Resumos
Caracterizase, inicialmente, o papel da universidade na formação de recursos humanos em enfermagem. A seguir, são delineadas as etapas para a elaboração do currículo de graduação em enfermagem, sendo destacados os marcos referencial, conceituai, estrutural e metodológico. Os princípios que norteiam o ensino de enfermagem, bem como a forma de introdução do ensino de enfermagem de saúde pública são discutidos dentro do modelo curricular vigente e dentro de uma ampla reestruturação curricular. Ao final são formulados os questionamentos em relação aos papéis do enfermeiro docente e do enfermeiro de campo na atualidade.
The authors describe the role of the University in the preparation of human resources of nursing and present the bases for planning of the undergraduate curriculum, emphasizing the referencial, conceptual, structural and methodological frameworks. The principles which should guide nursing education as well as the introduction of public health nursing in the curriculum are discussed. At least there are formulated questions about the nursing teacher's role and the practitioner nursing's role in the actuality.
Texto disponível apenas em PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
-
1BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Serviços de Saúde Pública. Enfermagem, legislação e assuntos correlatos. 3. ed. Rio de Janeiro, 1974. 4v.
-
2ESCUELA DE ENFERMERIA DE TACNA. Curriculum. Tacna, 1980. (Mimeografado).
-
3KRAUSZ, R.R. Algumas reflexões sobre a formação de recursos humanos para a saúde pública. Rev. Saúde Públ., São Paulo, 11(1):161-5. mar. 1977.
-
4LIMA. M.F.L. et alli. O enfermeiro e seu compromisso social. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 31, Fortaleza, 1979. Anais, Brasília, ABEn, 1979. p.33-8.
-
5UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLA DE ENFERMAGEM. GRUPO DE TRABALHO SOBRE CURRÍCULO. Relatório final do grupo tarefa saúde. São Paulo, 1982. (Mimeografado).
-
6UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. ESCOLA DE ENFERMAGEM. GRUPO DE TRABALHO SOBRE CURRÍCULO. Eixos integradores. Sao Paulo, 1984. (Mimeografado).
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Ago 1985