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Algumas publicações e pesquisas sobre educação ambiental

CALEIDOSCÓPIO

Algumas publicações e pesquisas sobre educação ambiental

Marilia Freitas de Campos Tozoni-Reis

As publicações em educação ambiental têm crescido muito no Brasil e no mundo. Antes de 2000 tínhamos uma produção bibliográfica que apresenta os resultados de pesquisas, como também reflexões e propostas de ação educativa com essa especificidade, ainda incipientes. A partir dos últimos anos do século xx, temos uma quantitativa e qualitativa produção de pesquisas e outras formas de ação em educação ambiental já bastante significativas ao ponto de resultarem em publicações de livros, revistas e periódicos, tanto em editoração impressa como em editoração eletrônica. Dessa forma, apresentamos aqui um pouco da produção em educação ambiental.

Em primeiro lugar, apresentamos reedições de alguns livros em educação ambiental que refletem o crescimento das nossas publicações. O livro introdutório O que é Educação Ambiental, da Coleção Primeiros Passos (São Paulo: Brasiliense), de autoria de Marcos Reigota, publicado em 1994 e que foi um dos marcos da trajetória da educação ambiental no meio acadêmico e na sociedade brasileira de forma mais geral, tem em 2009 a sua segunda edição e considera que a "educação ambiental, como perspectiva educativa, pode estar presente em todas as disciplinas. Sem impor limites para seus estudantes, tem caráter de educação permanente. Ela, por si só, não resolverá os complexos problemas ambientais planetários, mas pode influir decididamente para isso, ao formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres". Verde cotidiano, livro organizado pelo mesmo autor, com capítulos de diferentes autores, teve sua terceira edição publicada pela Editora DP&A em 2008.

Outra importante contribuição para a compreensão da educação ambiental como educação crítica, que problematiza a complexidade dos temas ambientais para além de sua dimensão natural, são os estudos de Isabel Cristina de Moura Carvalho, educadora e pesquisadora na área da educação e meio ambiente. Em 2008, temos a reedição de dois de seus principais livros: A formação do sujeito ecológico (São Paulo: Cortez) e A invenção do sujeito ecológico: sentidos e trajetórias da educação ambiental no Brasil (Porto Alegre: Editora da UFRGS), ambos em terceira edição. Essa autora fundamenta-se na hermenêutica para dedicar-se a estudos que têm como principal objetivo compreender a constituição do campo ambiental no Brasil pelas trajetórias dos educadores ambientais e compreender também a constituição do "sujeito ecológico".

Em 2008 foi também reeditado, pela quinta vez, o livro Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate (São Paulo: Cortez). Esse livro, organizado por Carlos Frederico Bernardo Loureiro e Philippe Pomier Layargues, traz diferentes olhares para a educação ambiental, inclusive do ponto de vista de referenciais teóricos. Loureiro também é o primeiro autor do livro Educação ambiental e gestão participativa em unidades de conservação (IBASE/IBAMA), reeditado pela terceira vez em 2008.

Publicado pela primeira vez em 2004, em 2008 saiu a segunda edição de Educação ambiental: princípios e práticas (Campinas: Autores Associados), de autoria de Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Resultado de sua tese de doutorado defendida na UNICAMP, as análises sobre as práticas educativas dos professores universitários, no que diz respeito ao meio ambiente e educação ambiental, levaram a construção de um quadro-síntese de tendências teóricas que indicam que esses temas estão inseridos num movimento de transição de paradigmas científicos e sociais.

Também tivemos, nos últimos anos, uma significativa publicação de livros em suas primeiras edições. É o caso do livro Tessituras da educação ambiental nas paisagens pantaneiras, organizado por Suíse Monteiro Bordest e Leon Bordest, publicado pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso em 2008. Nesta obra os diferentes autores dedicam-se a dialogar com as comunidades de culturas tradicionais ribeirinhas e pantaneiras do estado de Mato Grosso. Preocupados com as dimensões socioambientais e culturais dos estudos em educação ambiental, os autores nos apresentam um pouco da realidade pantaneira de diferentes lugares. De Valdo Barcelos tivemos publicado, em 2008, Educação ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Este autor tem defendido, em suas várias e criativas publicações, a possibilidade de construção de um mundo melhor, social e ambientalmente.

Ainda em 2008 tivemos também o resultado de uma parceria entre Marcos Reigota e Bárbara Heliodora que gerou a publicação do livro Educação ambiental: utopia e práxis (São Paulo: Cortez). Tendo os estudos sobre o cotidiano como referência, o livro recria a idéia de biografia e apresenta as relações humanas com o ambiente, a partir da idéia de sujeito da história.

