RESUMO DE TESE
Avaliação das compensações linfáticas no pós-operatório de mastectomia radical através da linfocintilografia
Evaluation of lymphatic compensation by lymphoscintigraphy in the post-operative period of breast cancer surgery with auxiliary dissection
Autora: Laura Ferreira de Rezende
Orientador: Profª. Drª. Maria Salete Costa Gurgel
Tese apresentada ao curso de pós-graduação em Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP), para obtenção do título de doutor, em 30 de junho de 2008
OBJETIVO: descrever o padrão linfocintilográfico e avaliar as compensações linfáticas do membro superior no pós-operatório de câncer de mama com dissecção axilar.
MÉTODOS: no período de setembro de 2006 a junho de 2007, na Divisão de Oncologia Ginecológica e Patologia Mamária do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas, foram inicialmente analisadas 37 pacientes que realizaram a linfocintilografia pré-operatória, sendo que 32 delas realizaram também o estudo no membro contralateral. Através de critérios para homogeneização da amostra, 23 pacientes tiveram seus estudos pré-operatórios comparados à linfocintilografia realizada após 60 dias de pós-operatório. O protocolo de exame consistiu na realização de imagens estáticas de cada membro superior em semiflexão e do tórax, após dez minutos, uma e duas horas da injeção subcutânea de 1 mCi (37 MBq) de dextran-99mTc no dorso da mão. Foram feitas análises comparativas da captação hepática do radiofármaco, da velocidade de aparecimento dos linfonodos axilares (I visíveis aos dez minutos, II uma hora, III duas 2 horas e IV não visíveis) e do grau de captação destes (a acentuada, b moderada, c discreta e d - ausente) antes e após a cirurgia.
RESULTADOS: das pacientes analisadas no pré-operatório, apenas quatro (11%) apresentaram o padrão considerado ideal (Ia), no estudo do membro ipsilateral, e seis, (19%) no contralateral, enquanto três (8%) apresentaram total comprometimento (IVd), no membro ipsilateral, e duas (6%), no contralateral. Entre o grupo com 23 pacientes, duas (9%) foram classificadas como Ia no pós-operatório, considerada a categoria ideal, e três pacientes (13%) apresentaram classificação IVd. Comparando o padrão de drenagem pré e pós-operatório foram encontradas 11 (48%) pacientes com piora, 5 (22%) pacientes que não apresentaram modificação e 7 (30%) pacientes com melhora. Todas apresentaram manutenção ou aumento da captação hepática após o tratamento cirúrgico.
CONCLUSÕES: esse estudo encontrou relevantes alterações nas linfocintilografias pré e pós-operatórias, demonstrando a existência de diferenças funcionais do sistema linfático do membro superior. Alterações no padrão de drenagem linfática já podem ser percebidas com 60 dias de pós-operatório, assim como o indício de presença de anastomose linfovenosa.
Palavras-chave: Sistema linfático; drenagem linfática; dissecção axilar; linfocintilografia; câncer de mama
Keywords: Lymphatic system; Lymphatic Drainage; Axillary dissection; Lymphoscintigraphy; Breast cancer
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
09 Jun 2009 -
Data do Fascículo
Mar 2009