Acessibilidade / Reportar erro

O golpe nas ilusões democráticas e a ascensão do conservadorismo reacionário* * O presente texto foi escrito para palestras e conferências que fiz para debater a conjuntura brasileira, realizadas entre maio e agosto de 2016. Uma primeira versão dele foi publicada na revista virtual Práxis e Hegemonia Popular, do IGS/Brasil (International Gramsci Society do Brasil), setembro de 2016. A versão que apresento agora retoma o texto com algumas modificações e acréscimos. Devo ao camarada Marcos Botelho, professor da ESS/UFRJ, algumas boas conversas sobre a conjuntura. As conclusões a que cheguei são de minha inteira responsabilidade.

The coup in democratic illusions and the rise of reactionary conservatism

Resumo:

Discutimos a crise brasileira e o processo político que levou à ascensão de um conservadorismo reacionário e ao impeachment de Dilma Rousseff. Procuramos mostrar de que forma as personagens centrais da conjuntura encarnam interesses reais de classes, especialmente aqueles vinculados ao capital financeiro e a seus agentes internos, bem como oferecer elementos para que o leitor entenda os limites da democracia no Brasil e os resultados da política de conciliação de classes em nosso país.

Palavras-chave:
Crise; Democracia; Impeachment; Conservadorismo; Reacionarismo

Cortez Editora Ltda Rua Monte Alegre, 1074, 05014-001 - São Paulo - SP, Tel: (55 11) 3864-0111 , Fax: (55 11) 3864-4290 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: servicosocial@cortezeditora.com.br