World Medical Periodicals. Les Périodiques Médicaux dans le Monde. Periódicos Médicos del Mundo. Um volume com 253 páginas, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Genebra (Suíça), 1953. Preço: Fr. s. $7,50.

Die Vorträge der 4. Lindauer Psychotherapiewoche 1953. E. Speer. Um volume com 185 páginas, editado por Georg Thieme, Stuttgart, 1953.

Studies on the Central Pathway of the Flexion Reflex in Man and Animal. E. Pedersen. Um volume com 81 páginas, suplemento nfl 88 de Acta Psychiatrica et Neurológica Scandinavica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Abr 2014
  • Data do Fascículo
    Set 1954
location_on
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro