1. Competência Básica DESEMPENHO ASSISTENCIAL - É a capacidade de o enfermeiro prestar assistência individualizada atendendo às necessidades e expectativas dos clientes de forma a assegurar um cuidado calcado em saberes científicos próprios e em procedimentos técnicos essenciais para um resultado de qualidade.
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Questões Identificadoras do Desempenho Assistencial
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Competência Associada
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1.1 Atenção |
1.1.1 Está atento aos estímulos vindos de pessoas/equipamentos/ambiente presentes nos cuidados dos clientes, propondo adequações aos desvios constatados. |
1.2. Controle de Risco |
1.2.1 Identifica agentes causadores de danos nas ações de atendimentos dos clientes bem como analisa probabilidade da sua existência e determina como reduzi-los. |
1.3. Resolutividade |
1.3.1 Escolhe soluções apropriadas para resolver os problemas/situações detectados nos cuidados dos clientes, visando colocá-las em prática no menor tempo possível. |
1.4 Responsabilidade |
1.4.1 Responde por suas ações e da equipe no atendimento das necessidades dos clientes, tendo consciência do seu papel social e profissional nas ações laborais. |
1.5 Senso de Prontidão |
1.5.1 Age com desenvoltura e rapidez diante de atividades necessárias para o cuidado dos clientes, com acerto e segurança na sua execução. |
1.6 Senso de Urgência |
1.6.1 Realiza ações no momento exato frente aos agravos à saúde dos clientes, classifica o grau de sofrimento, define tratamento e minimiza riscos no cuidar. |
1.7 Técnica de Execução |
1.7.1 Realiza procedimento de Enfermagem dos básicos aos avançados no atendimento dos clientes que necessitam de cuidados clínicos, cirúrgicos e traumatológicos com técnica segura e recursos qualificados. |
2. Competência Básica TRABALHO EM EQUIPE - É a capacidade de desenvolver ações articuladas no grupo de trabalho na execução de atividades laborais para alcance de objetivos comuns com evidente espírito cooperativo.
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Questões Identificadoras do Trabalho em Equipe
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Competência Associada
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2.1 Cooperação |
2.1.1 Presta ajuda espontaneamente a uma a ou mais pessoas no cotidiano, para alcance de objetivos comuns na realização das atividades com a equipe. |
2.2 Comunicação |
2.2.1 Orienta, treina, esclarece, compartilha informações entre membros da equipe com o melhor meio de transmiti-las, garantindo que sejam recebidas sem distorção |
2.3 Discernimento |
2.3.1 Reconhece e diferencia potencialidades e limites das pessoas na execução do trabalho pela equipe, em prol de fazer ações direcionadas ao mesmo objetivo. |
2.4 Eficácia |
2.4.1 Atinge o resultado esperado com a equipe frente ao que foi planejado no atendimento das necessidades geradas pelo trabalho diário. |
2.5 Eficiência |
2.5.1 Obtém melhor rendimento possível nas ações do trabalho da equipe com os recursos disponíveis para realizá-lo, atingindo os objetivos constantes em planos. |
2.6 Equilíbrio Emocional |
2.6.1 Tem atitudes e comportamentos empáticos com controle das emoções nas adversidades e mudanças diante das relações com a equipe, mantendo energias e esforços direcionadas ao mesmo objetivo. |
2.7 Respeito |
2.7.1 Permite aos membros da equipe o direito de expressar suas opiniões e vontades na execução do trabalho em respeito às diferenças individuais, obtendo ações articuladas no alcance dos objetivos. |
3. Competência Básica LIDERANÇA - É a capacidade de influenciar pessoas nas atitudes e nos comportamentos para execução das tarefas laborais em determinado plano de ação, com o uso da melhor estratégia proposta para atingir os objetivos do negócio.
