RESUMO DE TESE
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG, em 30 de agosto de 2002
OBJETIVO: avaliar as concentrações séricas dos peptídeos natriuréticos, ANP e BNP, nos fetos de gestantes normotensas e hipertensas. Verificar se as concentrações séricas fetais do ANP e BNP são influenciadas pela hipertensão arterial materna ou pelo crescimento intra-uterino restrito (CIUR).
PACIENTES E MÉTODOS: foram incluídas no estudo 24 gestantes normotensas, 60 gestantes que desenvolveram pré-eclâmpsia pura ou associada à hipertensão arte-rial crônica. Todas as pacientes foram submetidas à cesariana e logo após o parto foi colhida uma amostra de sangue das artérias umbilicais, para a dosagem do peptídeo atrial natriurético (ANP) e do peptídeo natriurético do tipo B (BNP).
RESULTADOS: os recém-nascidos do grupo das hipertensas apresentaram o BNP significativamente mais alto do que os recém-nascidos do grupo das normotensas (p=0,025). Com relação ao ANP não houve diferença significativa entre os grupos (p=0,19). Houve uma correlação positiva entre as concentrações séricas do ANP (p=0,03) e BNP (p=0,02) fetais e a pressão arterial média (PAM) das mães. Essa correlação desapareceu quando os fetos com CIUR e suas mães foram retirados da análise.
CONCLUSÕES: a hipertensão materna não influencia diretamente a produção do ANP e BNP fetais, mas pode influenciar indiretamente quando produz uma lesão placentária suficiente para levar ao desenvolvimento de CIUR.
Palavras-chave: Fator natriurético atrial. Pré-eclâmpsia. Restrição de crescimento fetal.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
13 Abr 2004 -
Data do Fascículo
Dez 2003