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ASPECTOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SEU DESENVOLVIMENTO NA ENFERMAGEM
Fabiana Paula Vieira1
INTRODUÇÃO
Para falarmos em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimentos existentes. TRUJILLO (1974), sistematiza as características de quatro tipos de conhecimentos:
- Conhecimento Popular caracteriza-se por ser valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível, inexato; Conhecimento Filosófico caracteriza-se por ser valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível; Conhecimento Religioso caracteriza-se por ser valorativo, sistemático, não verificável, inspiracional, infalível, exato; Conhecimento Científico caracteriza-se por ser real (factual), contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato. O conhecimento científico se difere dos demais, no que se refere a presença de uma metodologia e visão crítica, e não em relação propriamente ao seu conteúdo.
Segundo BROOKFIELD (1987), a transmissão de conhecimentos na enfermagem está ligada às questões de poder, interesses e controle, não havendo a preocupação com o fato de encorajar os alunos a expressar suas opiniões, críticas e sentimentos.
Para PEREIRA (1992), a competência técnico- científica é a condição necessária para a valorização da profissão e sua evolução depende da conscientização da enfermagem quanto a necessidade de continuar acrescentando conhecimentos nas disciplinas, através da investigação (pesquisa).
OBJETIVOS
1- Observar se o ensino sobre Conhecimento Científico tem se desenvolvido entre acadêmicos de enfermagem.
2- Identificar o grau de informações sobre Conhecimento Científico entre alunos bolsistas e não bolsistas de Iniciação Científica.
METODOLOGIA
Foram selecionados 42 alunos de 2º e 3º anos de enfermagem (bolsistas e não bolsistas de Iniciação Científica), através da realização de um sorteio, onde utilizou-se uma moeda seguindo o sistema de "cara" ou "coroa"("cara"= selecionado; "coroa"= não selecionado).
Um instrumento foi utilizado e respondido por alunos bolsistas e não bolsistas de diferentes fontes financeiras, após receberem informações sobre o estudo, anonimato na participação e fornecimento de consentimento para a publicação do trabalho. O questionário foi composto de quatro questões. A primeira pergunta consistia na escolha de alternativas corretas. A segunda, terceira, e quarta consistiram na enumeração das alternativas em ordem de prioridade. Para cada questão havia uma instrução específica para a colocação da resposta.
Os dados foram coletados no período de novembro/98, durante os intervalos das aulas, perfazendo um total de duas horas.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Foi observado pouca diversidade nas respostas das questões que se referiam em enumerar as alternativas em ordem de prioridade, o que mostra a presença de ensino sobre Conhecimento Científico na graduação em enfermagem.
A diferença de acertos entre os alunos bolsistas e não bolsistas foi de 44,7%, sendo que os alunos não bolsistas tiveram 47% a mais de acertos nas alternativas 1, 5, 12 e 13 e os alunos bolsistas apenas 2,7% a mais de acertos nas alternativas 3 e 8, conforme análise da tabela.
CONCLUSÕES
A transmissão de informações sobre Conhecimento Científico na graduação se faz presente, uma vez que ambos os alunos mostraram possuir alguns conhecimentos sobre método científico. No entanto observamos a existência de um ensino deficitário sobre temas obrigatoriamente necessários para o desenvolver de uma pesquisa com qualidade e aplicabilidade, principalmente aos alunos diretamente ligados a trabalhos científicos.
Referências bibliográficas
- 01. BROOKFIELD, S.D. Developing critical thinkers San Francisco: Jossey-Bass, 1987.
- 02. FERREIRA, J.D.S. Ciência, mito cientista-atitude do investigador. Nurs., Portuguesa, v. 10, n. 113, 1997.
- 03. PEREIRA, R.C.J. Desenvolvendo o pensamento crítico nas questões de ensino e da prática de enfermagem. Rev. Gaúch.Enfermagem, Porto Alegre, v. 13, 1992.
- 04.TRUJILLO, F.A. Metodologia da ciência 3. ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974.