Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as idéias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares

Developing a concept of historical evidence: students' ideas about testing singular factual claims

Resumos

Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.

Educação histórica; Afirmações históricas; Fontes históricas; Evidências; Validade


This paper discusses research evidence from Project Chata (Concepts of History and Teaching Approaches) bearing on students' understandings of the nature and status of different kinds of historical claims. It provides a detailed analysis of pupil responses to two specific questions, designed to explore one aspect of children's concept of historical evidence. The paper provides example responses to these questions as a means of highlighting the key ideas that children appear to be working with in the context of this task. A total of 320 children from Year 3, Year 6, Year 7, and Year 9, across three primary and six secondary schools, make up the research sample. The paper relates the range of ideas apparent in the sample to the different age groups and these findings suggest that the majority of students from all age groups treat historical claims as if they were matters to be directly tested by an appeal to authority, or by identifying a link between the subject matter of the claim and material the past has left behind. However, these findings also demonstrate that some children were able to make important distinctions between the claims made by different singular factual statements, and to raise questions about the status of those claims. For these children there was a clear recognition that a test suitable for one kind of claim would not necessarily be suitable for another kind of claim.

Historical education; Historical claims; Historical sources; Evidence; Valid


Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as idéias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares* * Texto traduzido do original "Developing a concept of Historical Evidence: student's ideas about testing singular factual claims" por Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, Luciana Braga Garcia, Maria Auxiliadora Schmidt e Tânia Braga Garcia. 1 N.T.: Utilizou-se a forma "história" correspondendo ao termo inglês story usado pela autora.

Developing a concept of historical evidence: students' ideas about testing singular factual claims

Rosalyn Ashby

School of Arts and Humanities, University of London Institute of Education - 20 Bedford Way, London. E.mail: rosashby@lineone.net

RESUMO

Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.

Palavras-chave: Educação histórica; Afirmações históricas; Fontes históricas; Evidências; Validade.

ABSTRACT

This paper discusses research evidence from Project Chata (Concepts of History and Teaching Approaches) bearing on students' understandings of the nature and status of different kinds of historical claims. It provides a detailed analysis of pupil responses to two specific questions, designed to explore one aspect of children's concept of historical evidence. The paper provides example responses to these questions as a means of highlighting the key ideas that children appear to be working with in the context of this task. A total of 320 children from Year 3, Year 6, Year 7, and Year 9, across three primary and six secondary schools, make up the research sample. The paper relates the range of ideas apparent in the sample to the different age groups and these findings suggest that the majority of students from all age groups treat historical claims as if they were matters to be directly tested by an appeal to authority, or by identifying a link between the subject matter of the claim and material the past has left behind. However, these findings also demonstrate that some children were able to make important distinctions between the claims made by different singular factual statements, and to raise questions about the status of those claims. For these children there was a clear recognition that a test suitable for one kind of claim would not necessarily be suitable for another kind of claim.

Key-words: Historical education; Historical claims; Historical sources; Evidence; Valid.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 16 fev. 2005

Texto aprovado em 17 nov. 2005

  • ASHBY, R. O conceito de evidência histórica: exigências curriculares e concepções de alunos. In: BARCA, I. (Ed.). Educação histórica e museus Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2003.
  • ______. Students' approaches to validating historical claims. In ______.; GORDON, P.; LEE, P. (Eds.). International review of history education v. 4: understanding history research in history education. London: Routledge, 2004. No Prelo.
  • ______.; LEE, P. Children's ideas about the testing of historical claims and of the status of historical accounts New York: Research paper given at AERA, 1996.
  • ______. Information, opinion and beyond San Diego: Research paper given at AERA, 1998.
  • BRADLEY, F. H. The presuppositions of critical history Chicago: Quadrangle, 1968.
  • BRUNER, J. S. Beyond the information given: studies in the psychology of knowing. London: George Allen and Unwin, 1974.
  • LEE, P. J.; ASHBY, R. Discussing the evidence. In: ______. Teaching history, 48 London: Historical Association, 1987.
  • ______. History in an information culture San Diego: Research paper given at AERA, 1998.
  • ______.; DICKINSON, A. K. Progression in children's ideas about history. In: HUGHES, M. (Ed.). Progression in learning Clevedon: Multilingual Matters, BERA Dialogues II, 1996.
  • ROGERS, P. J. The new history: theory into practice. London: The Historical Association, 1978. Issue n. 44.
  • SHEMILT, D. Evaluation study Edinburgh: Holmes McDougall, 1980.
  • WINEBURG, S. Contextualized thinking in history. In: CARRETERO, M.; VOSS, J. F. (Eds.). Cognitive and instructional processes in history and the social sciences Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1994.
  • *
    Texto traduzido do original "Developing a concept of Historical Evidence: student's ideas about testing singular factual claims" por Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, Luciana Braga Garcia, Maria Auxiliadora Schmidt e Tânia Braga Garcia.
    1 N.T.: Utilizou-se a forma "história" correspondendo ao termo inglês story usado pela autora.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Set 2014
    • Data do Fascículo
      2006

    Histórico

    • Aceito
      17 Nov 2005
    • Recebido
      16 Fev 2005
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br