Acessibilidade / Reportar erro

Depressão: da bile negra aos neuro-transmissores. Uma introdução histórica

Depression: from black bile to neurotransmitters. A historical perspective

COMENTÁRIO DE LIVROS

Depressão: da bile negra aos neuro-transmissores. Uma introdução histórica

Depression: from black bile to neurotransmitters. A historical perspective

Zacaria B. A. Ramadam

Professor-associado do Departamento Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Endereço para correspondência Endereço para correspondência IPq-HC-FMUSP Rua Ovídio Pires de Campos, 785, 1º and. 05403-010 – São Paulo – SP E-mail: zramadan@usp.br

Táki Athanássios Cordas, Lemos Editorial, São Paulo, 2002

A depressão é uma enfermidade conhecida desde os tempos mais remotos da humanidade. Dela se tem registros em todas as culturas e quadrantes do mundo há muitos séculos, com denominações variadas, porém, com descrições muito semelhantes.

Não obstante essa longa carreira histórica e muitos avanços modernos na sua terapêutica, não se trata de um quadro plenamente esclarecido: há muitas controvérsias sobre o diagnóstico diferencial, os limites entre tristeza e apatia normais e patológicas, os fatores predisponentes e determinantes, os neurotransmissores envolvidos, aspectos psicodinâmicos, culturais e religiosos, tais como sentimentos de culpa etc.

Trata-se de um rio caudaloso (e perigoso) com múltiplos afluentes.

Praticamente todas as enfermidades crônicas são acompanhadas de manifestações depressivas, fazendo com que os especialistas de todas as á­reas, mais do que os psiquiatras, prescrevam antidepressivos generosamente, seguindo o princípio in dúbio pro reo.

Este panorama é bastante eloqüente para justificar o interesse pela história, evolução dos conceitos e tratamentos desse quadro tão complexo quanto dramático.

Táki Cordás, professor de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, autor de numerosos trabalhos científicos e de divulgação, aceitou esse desafio, produzindo esta pequena obra-prima, que relata o essencial da história, baseado em 102 referências bibliográficas das mais sérias e confiáveis.

Realizou, com sucesso, a tarefa de extrair o essencial dessa vasta bibliografia e apresentar, em 95 páginas, com belas ilustrações, o que há de mais relevante na história das depressões.

Parte dos textos bíblicos e mitológicos, passa pelo nascimento da medicina racional com Hipócrates, Galeno, Areteus, adentrando pelas concepções místico-religiosas da Idade Média, com a presença marcante da Inquisição. Além de gregos e romanos, comenta também a contribuição dos médicos árabes e judeus mais eminentes.

A seguir, analisa o período do Renascimento e do Iluminismo, destacando suas principais figuras; depois, os séculos XIX e XX, com as psiquiatrias alemã e francesa, que consubstanciaram os conceitos da psiquiatria moderna.

Sem comprometer os dados históricos, o texto é desenvolvido com estilo literário agradável e bem-humorados comentários do autor que, com maestria, prende o leitor até à última página.

Táki Cordás não é historiador e chama seu livro de "uma introdução histórica". Contudo, é uma introdução magnífica, que convida o leitor inteligente a outras leituras de história e questionamentos sobre as práticas atuais da medicina.

Recebido: 18/10/2005 - Aceito: 28/10/2005

  • Endereço para correspondência

    IPq-HC-FMUSP
    Rua Ovídio Pires de Campos, 785, 1º and.
    05403-010 – São Paulo – SP
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      14 Fev 2006
    • Data do Fascículo
      Dez 2005
    Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Rua Ovídio Pires de Campos, 785 , 05403-010 São Paulo SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 2661-8011 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: archives@usp.br