Algumas teses e dissertações em educação ambiental defendidas em diferentes programas de pós-graduação: 2008

Teses de Doutorado no Departamento de Educação (PUC/RJ)

Autor: Celso Sanchez

Título: "Os nós, os laços e a rede: considerações sobre a institucionalização da Educação Ambiental no Brasil".

Orientadora: Profª Drª Hedy S.R. de Vasconcellos

Autora: Luciana Mello Ribeiro

Título: "Professores universitários: seus valores e a opção da Educação Ambiental".

Orientadora: Profª Drª Hedy S.R. de VasconcellosDissertações no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (FURG)

Autor: André Luiz Portanova Laborde

Título: "Os sons do Oriente: o conceito de autoconhecimento e sua contribuição para a educação ambiental, um estudo sobre a filosofia harekrishna".

Orientador: Prof. Dr. Humberto Calloni

Autor: Rodrigo Launikas Cupelli

Título: "Inventar e (re) existir: a produção de sentidos na constituição de professores educadores ambientais".

Orientadora: Profª Drª Maria do Carmo Galiazzi

Autor: Aline Cristina Calçada de Oliveira

Título: "Educação problematizadora e desenvolvimento sustentável: uma revisão crítica"

Orientador: Prof. Dr. Sirio Lopes Velasco

Autora: Alice Fogaça Monteiro

Título: "histórias que os pescadores não contaram: as narrativas dos sonhos das mulheres da comunidade pesqueira da 4º Secção da Barra do Rio Grande na construção de uma educação ambiental no horizonte do impossível"

Orientador: Prof. Dr. Victor Hugo Guimarães Rodrigues

Autora: Berenice Vahl Vaniel

Título: "A cooperação como princípio da educação ambiental presente nos projetos de aprendizagem"

Orientadora: Profª Drª Débora Pereira Laurino

Autora: Caroline Terra de Oliveira

Título: "Pescadores de sonhos e esperanças: experiências em educação ambiental com trabalhadores da associação de pescadores artesanais da Vila São Miguel – Rio Grande/RS"

Orientador: Prof. Dr. Victor Hugo Guimarães

Autor: Felipe Alonso dos Santos

Titulo: "Relações de saberes e relações intersubjetivas: contribuições da educação ambiental na construção de conhecimentos significativos na sala de aula da escola do campo"

Orientadora: Profª Drª Susana Inês Molon

Autora: Maria Cristina Treptow Marques

Título: "Uma revolução dos detalhes: valorizando o outro no cotidiano de uma rede de comunidades de educação ambiental não-formal na cidade de Pelotas/RS"

Orientador: Prof. Dr. Alfredo Guillermo Martin

Autora: Maria Isabel Lopes Machado

Título: "Termo de ajustamento de conduta: uma contribuição da educação ambiental na construção de um saber ambiental"

Orientadora: Profª Drª Valéria Lerch Lunardi

Autor: Alexandre Reinaldo Protásio

Título: "O conceito de natureza em Gramsci: contribuições para a educação ambiental"

Orientador: Prof. Dr. Humberto Calloni

Dissertações na Universidade Federal do Mato Grosso

Autor: Dorcas Florentino de Araújo Silva

Título: "A educação ambiental e participação comunitária nas entrelinhas de um planejamento espacial local"

Orientadora: Profª Drª Suise Monteiro Leon Bordest

Autor: Samuel Laudelino da Silva

Título: "Bairro Jardim Renascer em Cuiabá: um estudo de caso do saneamento e da educação ambiental"

Orientadora: Profª Drª Suise Monteiro Leon Bordest

Autor: Romildo Gonçalves da Silva

Título: "O uso do fogo mediatizado pela educação ambiental: revelando indicadores potenciais"

Orientador: Prof. Dr. Germano Guarim Neto

Autor: Ângelo Boreggio Neto

Título: "Consumo sustentável e educação ambiental: um diálogo necessário".

Orientador: Dr. Germano Guarim Neto

Autor: Maria Eugênia Batista da Silva Neta

Título: "O desvelar da percepção ambiental na prática educativa Barra do Garças/MT"

Orientadora: Profª Drª Suise Monteiro Leon Bordest

Autora: Auzeni Maria Alves

Título: "As ações educativo-ambientais no combate ao desperdício da água em Colorado do Oeste, Rondônia"

Orientador: Prof. Dr. Germano Guarim Neto

Tese de Doutorado na Faculdade de Educação (UNICAMP)

Autor: Marcos Barzano

Título: "'Grãos de Luz e Giro': dobras e avessos de uma ONG-pedagógica-ponto de Cultura"

Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Amorim

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2009
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