RESUMO DE TESE
A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis, que ocorre de forma endêmica no Brasil. A doençã é adquirida pela inalação de partículas do fungo, determinando importante comprometimento pulmonar. Pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) desenvolvem infecções oportunistas, incluindo micoses profundas, porém poucos casos de associação com PCM foram descritos na literatura. A tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) é o método de maior acurácia para a avaliação de doenças pulmonares difusas, incluindo a PCM pulmonar.
Neste trabalho foram analisados, retrospectivamente, os aspectos encontrados nas TCARs do tórax de cinco pacientes com coinfecção SIDA e PCM. Quatro pacientes eram do sexo masculino e um paciente era do sexo feminino, com idade média de 48 anos. As imagens foram analisadas por dois radiologistas, de forma independente, e as decisões tomadas por consenso.
Os aspectos encontrados com maior frequência foram grandes nódulos, consolidações do espaço aéreo escavadas, atenuação em vidro fosco, enfisema cicatricial nas bases, bandas parenquimatosas e áreas focais de espessamento de septos interlobulares. As lesões eram bilaterais e predominaram nas regiões médias dos pulmões. Na maioria dos casos houve associação de grandes nódulos, consolidações do espaço aéreo escavadas, opacidades em vidro fosco e enfisema cicatricial, observada em três pacientes.
Paracoccidioidomicose em pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida - aspectos na tomografia computadorizada de alta resolução
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
10 Mar 2009 -
Data do Fascículo
Fev 2009