EDITORIAL
Liderança servidora na comunicação de conhecimento
Isabel Amélia Costa Mendes
Professor Titular, Editor da Revista Latino-Americana de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, e-mail: iamendes@eerp.usp.br
Nas décadas finais do século XX já se antevia a característica essencial do milênio em andamento: procura por significado e autenticidade. Essa nova ética pressupunha diversas expressões, quais sejam: uma causa, uma finalidade, uma procura por identidade, dignidade e qualidade de vida. Tem como alicerce a intensa busca de uma causa e, simultaneamente, a compreensão de que para ser verdadeiramente salutar e nobre, a causa deve ser uma finalidade que extrapola a si mesma.
A dimensão ética da nossa era tem em perspectiva que a finalidade de uma pessoa nesta vida é viver de tal forma que contribua com o oferecimento de condições para que pessoas de gerações vindouras possam viver melhor. É um investimento que prevê alguma lucratividade a longo prazo para ter continuidade, mas sobretudo é um investimento para ajudar os outros... é o investir com generosidade na criação, na formação, na compreensão, na construção do outro...
Acreditar no que realizamos nos conduz ao compromisso com o bem das pessoas e, em decorrência, penetrar em suas vidas na medida do seu consentimento.
O trabalho nesse caminho é árduo, desafiante, mas profundamente compensador e estimulante, pois os valores aqui empregados são impregnados de sensibilidade e atenção cuidadosa.
A pessoa que tem seu viver direcionado para objetivos e finalidades que lhe são reconhecidamente importantes está em busca de plenitude e conseqüentemente tem e demonstra alegria genuina.
As idéias aqui expostas se compatibilizam com as premissas da liderança servidora, segundo a qual respeito, acolhimento, compromisso e cuidado com as pessoas são valores inerentes a um grande líder que tem por missão servir.
Os rumos da Revista Latino-Americana de Enfermagem têm procurado seguir os ditames dessa ética que na verdade não é nova, mas que precisa e está sendo resgatada. Assim, as pessoas envolvidas nesta causa - incluindo aqui seus stakeholders - tem se dedicado, conciliando razão e afeto, para receber e oferecer esse serviço de comunicação do conhecimento aos nossos clientes.
É por seu compromisso com uma clientela global que este serviço derruba fronteiras e paulatinamente vai atingindo a meta de disponibilização total de seus conteúdos em três idiomas, com a garantia da qualidade e da acessibilidade da metodologia e da base SciELO.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
13 Nov 2006 -
Data do Fascículo
Out 2006