BIOÉTICA
Ensino de ética no curso de medicina
José Eduardo de Siqueira
O último número da Revista Bioética1, do Conselho Federal de Medicina, apresenta Simpósio sobre Ética e Ensino Médico. Em quatro artigos diferentes, professores de Medicina analisam o tema considerando a conduta médica e pedagógica de docentes do mencionado curso, a experiência no ensino da disciplina em duas universidades brasileiras que são pioneiras na apresentação da temática utilizando o enfoque da bioética. O derradeiro artigo tem como título: "É possível ensinar Ética Médica em um curso formal curricular?", e propõe discussão profunda sobre o modelo pedagógico e a inserção de conceitos básicos de filosofia, antropologia e sociologia no ensino da matéria.
Comentário
Indiscutivelmente o ensino de ética no curso de medicina passa por momento de transformações. O modelo clássico representado pela disciplina de Medicina Legal e Deontologia parece ser insuficiente para atender a necessária formação humanística do profissional. Numa sociedade plural e secularizada, em que o médico entra cotidianamente em contato com diferentes concepções de vida, torna-se imperioso considerar tomadas de decisões sintonizadas com a realidade social.
Eventuais reformas no modelo pedagógico devem levar em conta ainda a complexidade do momento em que as informações são oferecidas em veículos cada vez mais ágeis, o que coloca em xeque o tradicional modelo que apresenta o professor como emissor do conhecimento e os discentes receptores passivos das informações. É preciso estar atento, pois, presentemente, não é suficiente conhecer normas deontológicas, pois o comportamento que se exige do médico envolve tolerância, prudência e poder de discriminação em casos de conflitos de interesses surgidos por diferentes enfoques morais.
Referência
1. Simpósio: Ética e Ensino Médico. Bioética 2002;10(1).
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
22 Jul 2003 -
Data do Fascículo
Jun 2003