Acessibilidade / Reportar erro

Apresentação

APRESENTAÇÃO

Sylvia Ostrowetsky foi professora emérita de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e Sociais, na Université de Picardie Jules Verne, em Amiens, França. Faleceu em 12 de abril de 2004.

Após a licença em Geografia, em 1960, e o DES em História sobre Les événements russes de 1905 dans la presse française, em 1961, a professora Sylvia Ostrowetsky defendeu, em Paris, uma tese de doutorado de Troisième Cycle, intitulada Espace industriel - espace social (1967) diante de uma banca composta por eminentes cientistas sociais: Dr. Pierre George, Dr. Henri Lefèbvre e Dr. Alain Touraine. Em 1980, apresentou sua tese de doutorado de Estado na Université ToulouseLe Mirail, intitulada Recherches sur l'imaginaire bâtisseur: les villes nouvelles françaises, publicada pela Librarie des Méridiens-Kincksieck, em 1983.

Antes de ser nomeada como professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e Sociais, em 1987, onde sucedeu ao professor Trinh Van Thao, sua carreira desenvolveu-se, sucessivamente, como pesquisadora junto ao Institut d'Aménagement et d'Urbanisme de la Région Parisienne, de 1964 a 1969, e também junto à Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Paris, como responsável pelos trabalhos práticos, de 1967 a 1970. Na Université de Nanterre, ensinou de 1968 a 1970, e também, no mesmo período, na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Na Université de Provence, foi mestre assistente de 1969 a 1981, e professora, de 1981 a 1987. No Institut d'Études Politiques de Grenoble, ensinou durante o período de 1970 a 1973, e trabalhou junto ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) de 1979 a 1980.

De 1988 a 1990, sua vida profissional passou-se junto à Université de Picardie Jules Verne, onde, além de professora, foi responsável na área de Sociologia pelo DEA Philosophie et Épistémologie des Sciences Sociales. Foi fundadora do Centre de Formation, de Recherches et d'Etudes en Sciences Sociales (CEFRESS), em 1990, e diretora do DEA Théories de l'Homme et de la Société, Épistémologie et Philosophie, de 1991 a 1994.

A professora Sylvia Ostrowetsky exerceu ainda outras funções como consultora e expertise junto ao Bureau de la Recherche Architecturale (Ministère de l'Equipement), ao Plan Urbain (Ministère de l'Equipement) e ao Gens des Villes (Institut d'Urbanisme de Paris). Foi uma das fundadoras da revista Espaces et Sociétiés, uma das mais prestigiosa revistas sobre espaço e território na Europa.

Ela publicou nomerosos artigos e livros, dentre os quais pode-se citar: Le néo-style régional (Paris, Dunod); L'imaginaire bâtisseur (Paris, Librairie des Méridiens-Klincksieck); Quelqu'un ou le livre de Moïshe (Paris, Kimé); Sociologues en ville (Paris, l'Harmattan).

A professora Sylvia Ostrowetsky participou do convênio Capes-Cofecub, desde 1989, inicialmente estabelecido com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), à época coordenado pelo professor Christian Azais, e esteve em João Pessoa, Recife e Belém onde ministrou palestras e conferências. Orientou um número significativo de estudantes de doutorado que, através do convênio, realizaram cursos na França. Em meados dos anos 1990, esteve diversas vezes na UnB, assim como na USP e na UFRJ, ministrando palestras graças ao mesmo convênio, desta vez vinculado à UnB, sob a coordenação do professor Brasilmar Ferreira Nunes.

Lourdes Bandeira

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília Instituto de Ciências Sociais - Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70910-900 - Brasília - DF - Brasil, Tel. (55 61) 3107 1537 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistasol@unb.br