RESUMO
Este artigo analisou como as publicações sobre dupla carreira (DC) no Brasil abordaram esse tema conceitualmente e metodologicamente. Realizamos uma revisão narrativa dos estudos publicados entre 2018 e 2023, e os analisamos a partir dos tipos de abordagens metodológicas, os conceitos e o direcionamento dessas pesquisas brasileiras. Notamos que a DC é vista como objeto de conciliação de rotinas a partir das idiossincrasias de cada grupo de investigação, carecendo de aprofundamento sobre possíveis causas para má gestão das agendas do estudante-atleta. Sugerimos uma maior interação entre os grupos de pesquisa, buscando mínimos consensos entre os investigadores sobre a noção de DC tal como a adoção de métodos holísticos que auxiliem a captar a complexidade desse fenômeno social.
Palavras-chave:
Dupla carreira; Métodos de pesquisa; Revisão narrativa; Agenda de pesquisa
ABSTRACT
We analyse the conceptual and methodological approaches taken by Brazilian research on the Dual Career (DC). We conducted a narrative review of published studies between 2018 and 2023; we analysed them based on the methodological approach, the concept used, and their basic premises that support research. We observe that DC is viewed as the form of combining routines by Brazilian researchers, conducting debate from their theoretical perspectives. Still, we note little engagement among these researchers to provide a combination approach to deep knowledge about DC and their issues with managing student-athletes schedules. So, we suggest more interaction among Brazilian research groups, seeking consensus to adopt holistic research methods that aid in understanding the DC complexity.
Keywords:
Dual career; Research methods; Narrative review; Research schedule
RESUMEN
Ese artículo analizó cómo las recientes publicaciones se acercaron conceptual y metodológicamente a la Carrera Dual (CD) en Brasil. Revisamos los artículos desde 2018 a 2023, y los analizamos a través de sus metodologías, conceptos y premisas teóricas que los basaron los investigadores. Observamos que la CD fue acercada como la manera de compaginar rutinas y los investigadores conducían al debate desde sus perspectivas teóricas. También notamos poco involucro entre los investigadores, lo que puede limitar la interpretación a cerca de la CD y la manera de compaginar a las agendas de los estudiantes-deportistas. Por lo tanto, sugerimos una interacción entre los investigadores brasileños, buscando acuerdos para adoptar metodologías holísticas para comprender el fenómeno de la CD.
Palabras-clave:
Carrera dual; Métodos investigativos; Revisión narrativa; Calendario de investigación
INTRODUÇÃO
Dupla carreira (DC) é um fenômeno social que atravessa a vida dos atletas em formação para o alto rendimento esportivo ou para aqueles que já atingiram esse patamar de excelência (Henriksen e Stambulova, 2023Henriksen K, Stambulova N. The social environment of talent development in youth sport. Front. Sports Act. Living. 2023;5:1127151. http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2023.1127151. PMid:36860740.
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; Rocha et al., 2021bRocha HPA, Melo LBS, Costa MAP, Soares AJG. Educação e Esporte: analisando o tempo escolar do estudante-atleta de futebol. Educ Rev. 2021b;37:e20719. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719.
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). Esse fenômeno consiste na tentativa do atleta conciliar rotinas obrigatórias que constituem seu projeto de vida, seja nas instituições esportivas, educacionais ou laborais (Henriksen e Stambulova, 2023Henriksen K, Stambulova N. The social environment of talent development in youth sport. Front. Sports Act. Living. 2023;5:1127151. http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2023.1127151. PMid:36860740.
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; European Commission, 2012European Commission. Guidelines on dual careers of athletes: recommended policy actions in support of dual careers in high-performance sport [Internet]. 2012 [citado em 2016 Nov 17]. Disponível em: http://ec.europa.eu/assets/eac/sport/library/documents/dual-career-guidelines-final_en.pdf
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).
Os estudos brasileiros mostram as consequências enfrentadas pelos atletas em DC, tratando dos aspectos objetivos em sua maioria, tal como a gestão do tempo nas diferentes atividades (Costa et al., 2022aCosta FR, Rezende ALG, Martins FB, Rocha HPA, Soares AJG. Government grant for athletic scholarships in the Federal District: economic profile, athletic information and academic status of the recipients. Rev Bras Ciênc Esporte. 2022a;44:e001422. http://dx.doi.org/10.1590/rbce.44.e001422.
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, Melo et al., 2020; Rocha et al., 2021aRocha HPA, Costa FR, Soares AJG. Dupla Carreira para Estudantes-Atletas do Turfe: entendendo a dedicação à escola e ao esporte. Currículo Sem Fronteiras. 2021a;21(3):1614-38. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.32.
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, bRocha HPA, Melo LBS, Costa MAP, Soares AJG. Educação e Esporte: analisando o tempo escolar do estudante-atleta de futebol. Educ Rev. 2021b;37:e20719. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719.
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). Outros estudos se debruçaram sobre aspectos do ambiente social e a possibilidade de isso afetar o envolvimento dos atletas na DC (Correia et al., 2022aCorreia CAJ, Rosistolato R, Soares AJG. Projeto, campo de possibilidades e redes na formação futebolística dos jovens atletas e suas famílias no Brasil. Etnografica (Lisb). 2022a;26(2):371-92. http://dx.doi.org/10.4000/etnografica.11619.
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, bCorreia CAJ, Soares DG, Soares AJG. Estratégias e visões familiares na escolarização de jovens atletas. Educ Real. 2022b;47:e108135. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236108135.
