Acessibilidade / Reportar erro

Capacitação de recursos humanos para detecção precoce do câncer de mama por meio da mamografia

RESUMOS DE TESES

Capacitação de recursos humanos para detecção precoce do câncer de mama por meio da mamografia

Autora: Melissa Vieira Koch e Castro.

Orientadores: Hilton Augusto Koch, João Emílio Peixoto.

Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

A qualidade do resultado do exame mamográfico depende de parâmetros técnicos e rigorosos, que foram estabelecidos em 1991 pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), e da eficácia do médico interpretador. Trabalhos previamente publicados mostram a heterogeneidade no diagnóstico das lesões mamárias, evidenciando o baixo índice de concordância e de consenso entre os casos estudados, além de demonstrar a falta de utilização do sistema de padronização de laudos pelo Sistema de Laudos e Registros de Dados de Imagem da Mama – Breast Imaging Reporting and Data System (BI-RADS) e a discordância em relação à recomendação de conduta.

Este trabalho visa avaliar o grau de conhecimento mamográfico dos médicos interpretadores que trabalham na rede de saúde pública do Estado do Rio de Janeiro, antes e após a aplicação de um curso elaborado com o objetivo de capacitar tais profissionais no diagnóstico precoce do câncer de mama. Os médicos foram submetidos a um pré-teste em que foi avaliado o seu conhecimento antes do curso, e a um pós-teste que tinha como objetivo analisar o grau de aprendizado após este. O curso foi organizado em aulas teóricas que foram ministradas por professores que haviam participado de um consenso prévio.

A comparação dos resultados evidenciou que os médicos avaliados apresentaram conhecimento insuficiente em relação ao diagnóstico precoce por imagem do câncer de mama, sem melhora significativa no aprendizado, assinalando que o curso de capacitação de profissionais médicos, com ênfase em aulas te ricas, não mostra aumento significativo na qualidade da interpretação mamográfica, destacando-se a persistência do erro na descrição morfológica das lesões fundamentais da mama, do erro na classificação pelo sistema BI-RADS de padronização das lesões mamárias e na falta de coerência entre a classificação BI-RADS adotada e a recomendação de conduta.

"Microlitíase alveolar": aspectos na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax

Autora: Carolina Marinho Gonçalves.

Orientador: Edson Marchiori.

Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

A microlitíase alveolar pulmonar é doença rara, de evolução crônica e descoberta, na maioria das vezes, em exames radiológicos de rotina, já que a maior parte dos pacientes é assintomática no momento do diagnóstico. A apresentação da doença na radiologia convencional é muito característica e diagnóstica, sendo a biópsia a céu aberto raramente necessária. Sua apresentação tomográfica ainda não está muito bem caracterizada.

Neste trabalho foram reunidos dez casos de microlitíase alveolar, diagnosticados por meio de radiografias, e analisados seus achados na tomografia computadorizada de alta resolução. Os achados mais freqüentes foram os de atenuação em vidro fosco e calcificações subpleurais, ambos presentes em nove dos pacientes estudados. Os outros achados de maior relevância foram os pequenos nódulos, encontrados em sete casos, e calcificações ao longo dos septos interlobulares, observadas em cinco pacientes. Consolidações densas também foram visualizadas em metade da amostra. O padrão de pavimentação em mosaico e cistos subpleurais foram encontrados, ambos em quatro pacientes, e bolhas apicais foram vistas em apenas um paciente.

O objetivo deste trabalho é descrever os achados na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax de dez pacientes com microlitíase alveolar pulmonar.

Educação a distância mediada pela internet: "Linfonodo sentinela, prevenção, diagnóstico precoce e biópsia – nova técnica de abordagem do câncer de mama"

Autora: Santuzza Kelmer Silveira.

Orientadores: Lea Mirian Barbosa da Fonseca, Afrânio Coelho de Oliveira.

Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

Há muito tempo vem sendo considerada a educação continuada a distância, na qual a internet pode ser uma ferramenta bastante interessante. O objetivo deste estudo é o desenvolvimento de um curso de atualização médica a distância utilizando a tecnologia da internet.

Foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem denominado Moodle, que permitiu a interação entre os participantes. Foram observados as dificuldades e os fatores de sucesso para o desenvolvimento e implementação do curso de atualização denominado "Linfonodo sentinela, prevenção, diagnóstico precoce e biópsia – nova técnica para a abordagem do câncer de mama". O curso ofereceu uma atualização na abordagem do câncer de mama e da técnica da biópsia do linfonodo sentinela. Teve a duração de 12 semanas, com nove participantes, todos médicos ginecologistas, com pelo menos oito anos de experiência profissional. O curso atingiu quatro Estados e oito municípios.

A análise dos resultados obtidos ao final do experimento canaliza o conhecimento adquirido em benefício de projetos futuros, relacionados à educação médica continuada, utilizando como ferramenta a internet. Foi discutida a necessidade de quebrar as barreiras da falta de cultura relacionada a esta forma de aprendizagem e que é fundamental a participação facilitadora do professor para integração e mobilização dos participantes.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    14 Nov 2007
  • Data do Fascículo
    Out 2007
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br