Resumos
O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública.
ensino de língua estrangeira; ensino e autonomia; alemão como língua estrangeira
This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by globalization and new demands from the work market induce changes in the education such as to increase the students' capacity for autonomy, creativity and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate how they follow the changes in the concepts of student's role and social importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open new possibilities for public school students.
Foreign language teaching; education and autonomy; German as foreign language
DOSSIÊ - LINGUAGEM E ENSINO: TEMAS E PERSPECTIVAS
Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
Foreign language and autonomy: an example from German teaching in brazilian context
Selma Martins Meireles
Doutora em Língua e Literatura Alemã pela USP. Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP/SP. selmamm@yahoo.com.br
RESUMO
O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública.
Palavras-chave: ensino de língua estrangeira, ensino e autonomia, alemão como língua estrangeira.
ABSTRACT
This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by globalization and new demands from the work market induce changes in the education such as to increase the students' capacity for autonomy, creativity and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate how they follow the changes in the concepts of student's role and social importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open new possibilities for public school students.
Key-words: Foreign language teaching, education and autonomy, German as foreign language.
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Texto recebido em 22 jul. 2002
Texto aprovado em 26 ago. 2002
Referências bibliográficas
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2002
Histórico
-
Aceito
26 Ago 2002 -
Recebido
22 Jul 2002