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; Conceição e Vaz, 2020Conceição DM, Vaz A. A concomitância entre estudar e jogar: observações sobre o processo de descontinuidade na escolarização de jogadores de futebol em formação. CSOnline. 2020;30:91-108.). Na literatura internacional, encontramos estudos que buscaram compreender os aspectos psicológicos e subjetivos para o investimento na DC (Ramis et al., 2023Ramis Y, Pons J, Alcaraz S, Pallares S, Viladrich C, Muñoz-Justicia J, et al. Perfectionistic environments and irrational beliefs on the transition to elite athletic performance: a longitudinal study. Int J Environ Res Public Health. 2023;20(8):5561. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph20085561. PMid:37107843.
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; Henriksen e Stambulova, 2023Henriksen K, Stambulova N. The social environment of talent development in youth sport. Front. Sports Act. Living. 2023;5:1127151. http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2023.1127151. PMid:36860740.
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).
Aqui entendemos carreira como a trajetória de indivíduos e suas sequências de decisões, metas e planejamento, em suas fases da vida ativa ou laboral, em diferentes instituições sociais que possuem um conjunto de valores e crenças em níveis institucional e cultural (Hughes, 2016Hughes EC. Men and their work. New Orleans, USA: Quid Pro; 2016.). Portanto, queremos entender como os pesquisadores brasileiros vêm orientando suas pesquisas a partir das suas premissas teóricas, conceitos e abordagens metodológicas, pois o esporte leva crianças e adolescentes a investirem tempo para se tornarem atletas (Correia et al., 2022aCorreia CAJ, Rosistolato R, Soares AJG. Projeto, campo de possibilidades e redes na formação futebolística dos jovens atletas e suas famílias no Brasil. Etnografica (Lisb). 2022a;26(2):371-92. http://dx.doi.org/10.4000/etnografica.11619.
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, bCorreia CAJ, Soares DG, Soares AJG. Estratégias e visões familiares na escolarização de jovens atletas. Educ Real. 2022b;47:e108135. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236108135.
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; Melo et al., 2020; Rocha et al., 2021aRocha HPA, Costa FR, Soares AJG. Dupla Carreira para Estudantes-Atletas do Turfe: entendendo a dedicação à escola e ao esporte. Currículo Sem Fronteiras. 2021a;21(3):1614-38. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.32.
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, bRocha HPA, Melo LBS, Costa MAP, Soares AJG. Educação e Esporte: analisando o tempo escolar do estudante-atleta de futebol. Educ Rev. 2021b;37:e20719. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719.
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).
Entendemos que o projeto de carreira acontece em um ambiente e tem envolvimento de vários atores sociais que ajudam a formação de crenças a respeito do esporte (Henriksen e Stambulova, 2023Henriksen K, Stambulova N. The social environment of talent development in youth sport. Front. Sports Act. Living. 2023;5:1127151. http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2023.1127151. PMid:36860740.
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; Conceição e Vaz, 2020Conceição DM, Vaz A. A concomitância entre estudar e jogar: observações sobre o processo de descontinuidade na escolarização de jogadores de futebol em formação. CSOnline. 2020;30:91-108.; Velho, 2010Velho G. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. 7. ed. Rio de Janeiro: Zahar; 2010.). Portanto, imaginamos que para a compreensão do contexto de formação esportiva é necessário observar as particularidades e conexões dos atores e dos ambientes sociais que podem influenciar o planejamento dos objetivos e estratégias para alcançar a carreira esportiva (Henriksen e Stambulova, 2023Henriksen K, Stambulova N. The social environment of talent development in youth sport. Front. Sports Act. Living. 2023;5:1127151. http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2023.1127151. PMid:36860740.
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).
Neste cenário, temos como objetivo apresentar o debate sobre a DC no Brasil, observando os temas estudados e identificando possíveis lacunas e tendências. O trabalho está organizado da seguinte forma: primeiro, selecionamos os trabalhos e identificamos o tipo de abordagem metodológica presentes neles; discutimos os principais conceitos usados pelos autores; por fim, analisamos as possíveis causas e consequências relacionadas à DC presentes nos estudos brasileiros.
Selecionamos artigos, utilizando o termo “dupla carreira”, posteriormente usamos, também, o termo “estudante-atleta”. Quando foi necessário o refinamento da pesquisa, utilizamos os operadores booleanos AND e OR, juntos aos termos “Esporte” e “Educação”, na base de dados Scielo Brasil. O Portal Periódico da Capes foi usado como meta-buscador para fazer uma varredura de possíveis artigos não alcançados na busca anterior. Restringimos a busca a artigos publicados a partir de 2018 e que tratavam exclusivamente do cenário brasileiro. Alguns artigos foram incluídos manualmente entre os resultados a partir do conhecimento dos autores. Apresentamos aqui uma análise descritiva das premissas teóricas e metodológicas usadas pelos autores dos artigos selecionados para essa revisão (Nazareth et al., 2021Nazareth CCG, Kalil MTAC, Kalil MV. Revisão de literatura e revisão sistemática: uma análise objetiva. International Journal of Science Dentistry. 2021;55:39-47. ).
REVISÃO E OS PRINCIPAIS RESULTADOS
Encontramos um total de 15 artigos publicados na Scielo Brasil, dos quais selecionamos oito. Excluímos os artigos intitulados “Obstáculos para ser esportista de alto rendimento no Chile”, “Argumentos para reconocer a los deportistas como trabajadores públicos civiles: más allá de la carrera dual” e “Análisis de las características organizativas de los programas de apoyo a estudiantes-deportistas de élite en el sistema universitario de Cataluña” por não tratarem do contexto brasileiro. Além disso, os artigos “Comparison of bone parameters by body region in university athletes: systematic review”, “The structure of students ‘parents’ social representations of teachers” e “Motherhood and Work: experience of women with established careers” não abordaram o tema da DC (ver Tabela 1).
