Acessibilidade / Reportar erro

Desafios e estratégias para a Enfermagem em Nefrologia no cenário da globalização

EDITORIAL

Desafios e estratégias para a Enfermagem em Nefrologia no cenário da globalização

Nesse momento em que inúmeros desafios parecem inundar a Nefrologia de obstáculos, o Congresso Mundial de Enfermagem em Nefrologia realizado no Rio de Janeiro de 22 a 25 de abril de 2007, organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem Nefrologia representa uma contribuição na união de esforços em prol de uma assistência de qualidade, cada vez melhor, na prevenção e tratamento da doença renal.

Teve entre seus objetivos sinalizar caminhos a vários países que possam ter problemas similares, relacionados à políticas públicas nesta área.

Frente à pandemia global da Insuficiência Renal Crônica, é imprescindível o papel das universidades e das associações de especialistas na formação de recursos humanos para atender a esta demanda, assim como propiciar a troca de experiências, inclusive através da internacionalização, o que favorece um acréscimo considerável na qualidade da assistência.

Assim, a edição deste número especial da Acta Paulista de Enfermagem, contendo os trabalhos apresentados no Congresso Mundial de Enfermagem em Nefrologia é mais uma estratégia no sentido de divulgar o conhecimento que vem sendo produzido na área, reafirmando o empenho dos enfermeiros para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem nesta especialidade.

A Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (SOBEN), que organizou este evento, foi fundada em 1984, é uma instituição com fins científicos, culturais e políticos que visa o desenvolvimento da Enfermagem em Nefrologia no Brasil.

Para a formação de recursos humanos, tem investido fortemente em educação continuada facilitada pela informatização, que permite disponibilizar artigos e aulas na "home page" (www.soben.org.br) e tem propiciado a atualização permanente dos associados.

Além disto, temos oferecido os Nefromódulos on line, que são conteúdos específicos da área, facilitando o acesso rápido a material de capacitação aos que desejam obter o título de especialista ou o credenciamento para o exercício da especialidade.

Em relação à internacionalização, a SOBEN mantém estreito laço com Sociedades de Enfermagem em Nefrologia da América Latina, América do Norte e Comunidade Européia, o que abriu portas para a realização de convênios, capacitação de pessoal e parcerias em projetos de pesquisa para que o beneficiário seja o paciente renal.

Entretanto há muito que avançar...

No Brasil, cerca de 25% dos pacientes renais vão a óbito antes de iniciar a diálise... O que fazer, frente a esta calamidade? Uma das medidas seria a reestruturação do currículo de graduação em Enfermagem com enfoque no diagnóstico precoce da doença e programas internacionais de intercâmbio com profissionais da área, pois há serviços de nefrologia em vários países do mundo inclusive no Brasil, considerados de excelência no cenário internacional.

Para a realização destas duas grandes metas, a internacionalização e a formação de recursos humanos, os trabalhos apresentados no Congresso Mundial de Enfermagem em Nefrologia poderão contribuir muito.

As Comissões Organizadora e Científica, compostas por renomados pesquisadores, idealizaram uma rica programação com temas relevantes, abordando avanços do conhecimento para a Enfermagem em Nefrologia desde a área básica até a clínica com enfoque nos tratamentos conservador, dialítico e transplante renal. O componente educacional desenvolvido através de conferências e simpósios, focando ampla variedade de tópicos de interesse para a especialidade, com notáveis personalidades da nefrologia mundial proporcionaram uma excelente oportunidade para reflexões e atualização científica.

Acreditamos que este Congresso representou um marco na história e ficará registrado na memória de todos os participantes como uma oportunidade de troca de experiências entre colegas de vários países e também a possibilidade de participar das decisões na condução da Enfermagem em Nefrologia, no cenário da globalização.

Com certeza, os objetivos e desafios destas Associações aqui presentes são similares: a busca incessante para que o enfermeiro assista ao paciente renal à luz do conhecimento da evidência científica, que exerça a prática profissional guiado pela sistematização da assistência de enfermagem, assim como pela ética e amor ao próximo.

Professora Doutora Dulce Aparecida Barbosa

Presidente do Congresso Mundial de Enfermagem em Nefrologia e da Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia

Professora Doutora Angélica Gonçalves Silva Belasco

Coordenadora de Cursos e Eventos da Associação Brasileira de Enfermagem em Nefrologia

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    2008
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br