À beira do leito
Bioética
INDICARIA OPERAÇÃO COM BASE APENAS EM EXAME GENÉTICO?
Homem com 35 anos, portador de carcinoma medular de tireóide (CMT) tem uma filha que apresenta o RET protooncogene em uma amostra de sangue do cordão umbilical. Posso indicar a tireoidectomia total (TT) na criança?
O CMT ocorre nas formas esporádica e familiar. Na forma familiar é descrito o RET protooncogene, que está relacionado ao desenvolvimento de doença clínica até os 13 anos de idade. Após instalação da doença, a cura é mais difícil. A pesquisa do RET é indicada em todo recém-nascido filho de portador deste gene.
A literatura preconiza (TT) até os 5 anos de idade, não sendo necessário esperar o surgimento de indicador clínico, radiológico ou laboratorial de doença ativa. O exame anatomopatológico da peça revela apenas hiperplasia de células "C", ou mesmo não encontra doença. Também pode revelar o carcinoma ainda microscópico e passível de cura.
Cabe aos pais autorizar a retirada da tireóide, obrigando seu filho a reposição hormonal por toda a vida, ou recusar e esperar o desenvolvimento da doença, que pode levar à morte por volta dos 30 anos de idade.
Trata-se de diagnóstico precoce baseado no conhecimento e tecnologia, que permite ação prévia à doença. A consequente ablação de um órgão é procedimento radical para tratamento preventivo.
Todo procedimento pode ser aplicado se validado pela prática clínica ou por pesquisa bem conduzida, fundamentos da boa prática médica. O benefício trazido reforça e incentiva a pesquisa e sua aplicação prática.
MARCOS ROBERTO TAVARES
Referência
Freyer G, Dazord A, Schlumberger M, Conte-Devolx B, Ligneau B, Trillet-Lenoir V, et al. Psychosocial impact of genetic testing in familial medullary-thyroid carcinoma: a multicentric pilot-evaluation. Ann Oncol 1999; 10:87-95.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
25 Set 2002 -
Data do Fascículo
Jun 2002