No Portal de Periódicos da Capes encontramos: 21 artigos, sendo a maior parte deles duplicatas dos achados na base Scielo Brasil. Selecionamos oito artigos presentes no Portal de Periódicos da Capes aos resultados para análise. Destaque-se que os textos “Remando contracorriente: facilitadores y barreras para compaginar el deporte y los estúdios” e “Compaginar o elegir? La transición del bachillerato a la universidad de deportistas de alto rendimiento” foram excluídos por também não tratarem do contexto brasileiro. Por fim, incluímos manualmente quatro artigos, os quais faziam parte do escopo dessa revisão e tinham sido publicados no período sugerido pelos autores. Os artigos foram distribuídos na Tabela 1, onde se podem observar os títulos e de onde eles foram selecionados.
Classificamos os artigos a partir dos métodos e conceitos empregados para análise do objeto da DC. Na Tabela 2, consideramos os instrumentos de pesquisa quantitativos, qualitativos ou mistos como categorias metodológicas; e a gestão da rotina e o projeto de vida e aspectos do ambiente social como abordagens conceituais usadas para buscar fatores explicativos para a DC.
Conforme a Tabela 2, a maior parte dos artigos analisados (10) adotou algum método quantitativo. Através de estudos exploratórios e seccionais, os autores Costa et al. (2022aCosta FR, Rezende ALG, Martins FB, Rocha HPA, Soares AJG. Government grant for athletic scholarships in the Federal District: economic profile, athletic information and academic status of the recipients. Rev Bras Ciênc Esporte. 2022a;44:e001422. http://dx.doi.org/10.1590/rbce.44.e001422.
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, artigo 3) e Costa et al. (2021Costa FR, Miranda IS, Hagström L, Santos CRL, Rezende ALG. Dupla carreira esporte-educação: a realidade dos atletas da elite dos saltos ornamentais brasileiros. Movimento. 2021;27:e27016. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.109456.
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, artigo 5) identificaram os perfis dos estudantes-atletas vinculados ao Programa Bolsa-Atleta do Distrito Federal-Brasil, e daqueles que participavam das principais competições dos saltos ornamentais. Os autores utilizaram o conceito de nível socioeconômico (NSE) para determinar os cruzamentos dos dados subjacentes ou atrelados às histórias de vida e trajetórias acadêmicas ou esportivas desses estudantes-atletas.
Usando marcadores sociais e suas possíveis influências na DC, vimos os artigos de Martins et al. (2021Martins MZ, Silva BS, Souza ACF. Dupla carreira e mobilidade social no futsal brasileiro: diferenças entre homens e mulheres. J Phys Educ (Maringá). 2021;32:e3249. , artigo 4) e de Verzani et al. (2019Verzani R, Morão K, Bagni G, Machado A, Serapiao A. Desafios da dupla carreira na formação de futebolistas: olhar sobre a escolaridade. Arq Ciênc Esporte. 2019;6(3):110-3. http://dx.doi.org/10.17648/aces.v6n3.2402.
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, artigo 16). Martins et al. (2021)Martins MZ, Silva BS, Souza ACF. Dupla carreira e mobilidade social no futsal brasileiro: diferenças entre homens e mulheres. J Phys Educ (Maringá). 2021;32:e3249. comentaram sobre a questão de gênero e as oportunidades percebidas por homens e mulheres no futsal brasileiro. O conceito de gênero foi base comparativa para analisar as diferentes configurações para mulheres e homens no planejamento de uma carreira no esporte. Verzani et al. (2019)Verzani R, Morão K, Bagni G, Machado A, Serapiao A. Desafios da dupla carreira na formação de futebolistas: olhar sobre a escolaridade. Arq Ciênc Esporte. 2019;6(3):110-3. http://dx.doi.org/10.17648/aces.v6n3.2402.
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compararam a escolaridade de estudantes-atletas participantes da Copa São Paulo de Futebol Júnior em diferentes anos dessa competição.
Os autores Flach et al. (2023Flach MC, Porto Maciel LF, Dallegrave EJ, Collet C, Benites LC, Preichardt Duek V, et al. Rutina de estudio de atletas-estudiantes durante el desarrollo desportivo. Retos. 2023;47:228-37., artigo 17), Rocha et al. (2021bRocha HPA, Melo LBS, Costa MAP, Soares AJG. Educação e Esporte: analisando o tempo escolar do estudante-atleta de futebol. Educ Rev. 2021b;37:e20719. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719.
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, artigo 6), Melo et al. (2020, artigo 7) usaram o tempo das rotinas para explicar a dedicação à DC. A partir do tempo dedicado ao esporte e à educação, definiram possibilidades, caminhos e descaminhos para um projeto na DC. O conceito de tempo foi trabalhado de forma distinta: Rocha et al. (2021b)Rocha HPA, Melo LBS, Costa MAP, Soares AJG. Educação e Esporte: analisando o tempo escolar do estudante-atleta de futebol. Educ Rev. 2021b;37:e20719. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719.
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usaram o Tempo de Permanência na Escola (TPE), pois os autores consideraram-no mais preciso quanto à identificação dos problemas da conciliação na DC. Enquanto Melo et al. (2020) usaram o conceito da Jornada Escolar (JE). Outro artigo partiu de uma abordagem das características psicológicas: Quinaud et al. (2020Quinaud RT, Possamai K, Gonçalves C, Capranica L, Carvalho MH. Variação da identidade do estudante-atleta de elite: análise dos Jogos Universitários Brasileiros. Rev Bras Psicol Esporte. 2020;10(4):431-48. http://dx.doi.org/10.31501/rbpe.v10i4.11693.
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, artigo 19) trataram da identidade dos atletas de elite para aferir o vínculo e o interesse desses atletas na modalidade esportiva.
Os artigos 8 (Miranda et al., 2020aMiranda IS, Loreno LTC, Costa FR. A dupla jornada do atleta universitário: perspectivas para a conciliação entre estudos e treinos na Universidade de Brasília. Movimento. 2020a;26:e26059. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.100344.
