Acessibilidade / Reportar erro

Informação e conhecimento na era digital

Information and knowledge in the digital age

Resumos

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a relação sujeito/informação/conhecimento a partir das mudanças que impuseram à sociedade uma nova configuração, alterando, inclusive, as formas de acesso às informações e de produção de conhecimentos. A discussão aponta para as mudanças atuais ocorridas em todas as esferas da cultura, porém salienta e articula a evolução dos processos comunicacionais e os mecanismos de reprodução do sistema capitalista. Alguns elementos, como o tempo, o espaço e a memória social serão enfatizados, pois além de estarem no cerne das mudanças sociais provocadas pelo aparecimento das tecnologias de informação e comunicação, também são essenciais para a produção de sentidos, requerida para o ato de conhecer. Ao final da discussão, observa-se que a integração das mentes nas redes computacionais ainda não existe num tempo suficiente para que seus efeitos sobre a cultura possam ser devidamente dimensionados. Reconhe-ce-se, contudo, que as redes podem ajudar em certas fases da produção do conhecimento, em especial na da coleta dos dados, pois sua velocidade agiliza esta etapa. Alerta-se, entretanto, para o fato de que a busca inicial requerida para a problematização do conhecimento, surge de perguntas e de significações dadas às respostas encontradas, as quais só ocorrem no sujeito.

informação; conhecimento; sociedade da informação; tecnologias de informação e comunicação; cultura


The text proposes a reflection about the relationship man-information-knowledge, since the changes which imposed a new societal configuration, altered even the forms of access to information and the production of knowledge. The discussion points out to current changes, occurring in all spheres of culture; however, it mostly focuses on the evolution of the communication processes and on the reproduction mechanisms of the capitalist system. Some components like the times, space and social memory will be emphasized, because, besides being at the core of the social changes caused by the emergence of the information and communication technologies, they are also essential to the production of meaning, required in the act of knowing. In conclusion, we argue that the integration of the different minds to the computer nets do not exist yet, in a period of time sufficient enough so that their effects over the culture may be adequately measured. Despite recognizing that the net is useful during certain phases of the knowledge production, mainly at the data acquisition/retrieval process, which may be significantly swifted through the use of the net, this article alerts to the fact that the initial quest, the search required for the construction of knowledge comes from the abilities to question and to assign meanings to the obtained answers, which are only achieved by the human individual.

information-knowledge; contemporary society; technologies of information and communication; culture


  • ARECO, A.M.B. O fenômeno burocrático nas bibliotecas 1989. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 1989.
  • BARRETO, A.A. Eficiência técnica e econômica e a viabilidade de produtos de informação Disponível em: <http://www.alternex.com.br>. Acesso em: 22 jun.1998.
  • BARRETO, A.M. Memória de leitura: trajetória de idosos do Vale do Paraíba: contribuição aos estu-dos das relações entre sujeito/informação e produ-ção de sentidos. 2003. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
  • BOSI, A. Considerações sobre o tempo e informa-ção. Cidade do Conhecimento São Paulo: USP, 1995. Disponível em: <http://www.cidade.usp.br/arquivo/artigos/index 0401.php>. Acesso em: 25 mar. 2003.
  • BRUNER, J. Atos de significação Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • CASTELLS, M. A Sociedade em rede São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • COHEN, M.F. Alguns aspectos da informação na economia da informação. Ciência da Informação, Brasília, v.31, n.3, p.26-36, 2002.
  • GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a Antropologia Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
  • LASTRES, H.M.M. Informação e conhecimento na nova ordem mundial. Ciência da Informação, Brasília, v.28, n.1, 1999.
  • LE GOFF, J. História e memória Campinas: Unicamp, 1990.
  • LEROI-GOURHAN  A.   Le geste et la parole.   Lisboa: Edições 70, 1981.
  • LEVACOV, M. Bibliotecas Virtuais: ® evolução?. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, p.125-135, 1997.
  • LÈVY, P. Cibercultura  São Paulo: 34, 1999.
  • LÈVY, P. As Inteligências coletivas São Paulo: SESC, 2001. Disponível em: <http://www.google. com.br/ sesc.pierre. levy.htm>. Acesso em: 9 abr. 2003.
  • LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: 34, 1993.
  • MOREIRA, M.A. Teorias da Aprendizagem São Paulo: EPU, 1999.
  • MORESI, E.A.D. Delineando o valor do sistema de informação. Ciência da Informação, Brasília, v.29, n.1, p.14-24, 2000.
  • MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro.  3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
  • OLSON, D.R. A Escrita e as revoluções conceituais da Grécia Clássica e da Europa Renascentista. In: O mundo no papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. São Paulo: Ática, 1997. p.61-80.
  • PEREIRA, T.A.C. Informação e conhecimento. Leopoldianum.  Santos, n.77, 2002.
  • PERROTTI, E. Confinamento cultural, infância e leitura São Paulo: Summus, 1991.
  • SANTAELLA, L. Globalização e Multiculturalismo Anais... AMPAB,1997. p.35-47.
  • TAKAHASHI, T. (org.). Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: MCT, 2000.
  • THOMPSON, J.B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
  • TORELLO, G. O psiquiatra na Internet, um paradoxo? Psiquiatria na prática médica, Botucatu, jul. 2001. Disponível em: <http://www.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/ especial 02.htm>. Acesso em: 9 abr. 2003.
  • VIRILIO, P. L'Integralismo tecnológico.  Enciclopedia multimediale Disponível em: <http://www.emsf.rai. it/interviste.asp?d=422>. Acesso em: 10 abr. 2003.
  • VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Ago 2005

Histórico

  • Recebido
    22 Mar 2005
  • Aceito
    22 Jun 2005
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br