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Pediatria: medicina para crianças?

Pediatric: medicine for children?

Resumos

O autor revê, em uma trajetória histórica, hipóteses formuladas sobre a existência de um campo do conhecimento médico - a Pediatria. Identifica um caminho que apenas foi possível mediante mudanças no estatuto social sobre as crianças e o papel que elas exercem na sociedade contemporânea. Fixando uma periodização a partir do século XVII e XVIII, constata uma sucessão de eventos históricos que culminaram com o surgimento de um interesse científico sobre as crianças e seu corpo para, ao fim, tornar ambos prisioneiros de procedimentos atrelados à mentalidade clinica. Por sua vez, presa ao paradigma eclético do conhecimento referido ao processo, saúde e doença, como assinala QUEVEDO (1989). As conseqüências para as crianças e para as práticas sociais, entre elas a prática médica, estão expostas de forma a contribuir com elementos para futuros estudos sobre o campo teórico e o aperfeiçoamento da medicina para as crianças.

prática médica; prática pediátrica; epistemologia


The author reviews, in a historical trajectory, formulated hypotheses on the existence of a field of medical knowledge - Pediatrics. He identifies a path that was just made possible due to changes in the social statute on children and the social role they play in the contemporary society. Establishing a periodization starting from centuries XVII and XVIII, he observes a succession of historical events that culminated with the appearance of a scientific interest for children and their body so that, in the end, trasforms them both in prisoners of procedures harnessed to clinical mentality, tied to the ecletic paradigm of the knowledge referred to as the health/disease process, as marked by QUEVEDO (1989). The consequences, for children and social practices, among them the medical practice, are expressed in a way to contribute with elements for future historical studies that are deepened on theoretical pertinence and improvement of medicine for children.

medical pratice; pediatric pratice; epistemology


ARTIGOS

Pediatria: medicina para crianças?

Pediatric: medicine for children?

Carlos Roberto Soares Freire de Rivorêdo

Professor Assistente Doutor. Departamento de Pediatria. Área de Pediatria Social. Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Campinas - São Paulo. E. E.: carrivo@teranet.com.br. Tel/fax: (012)3521173. E. P.: Rodovia Nilo Máximo, 5752. Santo Antônio da Boa Vista. Jacareí (SP). CEP 12300-000

RESUMO

O autor revê, em uma trajetória histórica, hipóteses formuladas sobre a existência de um campo do conhecimento médico - a Pediatria. Identifica um caminho que apenas foi possível mediante mudanças no estatuto social sobre as crianças e o papel que elas exercem na sociedade contemporânea. Fixando uma periodização a partir do século XVII e XVIII, constata uma sucessão de eventos históricos que culminaram com o surgimento de um interesse científico sobre as crianças e seu corpo para, ao fim, tornar ambos prisioneiros de procedimentos atrelados à mentalidade clinica. Por sua vez, presa ao paradigma eclético do conhecimento referido ao processo, saúde e doença, como assinala QUEVEDO (1989). As conseqüências para as crianças e para as práticas sociais, entre elas a prática médica, estão expostas de forma a contribuir com elementos para futuros estudos sobre o campo teórico e o aperfeiçoamento da medicina para as crianças.

Palavras-chave: prática médica; prática pediátrica; epistemologia

SUMMARY

The author reviews, in a historical trajectory, formulated hypotheses on the existence of a field of medical knowledge - Pediatrics. He identifies a path that was just made possible due to changes in the social statute on children and the social role they play in the contemporary society. Establishing a periodization starting from centuries XVII and XVIII, he observes a succession of historical events that culminated with the appearance of a scientific interest for children and their body so that, in the end, trasforms them both in prisoners of procedures harnessed to clinical mentality, tied to the ecletic paradigm of the knowledge referred to as the health/disease process, as marked by QUEVEDO (1989). The consequences, for children and social practices, among them the medical practice, are expressed in a way to contribute with elements for future historical studies that are deepened on theoretical pertinence and improvement of medicine for children.

Key words: medical pratice; pediatric pratice; epistemology

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Recebido em 30/7/98

Aprovado em 12/12/98

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Jun 2008
  • Data do Fascículo
    Dez 1998

Histórico

  • Recebido
    30 Jul 1998
  • Aceito
    12 Dez 1998
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