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Questões Identificadoras da Liderança
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Competência Associada
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3.1 Autonomia |
3.1.1 Usa a liberdade de ação em respeito às leis vigentes e sem prejuízo de outrem ao fazer escolhas racionais nas estratégias de realização do trabalho, visando alcance dos resultados constantes nos planos. |
3.2 Confiabilidade |
3.2.1 Tem comportamentos transparentes, honestos e responsáveis nas relações com a equipe, oferecendo credibilidade nas decisões e coordenação das atividades laborais. |
3 Comunicação |
3.3.1 Transmite mensagens com uso dos meios disponíveis para sua recepção fidedigna, agindo dentro dos limites da ética exigida pelo mundo informatizado |
3.4 Equilíbrio Emocional |
3.4.1 Lidera equipe com firme propósito e exemplo de atitudes e comportamentos com controle das emoções frente às adversidades e mudanças cotidianas, garantindo ambiente saudável no trabalho. |
3.5 Flexibilidade |
3.5.1 Adapta-se rapidamente às situações inesperadas com soluções dos problemas presentes no dia a dia, sem ultrapassar seus limites físicos, mentais e emocionais |
3.6 Persuasão |
3.6.1 Usa argumentos coerentes ou condutas baseadas no conjunto razão e emoção para obter a concordância da equipe às ideias/atitudes/ações, buscando validar as estratégias necessárias à realização do trabalho. |
3.7 Potencial Negociador |
3.7.1 Obtém acordos pelo diálogo entre as partes para que haja equilíbrio no atendimento dos interesses legítimos dos envolvidos, criando credibilidade de quem dele participa com melhora do relacionamento pessoal e profissional. |
4. Competência Básica HUMANIZAÇÃO - É a capacidade de dar atenção digna às pessoas de acordo com sua cultura, valores e crenças, em ambiente com condições mínimas de atendimento e de trabalho.
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Questões Identificadoras da Humanização
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Competência Associada
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4.1 Acolhimento |
4.1.1 Supera obstáculos existentes no trabalho ao dar atenção digna aos clientes e equipe, demonstrando que pode buscar soluções adequadas para situações que os aflijam no ambiente ao seu redor. |
4.2 Comunicação |
4.2.1Mantém postura comunicativa sustentada pela clareza da mensagem e por estar aberta a percepção das vulnerabilidades do cliente e da equipe, individualizando o contato. |
4.3 Diálogo |
4.3.1 Troca ideias e compartilha significados com os clientes e equipe de trabalho em ambiente favorável a essa relação, contribuindo para um contato harmônico entre ambos. |
4.4 Resolutividade |
4.4.1 Encontra soluções adequadas para problemas dos clientes e da equipe de trabalho, fazendo com que a ação resolutiva diminua o tempo para obtê-las. |
4.5 Respeito |
4.5.1 Aceita a cultura, os valores e as crenças dos clientes e da equipe de trabalho com atitudes e comportamentos que manifestam essa aceitação, garantindo a expressão da vontade de cada um. |
4.6 Saber Ouvir |
4.6.1 Sabe escutar os clientes e a equipe de trabalho sem pré-julgamento das suas ideias e posições, estando atento ao que se fala para compreendê-los e evitando interrupções com frases que acredita completar o que está sendo dito. |
5. Competência Básica RELACIONAMENTO INTERPESSOAL - É a capacidade de interagir com pessoas no cotidiano, considerando suas necessidades e expectativas e agregando valor a esta relação. Envolve contato cordial, empático e profissional.
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Questões Identificadoras do Relacionamento Interpessoal
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Competência Associada
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5.1 Confiabilidade |
5.1.1 Demonstra credibilidade pela transparência dos seus comportamentos, propiciando interação com os clientes e equipe de trabalho em que prevaleça a cordialidade. |
5.2 Diálogo |
5.2.1 Reconhece o papel da troca de ideias para que haja comunicação efetiva no relacionamento com clientes e equipe de trabalho. |
5.3 Equilíbrio Emocional |
5.3.1 Reage às adversidades na interação com clientes e equipe de trabalho, administrando emoções para o alcance de relacionamento empático e profissional. |
5.4 Perspicácia |
5.4.1 Percebe clara e rapidamente a realidade que o cerca ao interagir com clientes e equipes de trabalho, separando a verdade do erro como condição minimizadora de conflitos. |
5.5 Respeito |
5.5.1 Interage cordialmente com os clientes e equipe de trabalho, estando aberto às suas necessidades e expectativas de acordo com sua individualidade e consolidando os laços que unem a relação cotidiana. |
5.6 Saber Ouvir |
5.6.1 Tem consciência que aprender a ouvir e entender os clientes e equipe de trabalho representa fator essencial para um contato saudável, agregando valor ao relacionamento. |
6. Competência Básica TOMADA DE DECISÃO - É a capacidade de escolher um curso de ação diante de diversas alternativas cabíveis para agir nas situações/condições cotidianas, considerando conhecimentos, práticas, limites e riscos envolvidos no processo decisório.
