Resumos
O trabalho relata um processo ensino-aprendizagem guiado pelos pressupostos de dinamicidade, historicidade, participação e horizonte. Esse processo tem sido desenvolvido pela Disciplina Enfermagem Preventiva e Comunitária da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São descritos os objetivos, métodos e estratégias de condução do processo ensino-aprendizagem Tal processo articula-se a Projeto de Integração Docente-Assistencial que envolve a Escola de Enfermagem e a Prefeitura Municipal de São Paulo. Trata-se de tuna experiência que se tem revelado valiosa tanto para os professores como para os alunos da disciplina e que tem permitido tuna maior aproximação com os trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde.
Processo ensino-aprendizagem; Enfermagem Preventiva e Comunitária
This paper describes the development of a teaching-learning process (TLP) guided by presuppositions such as: historicity, participation and horizon. This process has been developed by the Community and Preventive Nursing Discipline of the School of Nursing of São Paulo University, and its objectives, methods and strategies are described here. Its is articulated to the Assistance-Teaching Integration Project involving the School of Nursing and São Patdo Mayorality. This process has been a valuable experience for both teachers and students, and it has also enabled a real approach with the Health Unit personnel
Teaching-learning process; Commnunity health nursing
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REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS
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1EGRY, E.Y. Sistematização da assistência de enfermagem em saúde coletiva orientada pelo materialismo histórico e dialético: em busca do horizonte de unicidade entre o saber e o fazer. In: SEMANA WANDA DE AGUIAR HORTA 3. São Paulo, 1990. Anais. São Paulo, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 1990, p.97-110.
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2FONSECA, R.M.G.S. da. Mulher, reprodução biológica e classe social: a compreensão do nexo coesivo através do estudo dialético do perfil reprodutivo biológico de mulheres atendidas em Unidades Básicas de Saúde. São Paulo, 1990,336p. Tese (Doutorado) — Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo.
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Dez 1992