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) e 9 (Costa et al., 2022bCosta FR, Rocha HPA, Viana FNS, Miranda IS, Costa AP. Armonización entre estudio y rutina de entrenamiento: el caso del Cheerleading en la Universidad de Brasília. Retos. 2022b;46:896-905.) discutiram as vantagens e desvantagens observadas pelos estudantes-atletas na conciliação das suas rotinas na DC. Os estudos traçaram o perfil acadêmico e familiar dos atletas investigados. Os autores Rocha et al. (2021a, artigo 10) usaram uma metodologia mista na expectativa de alinhar a gestão da rotina e do TPE com a ideia dos marcadores sociais e apoio do ambiente social próximo aos estudantes-atletas para a formação de um projeto voltado para a DC. Bagni et al. (2020Bagni G, Galvão Morão K, Verzani RH, Machado AA. Agentes estressores e o enfrentamento de problemas em tenistas e mesatenistas universitários. Caderno de Educação Física e Esporte. 2020;18(2):39-43. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p39.
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, artigo 13) identificaram possíveis fatores de estresse em estudantes-atletas de alto rendimento na busca de conciliação de rotinas, usando o conceito de enfrentamento dos problemas. O apoio do ambiente social dos estudante-atletas apareceu tanto para indicar a formação de um projeto de carreira como também estratégia de controle e solução de problemas.
Correia et al. (2022bCorreia CAJ, Soares DG, Soares AJG. Estratégias e visões familiares na escolarização de jovens atletas. Educ Real. 2022b;47:e108135. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236108135.
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, artigo 1), Correia e Soares (2020Correia CAJ, Soares AJG. Dilemas da dupla carreira: projeto escolar e futebolístico de estudantes-atletas das classes médias e altas do Rio de Janeiro. CSOnline. 2020;31:51-75., artigo 14) e Conceição e Vaz (2020Conceição DM, Vaz A. A concomitância entre estudar e jogar: observações sobre o processo de descontinuidade na escolarização de jogadores de futebol em formação. CSOnline. 2020;30:91-108., artigo 15) remontaram a história de vida dos atletas a partir de entrevistas semiestruturadas. Os autores relacionaram aspectos do ambiente social com o planejamento e o desenvolvimento da carreira no esporte na perspectiva dos atletas. Também como forma de reconhecer as demandas estruturais sobre a DC, os artigos 18 (Pinto et al., 2023Pinto EA, Rocha HPA, Correia CAJ, Leitão LM, Ferreira MC, Soares AJG. Estudantes-atletas: questões e implicações acerca do direito à educação e à formação profissional no esporte. Esporte Soc [Internet]. 2023 [citado em 2023 Set 4];37:1-28. Disponível em: https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/55407/34608
https://periodicos.uff.br/esportesocieda...
) e 20 (Haas e Carvalho, 2018Haas CM, Carvalho RAT. Escolarização dos talentos esportivos: busca pelo sucesso no esporte, distanciamento da escola e conflitos legais. Revista @mbienteeducação. 2018;11(3):374-94. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v11n32018p374a394.
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) realizaram uma exegese da legislação brasileira para entender os direitos e suas nuances a respeito do estudante-atleta.
Ricci et al. (2022Ricci CS, Aquino R, Marques RFR. A dupla carreira acadêmico-esportiva na América Latina entre os anos 2000 e 2020: análise sobre a produção científica publicada em artigos. Movimento. 2022;28:e28005. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.117028.
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, artigo 2), Miranda et al. (2020bMiranda IS, Santos W, Costa FR. Dupla carreira de estudantes atletas: uma revisão sistemática nacional. Motrivivência. 2020b;32(61):1-21. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2020e61788.
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, artigo 11) e Martins et al. (2020Martins FB, Rocha HPA, Costa FR. Uma revisão narrativa sobre o estudante-atleta no ensino superior: barreiras, soluções e uma transição pós-carreira esportiva satisfatória. Rev Inter Educ Sup. 2020;6:e020038. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8657154.
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, artigo 12) fizeram pesquisas de revisão. Destaque-se que a revisão é um dispositivo acadêmico que nos serve para apresentar o estado da arte e as possíveis lacunas sobre um determinado objeto de pesquisa. Através da revisão podemos sugerir novos aportes em um campo de pesquisa.
CLASSIFICAÇÃO A PARTIR DAS ABORDAGENS E CONCEITOS
Classificamos e distribuímos os principais conceitos utilizados pelos autores nos seus trabalhos conforme a Figura 1. Consideramos NSE, gênero e escolaridade dos estudantes-atletas como definidores dos seus perfis e pertencentes a ambos os eixos: gestão da rotina e ambiente e os aspectos sociais. Esse grupo de conceitos foi usado pelos autores como controle das variáveis relacionadas à gestão da rotina e como argumento de motivação para escolha do investimento na DC.
O NSE talvez seja um dos principais marcadores sociais. No campo da sociologia da educação, o NSE das famílias é constantemente usado para correlacionar as variáveis de desempenho acadêmico, escolaridade, além de oportunidades e possibilidades de mobilidade social dos estudantes (Correia et al., 2022bCorreia CAJ, Soares DG, Soares AJG. Estratégias e visões familiares na escolarização de jovens atletas. Educ Real. 2022b;47:e108135. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236108135.
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; Rocha et al., 2021aRocha HPA, Costa FR, Soares AJG. Dupla Carreira para Estudantes-Atletas do Turfe: entendendo a dedicação à escola e ao esporte. Currículo Sem Fronteiras. 2021a;21(3):1614-38. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.32.