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Questões Identificadoras da Tomada de Decisão
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6.7 Senso de Urgência |
6.7.1 Parte da melhor alternativa possível na escolha de um curso de ação para os planos, corrigindo prontamente desvios e levando a equipe a fazer atividades no tempo certo. |
7. Competência Básica DIRECIONAMENTO PARA RESULTADOS - É a capacidade de realizar o trabalho focado nos seus resultados e apoiado em planos de ação em que os objetivos, tarefas e responsabilidades estejam previamente definidos e alinhados à disponibilização de recursos suficientes.
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Questões Identificadoras do Direcionamento para Resultados
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Competência Associada
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7.1 Aceitação de Desafios |
7.1.1 Supera obstáculos existentes no trabalho com clareza de objetivos e equilíbrio das emoções, dando a equipe soluções facilitadoras para o alcance dos resultados previstos nos planos. |
7.2 Administração do Tempo |
7.2.1 Define prioridades nas ações da equipe com controle do uso do tempo mínimo necessário na execução dos planos, evitando desperdício e facilitando atingir resultados com qualidade |
7.3 Eficácia |
7.3.1 Alcança os resultados planejados com cumprimento de metas pela equipe, dinamizando ações e conferindo qualidade e valor ao trabalho. |
7.4 Eficiência |
7.4.1 Tem maior produtividade nas ações laborais da equipe em determinado espaço de tempo, definindo objetivos e tarefas direcionadas para os resultados. |
7.5 Comprometimento |
7.5.1 Assume e cumpre obrigações e responsabilidades na realização dos planos de trabalho, para que a equipe obtenha resultados de excelência nas suas ações. |
7.6 Flexibilidade |
7.6.1 Responde com rapidez aos problemas e adversidades surgidas no trabalho, ajustando-se e efetuando mudanças, sem transgredir limites físicos e emocionais. |
7.7 Resolutividade |
7.7.1 Oferece soluções para os problemas para que sejam resolvidos em menor tempo, obtendo maior satisfação da equipe nas ações focadas em resultados. |
7.8 Potencial Negociador |
7.8.1 Consegue acordos no trabalho com o uso do diálogo, conferindo equilíbrio de ideias, pensamentos e ações em atendimento de interesses legítimos da equipe e da instituição. |
8. Competência Básica PROATIVIDADE - É a capacidade de manter seu foco nas situações/condições ligadas às atividades diárias de trabalho que podem realmente ser resolvidas pela sua interferência, direcionando seus esforços para antecipar ações antes que surjam problemas. Engloba consciência e responsabilidade nas decisões e considera possíveis consequências das suas escolhas. Visa atingir o melhor resultado possível pelo agir com prontidão em um tempo certo para obtê-lo.
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Questões Identificadoras do Proatividade
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Competência Associada
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8.1 Aceitação de Desafios |
8.1.1 Tem a mente aberta ao absorver ideias e efetuar mudanças na superação de obstáculos surgidos no trabalho, assumindo responsabilidades e controlando riscos nas ações que se antecipam ao surgimento de problemas. |
8.2 Espírito Empreendedor |
8.2.1 Utiliza oportunidades de ousar, transformar e descobrir ideias aplicáveis àquilo que existe e ao mesmo tempo evita que surjam problemas nessa realidade. |
8.3 Flexibilidade |
8.3.1 Age com desenvoltura em situações inesperadas do trabalho que podem realmente ser resolvidas pela sua interferência, mantendo foco no que deve ser resolvido e tendo adaptação rápida à elas. |
8.4 Iniciativa |
8.4.1 Toma decisões conscientes e responsáveis ao conceber e espontaneamente por em prática uma ou mais ideias úteis, destinadas a evitar aparecimento de problemas no trabalho. |
8.5 Inovação/Criatividade |
8.5.1 Cria novas ideias, bem como implementa, processos e atividades com valor intrínseco em seu bojo, direcionando esforços para antecipar ações antes que surjam problemas. |
8.6 Perspicácia |
8.6.1 Separa a verdade do erro ao perceber a realidade com clareza, compreendendo o que está ao redor e agindo com antecipação e acerto ao reduzir problemas. |
8.7 Responsabilidade |
8.7.1 É responsável por suas ações e corresponsável pelo fazer da equipe, tendo consciência das decisões que toma para evitar problemas e considerando as consequências de seu agir com prontidão. |
8.8 Senso de Urgência |
8.8.1 Assume riscos calculados ao direcionar ações que se antecipem ao aparecimento de problemas no trabalho, para que se realizem no tempo certo e na hora exata com pronta correção dos desvios constatados. |