RESUMO DE TESE
Avaliação videofluoroscópica da dinâmica da deglutição e dos processos disfágicos
Autor: Tiago Vieira Koch.
Orientador: Hilton Augusto Koch.
[Dissertação de Mestrado]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2008.
O exame videofluoroscópico da deglutição é considerado o melhor dos método para a avaliação das estruturas envolvidas e o único capaz de registrar imagens radiológicas em tempo real, deste processo dinâmico. Neste trabalho buscamos definir a dinâmica normal de suas três fases, comparando-as com os desarranjos observados em pacientes encaminhados ao Serviço Radiológico da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.
O estudo foi realizado em dois grupos avaliando-se 20 indivíduos considerados saudáveis quanto à deglutição e 30 pacientes com diagnóstico de disfagia. Os indivíduos saudáveis estudados eram de ambos os sexos, com idade variando de 27 anos a 44 anos, e os pacientes, também de ambos os sexos, tinham idades variando de 15 anos a 92 anos.
Nos pacientes com disfunção neurológica, observou-se um maior comprometimento das etapas de organização e ejeção durante a fase oral. Os problemas detectados durante a fase faríngea estão relacionados com a disfunção pela elevação do osso hióide e laringe, e retenção do contraste no recesso piriforme. A permeação das vias aéreas em diferentes graus estava associada com a fase orofaringiana da deglutição. A disfunção mais encontrada na fase esofágica foi o trânsito lento e a presença de ondas terciárias.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
28 Ago 2009 -
Data do Fascículo
Ago 2009