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). A variável gênero está relacionada às desigualdades produzidas por esse fenômeno social. Esse conjunto de informações ajuda a compreender o modo como o indivíduo vai atuar diante dos estímulos da sociedade, percebendo e imaginando para si as oportunidades que lhes podem parecer mais exequíveis em determinada configuração social (Martins et al., 2021Martins MZ, Silva BS, Souza ACF. Dupla carreira e mobilidade social no futsal brasileiro: diferenças entre homens e mulheres. J Phys Educ (Maringá). 2021;32:e3249. ).
A escolaridade dos atletas e os desempenhos acadêmicos são tomados como cerne da discussão sobre a conciliação das rotinas na DC (Flach et al., 2023Flach MC, Porto Maciel LF, Dallegrave EJ, Collet C, Benites LC, Preichardt Duek V, et al. Rutina de estudio de atletas-estudiantes durante el desarrollo desportivo. Retos. 2023;47:228-37.). A gestão da rotina envolve dois conceitos-chave: a JE e o TPE (Rocha et al., 2021aRocha HPA, Costa FR, Soares AJG. Dupla Carreira para Estudantes-Atletas do Turfe: entendendo a dedicação à escola e ao esporte. Currículo Sem Fronteiras. 2021a;21(3):1614-38. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.32.
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, bRocha HPA, Melo LBS, Costa MAP, Soares AJG. Educação e Esporte: analisando o tempo escolar do estudante-atleta de futebol. Educ Rev. 2021b;37:e20719. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719.
http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719...
). Esses dois conceitos são sempre comparados com o tempo destinado ao esporte. A ideia é que o tempo pode ajudar a explicar as estratégias de conciliação e investimento nas rotinas de treinamento, competições e estudos. Além disso, a identidade esportiva também pode estar atrelada à dedicação que o atleta vai dispensar à modalidade em que atua (Quinaud et al., 2020Quinaud RT, Possamai K, Gonçalves C, Capranica L, Carvalho MH. Variação da identidade do estudante-atleta de elite: análise dos Jogos Universitários Brasileiros. Rev Bras Psicol Esporte. 2020;10(4):431-48. http://dx.doi.org/10.31501/rbpe.v10i4.11693.
http://dx.doi.org/10.31501/rbpe.v10i4.11...
).
O TPE é um construto que considera, além da JE, a frequência do estudante-atleta à escola e o índice de matrícula. O argumento é que quanto maior é o TPE, maior a dedicação à escola. Rocha et al. (2021b)Rocha HPA, Melo LBS, Costa MAP, Soares AJG. Educação e Esporte: analisando o tempo escolar do estudante-atleta de futebol. Educ Rev. 2021b;37:e20719. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719.
http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719...
destacou que o rigor metodológico desse conceito lhe permitiu desconstruir a ideia de que, exclusivamente, o esporte poderia atrapalhar a formação escolar do estudante-atleta.
Os ambientes acadêmico e esportivo podem produzir fatores de estresse nos processos de conciliação da DC (Bagni et al., 2020Bagni G, Galvão Morão K, Verzani RH, Machado AA. Agentes estressores e o enfrentamento de problemas em tenistas e mesatenistas universitários. Caderno de Educação Física e Esporte. 2020;18(2):39-43. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p39.
http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.202...
). O estudo de Henriksen e Stambulova (2023)Henriksen K, Stambulova N. The social environment of talent development in youth sport. Front. Sports Act. Living. 2023;5:1127151. http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2023.1127151. PMid:36860740.
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propôs que a interação do ambiente social pode auxiliar a formação do projeto de carreira do atleta, facilitando ou dificultando os processos de transição dentro e fora do esporte. Ramis et al. (2023)Ramis Y, Pons J, Alcaraz S, Pallares S, Viladrich C, Muñoz-Justicia J, et al. Perfectionistic environments and irrational beliefs on the transition to elite athletic performance: a longitudinal study. Int J Environ Res Public Health. 2023;20(8):5561. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph20085561. PMid:37107843.
http://dx.doi.org/10.3390/ijerph20085561...
, por exemplo, associaram à expectativa do fracasso algumas das dificuldades de transição na DC, aludindo que essa crença pode ser resultado de uma má interação do estudante-atleta nos ambientes sociais.
A interação entre indivíduo e ambientes sociais foi tratada a partir dos conceitos de História de Vida, Projeto Individual de Carreira e Campo de Possibilidades (Conceição e Vaz, 2020Conceição DM, Vaz A. A concomitância entre estudar e jogar: observações sobre o processo de descontinuidade na escolarização de jogadores de futebol em formação. CSOnline. 2020;30:91-108.; Correia et al., 2022aCorreia CAJ, Rosistolato R, Soares AJG. Projeto, campo de possibilidades e redes na formação futebolística dos jovens atletas e suas famílias no Brasil. Etnografica (Lisb). 2022a;26(2):371-92. http://dx.doi.org/10.4000/etnografica.11619.
http://dx.doi.org/10.4000/etnografica.11...
, bCorreia CAJ, Soares DG, Soares AJG. Estratégias e visões familiares na escolarização de jovens atletas. Educ Real. 2022b;47:e108135. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236108135.
http://dx.doi.org/10.1590/2175-623610813...
; Rocha et al., 2021aRocha HPA, Costa FR, Soares AJG. Dupla Carreira para Estudantes-Atletas do Turfe: entendendo a dedicação à escola e ao esporte. Currículo Sem Fronteiras. 2021a;21(3):1614-38. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.32.
http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21...
). O conceito de Projeto Individual de Carreira está atrelado ao modo como o indivíduo planeja metas e se dispõe em um ambiente social específico a fim de atingi-las. O campo de possibilidades está vinculado às disposições objetivas presentes na sociedade, e subjetivas, sendo essas o conjunto percebido pelo indivíduo a partir de sua interação com o ambiente social. A história de vida do estudante-atleta ajuda a mapear esse conjunto de disposições e a expressão do seu projeto de carreira (Velho, 2010Velho G. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. 7. ed. Rio de Janeiro: Zahar; 2010.).
