RESENHA
Infância, religião e mal-assombro no Nordeste brasileiro
Rodrigo Otávio Serrão Santana de Jesus
Mestrando em Sociologia pela UFPB e professor mediador do curso de Pedagogia da UFPB Virtual. (rodrigoserrao@hotmail.com)
PIRES, Flávia Ferreira. Quem tem medo de mal-assombro? Religião e infância no semiárido nordestino. Rio de Janeiro; João Pessoa: UFPB, 2011, 278pp.
Em Quem tem medo de mal-assombro, Flávia Pires (antropóloga e professora da UFPB), realiza uma ampla pesquisa etnográfica acerca do processo de tornar-se adulto e, consequentemente, de tornar-se pessoa religiosa, na cidade de Catingueira, localizada na região do semiárido nordestino. Em seu percurso, a pesquisa se volta ao fenômeno do mal-assombro e a seu papel no processo de cristianização dos catingueirenses. A pesquisa também aponta para a diferença entre a percepção de mal-assombro e da religião entre a criança e o adulto e como as diferentes faixas etárias das crianças acentuam essa diferença e afetam sua percepção.
O livro é o resultado de uma tese de doutorado, defendida em 2007 no Museu Nacional/UFRJ, que contou com treze meses de trabalho de campo, sob orientação do professor Otávio Velho. É de Velho o prefácio que destaca a importância da pesquisa e a sensibilidade empenhada no trabalho, ao ressaltar que: "já aí se revela o seu talento de pesquisadora, atenta às idas e vindas do trabalho de campo, [...] capaz de mobilizar todos os recursos disponíveis para tratar de tema da infância, [...] mui pouco explorado na literatura antropológica" (:13). A orelha do livro foi escrita pela professora Léa Freitas Perez afirmando que o livro ecoa o convite feito por Michel Leiris em Le Sacré dans la vie quotidienne, "a entrar no mundo do sagrado infantil".
A escolha da cidade remete ao passado da pesquisadora quando fora visitar a cidade natal de seu pai (Catingueira) aos oito anos de idade. Em Catingueira, ela teve uma experiência misteriosa com um elemento inexplicável, que entendeu ser a Morte. Desde o ano de 2000, a autora estuda as festas religiosas, as crianças e os fenômenos chamados de mal-assombro naquela cidade.
Em sua estrutura, o livro é composto por cinco capítulos sempre finalizados por uma conclusão/resumo.
Já na introdução, a pesquisadora deixa claro alguns aspectos da pesquisa que lançam luz ao restante do livro. Primeiramente, o estudo tem como foco prioritário as crianças sem, porém, ignorar o universo dos adultos. O ambiente social em que a criança está imersa é o fator fundamental da pesquisa: "as ideias das crianças aqui são levadas a sério" (:23). A pesquisadora afirma que "se a experiência infantil só pode ser entendida quando se torna adulto, parece-me errôneo chamá-la de experiência infantil" (:230), ou seja, as experiências religiosas infantis e seus discursos são tomadas como dados de análise de caráter elucidativo para a pesquisa. E por fim, ressalta-se a intenção de se destacar as semelhanças das religiões cristãs abordadas (católica, evangélica e espírita) ao invés das diferenças. Entre essas semelhanças estão o costume de "pedir a bênção", a prática das orações e o medo de mal-assombros.
No primeiro capítulo, a pesquisadora expõe a metodologia usada na pesquisa. Duas técnicas se destacam das demais para a pesquisa: observação participante e a análise de desenhos infantis associados a redações.
Ambas as técnicas, quando conjugadas, ajudam no processo interpretativo e favorecem a inclusão dos adultos na pesquisa. Os desenhos são categorizados em três tipos: livres, temáticos e temáticos controlados. Os desenhos livres não têm temas definidos as crianças são livres para desenhar o que elas querem. Os desenhos temáticos são desenhos feitos a partir de vários temas sugeridos às crianças. E os temáticos controlados são desenhos feitos a partir de dois temas: "a minha religião" e o "mal-assombro", com um número fixo de crianças (vinte) e a faixa etária definida (de 3 a 18 anos de idade).
