RESUMOS DE TESES
Capacitação de recursos humanos para detecção precoce do câncer de mama por meio da mamografia
Autora: Melissa Vieira Koch e Castro.
Orientadores: Hilton Augusto Koch, João Emílio Peixoto.
Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
A qualidade do resultado do exame mamográfico depende de parâmetros técnicos e rigorosos, que foram estabelecidos em 1991 pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), e da eficácia do médico interpretador. Trabalhos previamente publicados mostram a heterogeneidade no diagnóstico das lesões mamárias, evidenciando o baixo índice de concordância e de consenso entre os casos estudados, além de demonstrar a falta de utilização do sistema de padronização de laudos pelo Sistema de Laudos e Registros de Dados de Imagem da Mama Breast Imaging Reporting and Data System (BI-RADS) e a discordância em relação à recomendação de conduta.
Este trabalho visa avaliar o grau de conhecimento mamográfico dos médicos interpretadores que trabalham na rede de saúde pública do Estado do Rio de Janeiro, antes e após a aplicação de um curso elaborado com o objetivo de capacitar tais profissionais no diagnóstico precoce do câncer de mama. Os médicos foram submetidos a um pré-teste em que foi avaliado o seu conhecimento antes do curso, e a um pós-teste que tinha como objetivo analisar o grau de aprendizado após este. O curso foi organizado em aulas teóricas que foram ministradas por professores que haviam participado de um consenso prévio.
A comparação dos resultados evidenciou que os médicos avaliados apresentaram conhecimento insuficiente em relação ao diagnóstico precoce por imagem do câncer de mama, sem melhora significativa no aprendizado, assinalando que o curso de capacitação de profissionais médicos, com ênfase em aulas te ricas, não mostra aumento significativo na qualidade da interpretação mamográfica, destacando-se a persistência do erro na descrição morfológica das lesões fundamentais da mama, do erro na classificação pelo sistema BI-RADS de padronização das lesões mamárias e na falta de coerência entre a classificação BI-RADS adotada e a recomendação de conduta.
"Microlitíase alveolar": aspectos na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax
Autora: Carolina Marinho Gonçalves.
Orientador: Edson Marchiori.
Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
A microlitíase alveolar pulmonar é doença rara, de evolução crônica e descoberta, na maioria das vezes, em exames radiológicos de rotina, já que a maior parte dos pacientes é assintomática no momento do diagnóstico. A apresentação da doença na radiologia convencional é muito característica e diagnóstica, sendo a biópsia a céu aberto raramente necessária. Sua apresentação tomográfica ainda não está muito bem caracterizada.
Neste trabalho foram reunidos dez casos de microlitíase alveolar, diagnosticados por meio de radiografias, e analisados seus achados na tomografia computadorizada de alta resolução. Os achados mais freqüentes foram os de atenuação em vidro fosco e calcificações subpleurais, ambos presentes em nove dos pacientes estudados. Os outros achados de maior relevância foram os pequenos nódulos, encontrados em sete casos, e calcificações ao longo dos septos interlobulares, observadas em cinco pacientes. Consolidações densas também foram visualizadas em metade da amostra. O padrão de pavimentação em mosaico e cistos subpleurais foram encontrados, ambos em quatro pacientes, e bolhas apicais foram vistas em apenas um paciente.
O objetivo deste trabalho é descrever os achados na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax de dez pacientes com microlitíase alveolar pulmonar.
Educação a distância mediada pela internet: "Linfonodo sentinela, prevenção, diagnóstico precoce e biópsia nova técnica de abordagem do câncer de mama"
Autora: Santuzza Kelmer Silveira.
Orientadores: Lea Mirian Barbosa da Fonseca, Afrânio Coelho de Oliveira.
Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
Há muito tempo vem sendo considerada a educação continuada a distância, na qual a internet pode ser uma ferramenta bastante interessante. O objetivo deste estudo é o desenvolvimento de um curso de atualização médica a distância utilizando a tecnologia da internet.
Foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem denominado Moodle, que permitiu a interação entre os participantes. Foram observados as dificuldades e os fatores de sucesso para o desenvolvimento e implementação do curso de atualização denominado "Linfonodo sentinela, prevenção, diagnóstico precoce e biópsia nova técnica para a abordagem do câncer de mama". O curso ofereceu uma atualização na abordagem do câncer de mama e da técnica da biópsia do linfonodo sentinela. Teve a duração de 12 semanas, com nove participantes, todos médicos ginecologistas, com pelo menos oito anos de experiência profissional. O curso atingiu quatro Estados e oito municípios.
A análise dos resultados obtidos ao final do experimento canaliza o conhecimento adquirido em benefício de projetos futuros, relacionados à educação médica continuada, utilizando como ferramenta a internet. Foi discutida a necessidade de quebrar as barreiras da falta de cultura relacionada a esta forma de aprendizagem e que é fundamental a participação facilitadora do professor para integração e mobilização dos participantes.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
14 Nov 2007 -
Data do Fascículo
Out 2007