A compreensão sobre a DC no Brasil está orientada por conceitos e métodos que a compreendem como um processo de conciliação das rotinas entre esporte e educação. Por um lado, observamos estudos preocupados com a gestão do tempo de das rotinas (Flach et al., 2023Flach MC, Porto Maciel LF, Dallegrave EJ, Collet C, Benites LC, Preichardt Duek V, et al. Rutina de estudio de atletas-estudiantes durante el desarrollo desportivo. Retos. 2023;47:228-37.; Rocha et al., 2021bRocha HPA, Melo LBS, Costa MAP, Soares AJG. Educação e Esporte: analisando o tempo escolar do estudante-atleta de futebol. Educ Rev. 2021b;37:e20719. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719.
http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719...
). Por outro, vimos alguns aspectos do ambiente social e a maneira como ajudam a formação a identidade do atleta e sua dedicação ao projeto de DC (Conceição e Vaz, 2020Conceição DM, Vaz A. A concomitância entre estudar e jogar: observações sobre o processo de descontinuidade na escolarização de jogadores de futebol em formação. CSOnline. 2020;30:91-108.). Assim, pensamos que as pesquisas em rede de colaboração podem ajudar a desenvolver métodos de análise com perfil holístico.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS: OS RESULTADOS APRESENTADOS PELA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Classificamos os resultados em estudos relacionados às possíveis causas e consequências da DC (ver tabela 3). Consideramos temas como experiências individuais, formação de crenças e marcadores do ambiente como possíveis causas do investimento na DC. Aqueles que mencionaram o tempo, percepções sobre a conciliação da rotina e a falta de legislação, consideramos como abordagem das consequências da DC na gestão da rotina do estudante-atleta.
Encaramos a DC como um fenômeno social que envolve ao menos três instituições: a família, o esporte e a educação ou o trabalho. Cada uma dessas instituições estabelece regras, valores e modos de incorporar os signos da sociedade, tornando o ambiente social e as interações do indivíduo um caso complexo (Rocha et al., 2021aRocha HPA, Costa FR, Soares AJG. Dupla Carreira para Estudantes-Atletas do Turfe: entendendo a dedicação à escola e ao esporte. Currículo Sem Fronteiras. 2021a;21(3):1614-38. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.32.
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). O modo como o estudante-atleta irá agir dependerá do sistema de crenças formado a partir da interação com as instituições e redes de sociabilidade, podendo ele admitir e responder os estímulos; ou desenvolver uma aversão ou indiferença a eles, visando seu projeto de vida (Velho, 2010Velho G. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. 7. ed. Rio de Janeiro: Zahar; 2010.).
Observa-se que o ambiente em que o estudante-atleta está inserido considera a possibilidade de uma carreira esportiva e eleva suas expectativas para esse objetivo. A verbalização dessa meta ilustra a ideia de um projeto de carreira (Velho, 2010Velho G. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. 7. ed. Rio de Janeiro: Zahar; 2010.). Verificamos diferentes motivações para a conformação de um projeto de carreira focado no esporte, o que também está alinhado com as expectativas que o esporte representa em cada grupo da sociedade.
A relação de gênero e desigualdade dentro do esporte aparece como uma discussão no artigo de Martins et al. (2021)Martins MZ, Silva BS, Souza ACF. Dupla carreira e mobilidade social no futsal brasileiro: diferenças entre homens e mulheres. J Phys Educ (Maringá). 2021;32:e3249. . Primeiramente, havia uma disparidade econômica entre atletas de acordo com os marcadores de sexo que definem as modalidades feminina e masculina. Em segundo lugar, essa disparidade no mercado afeta a configuração social e as oportunidades de progressão e formação de carreira. Pois as expectativas em relação ao esporte feminino são mais baixas em comparação com o mesmo ambiente para o esporte masculino. Isso significa que as expectativas do ambiente em relação ao desempenho e carreira das mulheres podem estar relacionadas a projetos de descontinuidade no esporte.
Observando os trabalhos de Correia et al. (2022aCorreia CAJ, Rosistolato R, Soares AJG. Projeto, campo de possibilidades e redes na formação futebolística dos jovens atletas e suas famílias no Brasil. Etnografica (Lisb). 2022a;26(2):371-92. http://dx.doi.org/10.4000/etnografica.11619.
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, bCorreia CAJ, Soares DG, Soares AJG. Estratégias e visões familiares na escolarização de jovens atletas. Educ Real. 2022b;47:e108135. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236108135.
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), Rocha et al. (2021a)Rocha HPA, Costa FR, Soares AJG. Dupla Carreira para Estudantes-Atletas do Turfe: entendendo a dedicação à escola e ao esporte. Currículo Sem Fronteiras. 2021a;21(3):1614-38. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.32.
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, Correia e Soares (2020)Correia CAJ, Soares AJG. Dilemas da dupla carreira: projeto escolar e futebolístico de estudantes-atletas das classes médias e altas do Rio de Janeiro. CSOnline. 2020;31:51-75. e Conceição e Vaz (2020)Conceição DM, Vaz A. A concomitância entre estudar e jogar: observações sobre o processo de descontinuidade na escolarização de jogadores de futebol em formação. CSOnline. 2020;30:91-108., identificamos que o conjunto de crenças desenvolvidas a respeito do esporte pode estar intrinsicamente relacionado com um projeto familiar e individual. Os autores mencionam que o esporte aparece no Brasil como uma espécie de instituição redentora da juventude, além de significar uma possível mobilidade econômica para alguns grupos sociais. Ademais, verificou-se a presença da carreira esportiva em figuras de referências próximas ao atleta, sendo o seio familiar um locus de predominância das relações no esporte. Em contrapartida, muitos estudantes-atletas mencionaram vivências negativas na própria escolarização e poucas figuras de referência que lhes servissem como exemplo nesse campo.
