Resumos
Este trabalho descreve o desenvolvimento do Projeto de Integração Docente-Assistencial iniciado em 1986, com participação de professores e alunos da Escola de Enfermagem da USP c equipe técnica das Unidades Básicas de Saúde do Município de Taboão da Serra. O Projeto foi orientado no sentido de uma aproximação gradativa entre a teoria e a prática de saúde coletiva, através da condução praxiológica, buscando a transformação da qualidade de assistência e de ensino na área de Saúde Coletiva, num processo de participação conjunta dos profissionais de campo, docentes, pessoal auxiliar de saúde, alunos e a comunidade.
Integração docente-assistencial; Enfermagem em saúde pública
This study refer to, Integration Teaching-Assistance Project which has been developed since 1986, between Nursing School of São Paulo University and technical team of Health Services of Tabão da Serra — a Municipality of São Paulo State.
It describes the development of that Project which has been oriented towards gradual approaching of theory to practice, through praxiologic conduction, aiming the transformation of assistance and teaching qualities in the Public Health.
Training support; Public health nursing
Texto disponível apenas em PDF
AGRADECIMENTOS
a Roberto Augusto Castellanos Fernandez, Prof. Dr. do Departamento de Saúde Pública-USP e a Maria Concepción Pezo Silva, aluna do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem-USP pela colaboração prestada na versão do texto para a língua espanhola.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
-
1CASTELLANOS, B.E.P.; BERTOLOZZI, M.R.; SALUM, M.J.L.; BARROS, S. A Integração docente assistencial como estratégia para o redimensionamento do ensino e da assistência em saúde coletiva. IN: CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. 2. e CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA. 3. São Paulo, 1989. Programa. São Paulo, Associação Brasileira de Pós-Graduacão em Saúde Coletiva, 1989. p. 115.
-
2EGRY, E.Y.; SHIMA, H.; BERTOLOZZI, M.R.; SALUM, M.J.L. Integração docente assistencial: desenvolvendo um processo norteado pelo referencial materialista histórico e dialético. IN: CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. 2. e CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA. 3. São Paulo, 1989. Programa. São Paulo, Associação Brasileira de Pós-Graduacão em Saúde Coletiva, 1989. p. 115.
-
3FONSECA, R.M.G.S. Caracterização sócio-econômico-sanitario do Município de Taboão da Serra. São Paulo, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, 1986. (mimeografado).
-
4FUNDAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO - FTJNDAP. Diagnóstico das condições de saúde da região de Itapecerica da Serra. São Paulo, 1985.
-
5HAHN, E.; KOSING, A. A filosofia marxista-leninista. Lisboa, Avante, 1988.
-
6QUEIROZ, V.M. de; EGRY, E.Y. Bases metodológicas para a assistência de enfermagem em saúde coletiva, fundamentadas no materialismo histórico e dialético. Rev. Bras. Enf. v. 41, n. 1, p. 26-33, 1988.
-
7SALUM. M.J.L.; EGRY, E.Y.; SHIMA, H.; FONSECA, R.M.G.S. Integração docente assistencial: espaço para a construção do saber em saúde coletiva. IN: CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. 2. e CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA. 3. São Paulo, 1989. Programa. São Paulo, Associação Brasileira de Pós-Graduagáo em Saúde Coletiva, 1989. p. 115.
-
8SANCHEZ VASQUEZ, A. Filosofia do praxis. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
-
9SHIMA, H.; FONSECA, R.M.G.S.; CHIESA, A.M.; AGRY, E.Y.; BERTOLOZZI, M.R.; FUJIMORI, E; OLIVEIRA, I.M.V.; OLIVEIRA, M.A.C; CASTELLANOS, B.E.P.; GRECO, R.M.; ISHIHARA, E.Y.; CAMINADA, S. Capacitação de recursos humanos na área de saúde da mulher: a transformação da qualidade de assistência através da condução praxiológica. IN: CONGRESSO REDE IDA/BRASIL. 1. Rio de Janeiro. Programa. Rio de Janeiro, Rede IDA/BRASIL, 1989. p. 93.
-
10UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola de Enfermagem. Projeto de integração docente assistencial — Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo — Município de Taboão da Serra: documento de proposta conjunta de trabalho. São Paulo, 1988. (mimeografado).
-
Participantes do processo de elaboração da proposta conjuntaDocentes da Escola de Enfermagem-USPEmiko Yoshikawa EgryBrigitta Elza P. CastellanosAnna Maria ChiesaRosa Maria G.S. da FonsecaMaria Rita BertolozziRosangela Maria GrecoMaria Amelia de C. OliveiraHisako ShimaMaría Josefina L. SalumElizabeth FujimoriIda Maria V. OliveiraSonia BarrosProfissionais da área de saúde do Municipio de Taboão da SerraMarcia T. MagginiMonica RichettiElizabeth IshiharaSirlena CaminadaTereza ShlmizuSuzana J. RosaNatalia P. S. MartinsElizabeth María NunesHelio Yuklo NomotoSandra H. S. SderdAndres García CorreaLuiza Machida
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Ago 1991
Histórico
-
Recebido
10 Set 1990 -
Aceito
30 Jan 1991