Resumo de Tese
Mamografia, Ultra-Sonografia e Ressonância Magnética na Avaliação da Ruptura de Próteses Mamárias de Silicone em Pacientes Assintomáticas: Achados com Correlação Cirúrgica
Autor: Anabel Medeiros Scaranelo
Orientador: Prof. Dr. Henrique Manoel Lederman
Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de Diagnóstico por Imagem, Escola Paulista de Medicina ¾ UNIFESP, em 26/4/99.
Resumo: Trabalho prospectivo avaliando 83 próteses em 44 pacientes sem sinais de ruptura que tiveram suas inclusões removidas cirurgicamente por estarem descontentes com o aspecto estético, para determinação da sensibilidade e especificidade de métodos de imagem: mamografia, ultra-sonografia e ressonância magnética, utilizando critérios diagnósticos pré-determinados para ruptura. Foram realizadas mamografia e ultra-sonografia de 83 próteses e ressonância magnética de 77 próteses. Os sinais radiológicos encontrados são discutidos e os falsos positivo e negativo são retrospectivamente avaliados para identificar quais foram as falhas diagnósticas, utilizando-se os achados operatórios como padrão ouro. A sensibilidade e a especificidade da mamografia foram de 20 e 89%, respectivamente; da ultra-sonografia, de 30 e 81%, respectivamente, e da ressonância magnética, de 64 e 77%. Ressaltam-se as diferenças apresentadas pelos grupos: próteses incluídas por motivo estético e por motivo oncológico. Concluímos que a ressonância magnética é o método preferencial isolado a ser utilizado, e recomendações de condutas são feitas a partir dos dados obtidos.
Palavras-chave: Mama: doenças benignas. Próteses mamárias. Mamografia. Ultra-sonografia. Ressonância magnética.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
13 Out 2005 -
Data do Fascículo
Fev 2000