Acessibilidade / Reportar erro

Política, burocracia e redes sociais: as nomeações para o alto escalão do Banco Central do Brasil

Politics, bureaucracy and social networks: the case of nominees for high level positions within the Brazilian Central Bank (Banco Central do Brasil)

Politique, bureaucratie et réseaux sociaux: les nominations aux postes majeurs de la Banque Centrale de Brésil

O estudo das nomeações para os cargos de direção do Banco Central do Brasil, pela análise de redes sociais, permite compreender aspectos fundamentais do sistema político-administrativo brasileiro. A escolha dos dirigentes públicos afeta a governabilidade e a governança do país. A troca entre cargos e o apoio parlamentar podem garantir a estabilidade do governo, mas também podem reduzir o controle do Presidente da República sobre a burocracia e sobre a direção das políticas públicas. A análise de redes sociais permite a construção dos critérios de escolha dos dirigentes públicos, revela novos padrões de interface entre Estado e sociedade e ilumina o estudo da accountability entre dirigentes públicos e a burocracia e entre governo e sociedade.

nomeação; burocracia; redes sociais; Banco Central; accountability


Universidade Federal do Paraná Rua General Carneiro, 460 - sala 904, 80060-150 Curitiba PR - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3360-5320 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: editoriarsp@gmail.com