RESUMO DE TESE
Estudo histomorfométrico do músculo estriado de ratas castradas
Striated muscle histomorphometric study of rats in anestrus
Autor: Manoel de Almeida Moreira
Orientador: Prof. Dr. Marcus Vinicius Henriques Brito
Dissertação de Mestrado em Motricidade Humana, apresentada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará, em 5 de março de 2004
OBJETIVO: estudar alterações histomorfométricas do músculo estriado de ratas castradas.
MÉTODO: vinte e seis ratas (Rattus norvegicus albinus - Rodentia, Mammalia), Wistar. A ovariectomia ocorreu no início do estudo, os animais foram, pesados, colhida citologia vaginal, biópsia do músculo rectus femoris, nas patas traseiras. Dividiu-se o total em dois sub-grupos de 13 animais. No subgrupo A operou-se a pata direita e no B à esquerda; um grupo serviu de controle para o outro. Decorrido 20 dias, foi feita a segunda avaliação com citologia vaginal, documentando-se o estado de anestro. Após 70 dias, os animais foram pesados e submetidos à biópsia na pata traseira contralateral à primeira fase. A histomorfometria foi realizada, utilizando-se uma lente auxiliar com gradícula de 1 cm2 subdividida em quadradíclos de 1mm2. Contou-se as miofibras, com seis leituras na vertical e cinco na horizontal, e obtendo-se um valor aplicado sobre uma fórmula que calcula o Coeficiente de Densidade Muscular.
RESULTADOS: nos subgrupos a densidade muscular variou: em A de 60,0 para 52,3 (p<0,05), com variação de 14,1% para menor, e em B de 73,5 para 54,0 (p < 0,05), com variação de 26,5% para menor.
CONCLUSÃO: A castração provocou sarcopenia no músculo estriado de ratas castradas e redução do número de miofibrilas.
Palavras-chave: Hipoestrogenismo. Castração. Músculo estriado. Sarcopenia.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
20 Jul 2004 -
Data do Fascículo
Maio 2004