O artigo de Bagni et al. (2020)Bagni G, Galvão Morão K, Verzani RH, Machado AA. Agentes estressores e o enfrentamento de problemas em tenistas e mesatenistas universitários. Caderno de Educação Física e Esporte. 2020;18(2):39-43. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p39.
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demonstrou como o ambiente social do estudante-atleta pode ser um ponto de apoio e suporte para minimizar os efeitos dos fatores de estresse causado pelas rotinas entre esporte e educação. Observa-se que a relação do estudante-atleta com o seu ambiente social pode estar associada ao desenvolvimento de estratégias para a permanência no esporte. O ambiente social pode facilitar a adaptabilidade e o bem-estar psicológico do estudante-atleta, melhorando sua compreensão sobre as oportunidades no esporte e facilitando a relação dele com as tensões existentes na formação esportiva (Ramis et al., 2023Ramis Y, Pons J, Alcaraz S, Pallares S, Viladrich C, Muñoz-Justicia J, et al. Perfectionistic environments and irrational beliefs on the transition to elite athletic performance: a longitudinal study. Int J Environ Res Public Health. 2023;20(8):5561. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph20085561. PMid:37107843.
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).
Compreendemos que o ambiente da DC pode estabelecer experiências positivas e/ou negativas e, assim, configurar o projeto de carreira do estudante-atleta. Os suportes das instituições são fundamentais para permanência e bem-estar social e psicológico do estudante-atleta. Dessa forma, as características econômicas e sociológicas desse ambiente social também podem estar vinculadas à trajetória esportiva e acadêmica que o estudante-atleta poderá ter ao longo da sua vida.
Costa et al. (2022aCosta FR, Rezende ALG, Martins FB, Rocha HPA, Soares AJG. Government grant for athletic scholarships in the Federal District: economic profile, athletic information and academic status of the recipients. Rev Bras Ciênc Esporte. 2022a;44:e001422. http://dx.doi.org/10.1590/rbce.44.e001422.
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, bCosta FR, Rocha HPA, Viana FNS, Miranda IS, Costa AP. Armonización entre estudio y rutina de entrenamiento: el caso del Cheerleading en la Universidad de Brasília. Retos. 2022b;46:896-905.), Costa et al. (2021)Costa FR, Miranda IS, Hagström L, Santos CRL, Rezende ALG. Dupla carreira esporte-educação: a realidade dos atletas da elite dos saltos ornamentais brasileiros. Movimento. 2021;27:e27016. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.109456.
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e Miranda et al. (2020a) indicaramMiranda IS, Loreno LTC, Costa FR. A dupla jornada do atleta universitário: perspectivas para a conciliação entre estudos e treinos na Universidade de Brasília. Movimento. 2020a;26:e26059. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.100344.
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que algumas variáveis econômicas e de escolaridade familiar podem estar relacionadas com um projeto educacional mais elevado. Observa-se que a carreira acadêmica dos familiares dos atletas enquadrava o ensino superior como um objetivo a ser perseguido. A tradição da sociologia da educação demonstra que o projeto educacional tem um laço forte com a origem e background familiar, sendo o Brasil um lugar onde se percebe uma tendência de reprodução das trajetórias acadêmicas dos filhos quando comparada a dos seus pais (Ribeiro, 2011Ribeiro CAC. Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil. Rev Cienc Soc. 2011;54(1):41-87. ).
Os mesmos estudos demonstram uma dificuldade de conciliação das rotinas entre a formação esportiva e educacional. No caso do ensino superior, os estudos mostram que há a falta de compreensão das instituições sobre a condição atípica do estudante-atleta no sistema educacional (Costa et al. 2022aCosta FR, Rezende ALG, Martins FB, Rocha HPA, Soares AJG. Government grant for athletic scholarships in the Federal District: economic profile, athletic information and academic status of the recipients. Rev Bras Ciênc Esporte. 2022a;44:e001422. http://dx.doi.org/10.1590/rbce.44.e001422.
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, bCosta FR, Rocha HPA, Viana FNS, Miranda IS, Costa AP. Armonización entre estudio y rutina de entrenamiento: el caso del Cheerleading en la Universidad de Brasília. Retos. 2022b;46:896-905.; Costa et al., 2021Costa FR, Miranda IS, Hagström L, Santos CRL, Rezende ALG. Dupla carreira esporte-educação: a realidade dos atletas da elite dos saltos ornamentais brasileiros. Movimento. 2021;27:e27016. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.109456.
http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.109...
; Miranda et al., 2020aMiranda IS, Loreno LTC, Costa FR. A dupla jornada do atleta universitário: perspectivas para a conciliação entre estudos e treinos na Universidade de Brasília. Movimento. 2020a;26:e26059. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.100344.
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). Na educação básica, Rocha et al. (2021b)Rocha HPA, Melo LBS, Costa MAP, Soares AJG. Educação e Esporte: analisando o tempo escolar do estudante-atleta de futebol. Educ Rev. 2021b;37:e20719. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719.
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e Melo et al. (2020) sugerem que possa haver também uma espécie de estigma vinculado à imagem do estudante-atleta, agravado quando eles migram para o ensino noturno público, que em geral é precarizado quando comparado ao diurno.
Melo et al. (2020) demonstram que a trajetória escolar dos estudantes-atletas de futebol não é tão acidentada como se imagina. Verzani et al. (2019)Verzani R, Morão K, Bagni G, Machado A, Serapiao A. Desafios da dupla carreira na formação de futebolistas: olhar sobre a escolaridade. Arq Ciênc Esporte. 2019;6(3):110-3. http://dx.doi.org/10.17648/aces.v6n3.2402.