A segunda etapa do método é a interpretação dos desenhos por faixa etária. A tarefa da pesquisadora é de "observar, em um único momento, como as crianças de variadas faixas etárias compreendiam um determinado assunto" (:53), de maneira que os dados são observados de forma individualizada entre as faixas etárias (olhar datado e específico) e de forma coletiva (olhar diacrônico). O resultado é a obtenção de um "panorama geral que contém as diferenças na percepção do tema proposto em relação a todas as idades em questão" (:54).
O segundo capítulo apresenta a cidade de Catingueira. A pesquisadora descreve com riqueza de detalhes os vários aspectos da cidade, entre eles a geografia, os costumes, a cultura local, a economia e a religiosidade. A fundação da cidade de Catingueira data de 1887, quando: "o lugarejo que se constituía recebeu o nome de 'São Sebastião da Catingueira', em virtude do milagre alcançando" (:64). O milagre atribuído a São Sebastião foi o livramento da população de adoecimento e morte por cólera. Em contrapartida, os habitantes deveriam construir uma capela e consagrar grande parte do vilarejo ao santo. Para cumprir a promessa, quatro famílias tiveram que doar parte de suas posses para o santo. Por isso, a Igreja católica ainda é detentora de terras em Catingueira. A cidade ainda conta com três igrejas evangélicas e um centro espírita kardecista. O capítulo também descreve os papéis sociais tanto das crianças como dos adultos (e a relação entre os dois grupos) na sociedade catingueirense.
O terceiro capítulo, que leva o nome do título do livro, entra no cerne da pesquisa. Mal-assombro é definido como a alma de uma pessoa falecida e que estabelece contato com o mundo dos vivos. Para os adultos, existem as almas "que aparecem para dar conselhos aos vivos ou trazer conforto em situações difíceis" (:112), enviadas por Deus, e existem também aquelas que intencionam "fazer o mal por meio de assombramento" (:113) e que são percebidas como enviadas pelo Demônio e não aparecem apenas na casa dos vivos, mas em lugares chamados pela pesquisadora de "não cidade" (:114), que podem ser a floresta, o cemitério, a zona rural etc.
As crianças reconhecem um leque bem mais amplo de mal-assombros. A lista de mal-assombros vai desde o vampiro e a bruxa até personagens de desenhos animados e sons. A lista diminui à medida que as crianças se tornam adultas e passam pelo processo de cristianização, o que as leva a considerar como mal-assombro apenas as almas dos mortos e sua relação com Deus ou com o Diabo.
A criança naturalmente vai se tornando religiosa à medida que se torna adulta, pois, lança mão dos mesmos processos utilizados pelos adultos para explicar os fenômenos de mal-assombro sob um prisma religioso. Portanto, podemos dizer que para tornar-se adulto em Catingueira a criança passa inevitavelmente por três processos fundamentais: cristianização, desdém com os mal-assombros infantis, e, por fim, a apropriação de conceitos cristãos para a explicação dos mal-assombros.
A conclusão dessa constatação é que "o processo de crescimento não culmina em secularismo. Ao contrario, culmina em uma conversão ao cristianismo" (:129). O capítulo se encerra tentando responder à seguinte questão: Quem tem medo de mal-assombro? A resposta é que os adultos temem mais os mal-assombros (devido às dualidades invariáveis entre Deus e o Demônio) que as crianças, que se utilizam com maior liberdade da imaginação no processo de criação e (des)criação do mal-assombro.
O capítulo quatro aborda o tema da religião pessoal. Aqui, a busca é pelos processos sob os quais os catingueirenses se tornam religiosos. Para tal, a pesquisadora faz o percurso que vai das percepções da criança pequena até chegar à idade adulta, quando a identificação de pertencimento a uma religião se completa. A pergunta é: Como uma criança pequena percebe a religião? A autora conclui que entre três e quatro anos de idade as crianças não desenham elementos estritamente religiosos quando o tema é "minha religião", mas incluem naquilo que consideram religioso elementos considerados seculares para os adultos (casa, colegas, natureza etc). Contudo, a partir dos cinco anos de idade, observa-se o aparecimento de desenhos que restringem a temática a elementos tidos como propriamente religiosos (cruz, santos, igreja etc).
