DEBATE
Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico
From the theater of memory to the laboratory of History: museum exhibits and historical knowledge
Ulpiano T. Bezerra de Meneses
Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/ Universidade de São Paulo
RESUMO
O texto procura discutir as condições de produção e apropriação do conhecimento histórico a partir do momento em que o museu deixa de aceitar como seus objetivos a evocação ou celebração do passado. São examinadas diversas premissas, na perspectiva dos conceitos da cultura material: o papel insubstituível das coleções e a necessidade de definir problemas históricos como balizas; a construção social do objeto histórico, diversa da construção epistemológica do documento histórico; a retórica da exposição museológica e o uso fetichista, metonímico e metafórico dos objetos, etc. A encenação histórica ("Iiving museums"), a contextualização museológica, as instalações, etc., são criticamente analisadas, apontando-se seus benefícios, riscos e danos (com especial atenção são tratados o paradigma observacional de conhecimento e o realismo ingênuol. A seguir, consideram-se as implicações da História como um processo cognitivo discursivo, enfatizando-se a necessidade de se fixarem responsabilidades metodológicas para os museus históricos (como produzir entendimento histórico por intermédio dos objetos; como entender a sociedade na sua mobilização de objetos em sua busca de auto-imagem e inteligibilidade).
Unitermos: Museu histórico. Museu e conhecimento histórico. Exposição histórica. ObjetO histórico. Encenação histórica. Anais do Museu Paulista: N.Ser. v.2, 1994.
ABSTRACT
The paper aims at discussing conditions for the production and appropriation of historical knowledge, once a museum denies evocation and/ or celebration of the past as its legitimate purposes. Severa I premises are surveyed within the general framework of material culture concepts: the irreplaceble role of collections and the need of establishing historical problems as basic guidelines; the social construction of the historical object as distinguished from the epistemological construction of the historical document; the rhetorics of museum exhibits and the fetishist, metonymic and metaphoric uses of objects etc. living museums, museological contextualizations, installations etc. are critically analysed and their benetits, risks and mischiets assessed (special attention is assigned to the observational paradigm of knowledge and the biases of a naif realisml. Implications of History as a discursive cognitive process are then considered, emphasizing the importance of setting up methodological responsabilities for historical museums (how to produce historical understanding through objects; how to understand society as it searches intelligibility and auto-image through objects).
Uniterms: History museum. Museum and historical knowledge. History exhibits. Historic object. Living museum.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
18 Jun 2010 -
Data do Fascículo
1994