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Benefícios competitivos e conflitos em rede horizontal do setor supermercadista

Competitive benefits and conflicts in horizontal network of the supermarket sector

A estratégia de formação de redes no setor supermercadista brasileiro tem se tornado uma importante alternativa para as pequenas e médias empresas PMEs que buscam melhores condições competitivas para enfrentar a concorrência das grandes empresas do setor. Nesse sentido, este estudo foi realizado com o objetivo de analisar os benefícios competitivos e os conflitos de interesses percebidos na participação de empresas do setor supermercadista em uma rede horizontal na região sul de Minas Gerais. Para isso, realizou-se um estudo multicasos qualitativo, com uso de dados secundários principalmente de associações de classe e dados primários coletados por meio de entrevistas realizadas com oito participantes da rede. As entrevistas foram tratadas por meio de análise de conteúdo, com auxílio do software Sphinx léxica 5.0. Os resultados evidenciam que os principais benefícios competitivos podem ser apontados como o capital social e o aprendizado nas relações pessoais entre os membros, o trabalho conjunto na confecção do jornal de ofertas, programas de treinamento e produtos de marca própria. Por outro lado, os conflitos emergem em virtude de incompatibilidades individuais, de problemas com fornecedores e de decisões sobre o jornal de ofertas. Tais conflitos são vistos como barreiras ao pleno aproveitamento destes benefícios, na medida em que minam a cultura do associativismo pela satisfação de objetivos parciais que, por vezes, evoluem para práticas oportunistas.

Redes horizontais; Benefícios competitivos; conflitos; setor supermercadista; sphinx 5.0


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