Isso não significa que as crianças pequenas vivam à parte da religião de seus pais, mas que elas ainda não percebem o universo religioso separado de suas vidas cotidianas. Desde pequenas, as crianças são inseridas na vida religiosa da família e delas são exigidas atitudes religiosas, a exemplo do costume de "pedir a bênção". Começa-se a pedir a bênção aos três ou quatro anos de idade. A prática, mesmo sendo de cunho religioso e realizada pelas crianças pequenas, não aparece em seus desenhos. Constata-se então, que ela se incorpora no cotidiano de tal forma que não mais se percebe como uma atitude religiosa, mas como uma coisa corriqueira do dia a dia. A religiosidade é algo tão forte e uma prática tão comum, que se age religiosamente sem se dar conta.
Percebe-se também que em atitudes como pedir a bênção, rezar e participar dos serviços religiosos, a família tem um papel importante. Nesse caso, não é errado dizer que religião se aprende em casa. Com relação à ida ao serviço religioso, observa-se que para a criança pequena, ir ao catecismo, à reunião dominical ou à reunião do centro espírita (e às brincadeiras que se sucedem nessas ocasiões) são atividades da mesma natureza. A pesquisadora se vale do conceito de antinomia
Outro aspecto da pesquisa é que para a criança pequena o ato de frequentar a igreja é fundamental para determinar sua maneira de se relacionar com a religião. O adulto, por outro lado, frequenta a igreja, mas atribui a essa atividade um significado que ultrapassa a decorrência do ato em si mesmo. Tal noção, que expande a experiência da presença para um sentido além da participação física, só é percebida à medida que a criança cresce, completando-se na chegada da idade adulta. Pode-se então afirmar que se aprende religião em Catingueira, primeiramente na família e depois na "concretude do ato" (:175). Os adultos por outro lado vão à igreja para se relacionarem com outras pessoas, com as entidades, e com o sagrado. Essa ideia, plena de novidades e de difícil compreensão, foi melhor desenvolvida em um artigo da autora já publicado em Religião e Sociedade, intitulado "Tornando-se adulto: uma abordagem antropológica sobre crianças e religião"
O quinto e último capítulo tem como objetivo observar o desenvolvimento do pensamento religioso de forma progressiva nas diferentes faixas etárias até a fase adulta. Para tal, a pesquisadora retoma os temas do mal-assombro e dos elementos religiosos surgidos nos desenhos, colocando-os em diálogo através das duas características que marcam o crescimento infantil: 1) "a restrição dos mal-assombros às almas"; e 2) a mudança da ênfase religiosa da congregação para as "entidades religiosas" (:185-6).
A partir da ideia de Bruno Latour no livro Jamais fomos modernos
Enfim, o livro é de leitura agradável, sem cair em prejuízo o rigor metodológico e etnográfico. Trata-se de uma temática original e atualmente pouco trabalhada nas ciências sociais brasileiras. A capacidade do livro de "alterar as nossas próprias visões de mundo e do conhecimento acadêmico" (Velho idem:15), são as grandes qualidades deste livro, que segundo Léa Perez "já nasceu vocacionado a ser um clássico".
Notas
Referências bibliográficas
- 1 VELHO, Otávio. (2007), "Epistrophê: do duplo vínculo às antinomias e de volta". REVER Revista de Estudos da Religião, nº 3: 123-44.
- 2 PIRES, Flávia. (2010), "Tornando-se adulto: uma abordagem antropológica sobre crianças e religião". Religião e Sociedade, nº 30 (1): 143-64.
- 3 LATOUR, Bruno. (1994), Jamais fomos modernos São Paulo: Ed. 34.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
15 Jan 2013 -
Data do Fascículo
2012