Open-access Comentários sobre o XX Congresso Internacional de Dermatologia

COMUNICAÇÃO

Comentários sobre o XX Congresso Internacional de Dermatologia*

Rubem David Azulay

Chefe do Instituto de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Professor Titular da Universidade Gama Filho, da Fundação Técnico Educacional Souza Marques e da Cesanta.

Endereço para correspondência Endereço para correspondência Rubem David Azulay Av. Atlântica, 3.130, apto. 701 - Copacabana Rio de Janeiro RJ 22070-000 Tel.: (21) 2547-0786 Fax: (21) 2521-9445

Sob a presidência do Prof. Jean Revus (França), foi realizado em Paris, de 1º a 7 de julho de 2002, no Palácio dos Congressos, o XX Congresso Internacional de Dermatologia, com o comparecimento recorde de cerca de 12.000 dermatólogos de 65 países. Foram homenageados, como presidentes honorários, os professores Stephane Belaich, Jean Civatte e Jean Thivolet. Ressalte-se ser esse o terceiro Congresso Internacional de Dermatologia realizado em Paris.

Eis a relação dos congressos internacionais de Dermatologia, iniciados em 1889.

Esses congressos (atualmente de cinco em cinco anos) são organizados pela Liga Internacional das Sociedades de Dermatologia, fundada em 1935, da qual fazem parte 95 sociedades de Dermatologia sediadas em 72 países. O Palácio dos Congressos é constituído do anfiteatro maior, com capacidade para 3.000 participantes, e mais 12 anfiteatros menores.

Foi, sem dúvida, o maior e melhor congresso de Dermatologia realizado até hoje: 218 sessões científicas, 22 simpósios-satélites e 2.895 trabalhos científicos apresentados por 1.767 dermatólogos. Foram apresentados ainda 2.414 pôsteres.

A parte social merece elogios, destacando-se três eventos: o jantar realizado nos jardins do Palácio de Versailles, promovido pelo Laboratório L'Oreal e com a presença de 3.000 convidados especiais, foi o mais impressionante a que tive oportunidade de assistir em minha vida; a noite de gala em Montmartre; e o jantar em navio, viajando pelo Rio Sena, promovido pela Galderma e dedicado aos brasileiros.

A parte científica foi exuberante pela quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados. Destacaremos apenas cinco conferências realizadas no grande anfiteatro: Estratégias antiangiogênicas (P. Cameliet, da Bélgica), Mecanismos moleculares do envelhecimento (J. Campisi, dos Estados Unidos), O aumento extraordinário das doenças microbianas (D. Raoult, da França), Indução da tolerância para o tratamento das doenças auto-imunes (J. Bluestone, dos Estados Unidos) e Projeto do genoma humano e seu impacto em Dermatologia (J. Weissenbach, da França).

Convém destacar a apresentação de pôsteres abrangendo os seguintes temas: acne e temas correlatos, reações a drogas, envelhecimento, dermatite atópica, buloses, dermatites de contato, dermatologia cosmética, cirurgia dermatológica, dermatopatologia, epidemiologia preventiva, genodermatoses, cabelos e unhas, bacteriologia dermatológica, parasitologia dermatológica, medicina interna e colagenose, técnicas invasivas e não invasivas, laser em Dermatologia, melanoma, biologia molecular em Dermatologia, dermatoses das mucosas, micoses, Dermatologia pediátrica, farmacologia e terapêutica por drogas, flebologia, fotobiologia e fototerapia, desordens pigmentares, psoríase e desordens relacionadas, carcinomas cutâneos, pele e psiquismo, aspectos sociopolíticos dermatológicos, doenças sexualmente transmissíveis e Aids, urticária e alterações mastocitárias, cicatrização e fibrose, miscelânea.

Esses pôsteres foram programados para lugares e horários diferentes. Os dermatólogos brasileiros apresentaram 108, dos quais 11 do Instituto de Dermatologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

A delegação brasileira foi a terceira em número de participantes, o que mostra a importância da Dermatologia nacional

Dois países apresentaram-se como concorrentes para a realização do próximo Congresso Internacional: Argentina e Canadá. A votação foi favorável à Argentina. Acreditamos que toda a América Latina envidará esforços para o sucesso do Congresso Internacional do ano 2007.

Recebido em 01.08.2002

Aprovado pelo Conselho Editorial e aceito para publicação em 01.08.2002.

  • Endereço para correspondência
    Rubem David Azulay
    Av. Atlântica, 3.130, apto. 701 - Copacabana
    Rio de Janeiro RJ 22070-000
    Tel.: (21) 2547-0786
    Fax: (21) 2521-9445
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      12 Maio 2006
    • Data do Fascículo
      Out 2002
    location_on
    Sociedade Brasileira de Dermatologia Av. Rio Branco, 39 18. and., 20090-003 Rio de Janeiro RJ, Tel./Fax: +55 21 2253-6747 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
    E-mail: revista@sbd.org.br
    rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
    Acessibilidade / Reportar erro