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mencionam que houve um aumento no nível de escolaridade entre atletas de futebol participantes da Copa São Paulo de Futebol Júnior ao longo das competições. Mesmo assim, Rocha et al. (2021b)Rocha HPA, Melo LBS, Costa MAP, Soares AJG. Educação e Esporte: analisando o tempo escolar do estudante-atleta de futebol. Educ Rev. 2021b;37:e20719. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469820719.
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perceberam uma redução do TPE dos estudantes-atletas das categorias sub-17 do futebol de um clube tradicional do Rio de Janeiro. Os autores sugeriram que essa redução do TPE poderia ser em função da desestruturação e da precarização do sistema de ensino noturno, do sistema de mobilidade urbana deficiente e da imposição da quase dedicação exclusiva pelo esporte.
Sobre o tema das políticas públicas, observam-se as características da DC mencionadas até aqui a fim de disciplinar as instituições e distribuir as responsabilidades entre elas (Pinto et al., 2023Pinto EA, Rocha HPA, Correia CAJ, Leitão LM, Ferreira MC, Soares AJG. Estudantes-atletas: questões e implicações acerca do direito à educação e à formação profissional no esporte. Esporte Soc [Internet]. 2023 [citado em 2023 Set 4];37:1-28. Disponível em: https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/55407/34608
https://periodicos.uff.br/esportesocieda...
; Haas e Carvalho, 2018Haas CM, Carvalho RAT. Escolarização dos talentos esportivos: busca pelo sucesso no esporte, distanciamento da escola e conflitos legais. Revista @mbienteeducação. 2018;11(3):374-94. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v11n32018p374a394.
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). Portanto, devemos discutir os papéis institucionais e quais os impactos dessas políticas nas instituições envolvidas na formação do estudante-atleta. Henriksen e Stambulova (2023)Henriksen K, Stambulova N. The social environment of talent development in youth sport. Front. Sports Act. Living. 2023;5:1127151. http://dx.doi.org/10.3389/fspor.2023.1127151. PMid:36860740.
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demonstraram a atuação do ambiente social na formação do estudante-atleta, iniciando pela família e sendo ampliado para outras figuras de referências, como treinadores e professores. Assim, podemos pensar em ampliar o debate acadêmico para a responsabilização das instituições atuantes junto ao estudante-atleta.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este estudo teve como foco demonstrar o entendimento sobre a DC como objeto de pesquisa. Demonstramos como a DC vem sendo estudada no Brasil. Identificamos que os estudos mostram características que envolvem não só a gestão da rotina como propõem analisar a influência do ambiente social na DC. Também verificamos que os grupos de pesquisa têm uma espécie de identidade metodológica que sugere um limite na compreensão sobre o objeto da DC como fenômeno social holístico a partir de cada grupo. Isso nos mostra que talvez sejam interessantes o compartilhamento e a promoção de um projeto de pesquisa integrando os grupos, explorando as metodologias não só para coleta mas também para a análise dos dados.
Sugerimos que as pesquisas e os pesquisadores brasileiros busquem uma maior interação, também o diálogo e a internacionalização dos seus trabalhos. O compartilhamento das pesquisas pode contribuir não só para o entendimento sobre a DC como objeto de pesquisa, mas também como a propostas de intervenções pontuais. Por fim, observamos que a DC pode ter um impacto não somente na vida do estudante-atleta como também no seu ambiente social e nas instituições que o cercam, tornando necessária a compreensão do impacto que esse fenômeno social tem sobre todos os envolvidos.
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FINANCIAMENTO
O presente trabalho contou com o apoio Cientista do Nosso Estado-FAPERJ; e CNPQ.
REFERÊNCIAS
- Bagni G, Galvão Morão K, Verzani RH, Machado AA. Agentes estressores e o enfrentamento de problemas em tenistas e mesatenistas universitários. Caderno de Educação Física e Esporte. 2020;18(2):39-43. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p39
» http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p39 - Conceição DM, Vaz A. A concomitância entre estudar e jogar: observações sobre o processo de descontinuidade na escolarização de jogadores de futebol em formação. CSOnline. 2020;30:91-108.
- Correia CAJ, Rosistolato R, Soares AJG. Projeto, campo de possibilidades e redes na formação futebolística dos jovens atletas e suas famílias no Brasil. Etnografica (Lisb). 2022a;26(2):371-92. http://dx.doi.org/10.4000/etnografica.11619
» http://dx.doi.org/10.4000/etnografica.11619 - Correia CAJ, Soares DG, Soares AJG. Estratégias e visões familiares na escolarização de jovens atletas. Educ Real. 2022b;47:e108135. http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236108135
» http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236108135 - Correia CAJ, Soares AJG. Dilemas da dupla carreira: projeto escolar e futebolístico de estudantes-atletas das classes médias e altas do Rio de Janeiro. CSOnline. 2020;31:51-75.
- Costa FR, Miranda IS, Hagström L, Santos CRL, Rezende ALG. Dupla carreira esporte-educação: a realidade dos atletas da elite dos saltos ornamentais brasileiros. Movimento. 2021;27:e27016. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.109456
» http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.109456 - Costa FR, Rezende ALG, Martins FB, Rocha HPA, Soares AJG. Government grant for athletic scholarships in the Federal District: economic profile, athletic information and academic status of the recipients. Rev Bras Ciênc Esporte. 2022a;44:e001422. http://dx.doi.org/10.1590/rbce.44.e001422
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
08 Dez 2023 -
Data do Fascículo
2023
Histórico
-
Recebido
28 Jul 2023 -
Aceito
05 Out 2023