Brincar Livre |
1 |
A criança dialoga com o educador. |
Escuta |
Reflexão |
C - "Hoje vamos ouvir música?" |
Sensibilidade |
Tomada de decisão |
E - "Queres ouvir?" |
Sentir-se escutada, que a sua opinião "conta" |
C - "Sim, quero as músicas calmas!" |
E - "Está bem. Vou colocar!" |
2 |
A criança conversa com o educador. |
Escuta |
Iniciativa |
C - "Queria dizer o que sinto da aula de
educação física!" |
Questionamento |
Autonomia |
Sensibilidade |
Tomada de decisão |
E - "O que precisas?" (para dizer o que sente) |
Partilha do processo de
realização |
C - "Preciso de uma folha para desenhar!" |
Expressão de sentimentos |
E - "Queres que vá buscar?" |
C - "Não, eu vou!" |
A criança vai buscar uma folha, desenha um sorriso feliz e
conversa com o educador. |
C - "Sabes,
gostei de saltar!" |
Acolhimento |
3 |
As crianças encontram-se em grande
grupo (GG). |
Escuta |
Iniciativa |
Recetividade face à escolha da criança |
Tomada de decisão (depois da aprovação
da educadora) |
E - "Quem quer contar uma história?" |
C - "Eu quero uma história!" |
E - "Sim podes ir buscar uma história. Vai à mesa e escolhe
um livro!" |
Concretização da sua escolha |
A criança dirige-se à mesa, escolhe a história e olha para o
educador. |
C - "Este!" |
O educador sorri. |
E - "Então podes trazer a história!" |
A
criança dirige-se ao educador e começa a contar a história. |
Atividades Programadas pelo Educador |
4 |
O educador encontra-se sentado individualmente com
a criança. |
Feedback positivo
|
Participação no diálogo |
E - "Senta-te aqui junto a mim!" |
Questionamento |
Aceitação da proposta da educadora |
A criança senta-se. |
Escuta (direcionada) |
Tomada dedecisão conduzida |
E - "Pensa numa palavra para fazeres um desenho e uma
Adivinha". |
A criança pensa e sorri. |
C - "Um carro!" |
E - "Muito bem, podes desenhar!" |
A criança começa a desenhar. |
C - "Posso pintá-lo de azul?" |
E - "Sim, podes pintar com a cor que quiseres. De que cor
vais pintar as rodas e as janelas?" |
C - "As rodas em amarelo e as janelas em cor de laranja.
Ah, e vou fazer uma porta!" |
E - "Muito bem, vai ficar muito bonito!" |
5 |
As crianças encontram-se em GG. |
Recetividade face à escolha da
criança, embora apenas em relação a uma parte da tarefa proposta |
Sugestão de possibilidade de
concretização da tarefa proposta pela educadora (escolha do espaço de
realização da atividade) |
E - "Meninos, hoje temos uma atividade de colagem para fazer. Para onde
querem ir?" |
Encorajamento do grupo |
Justificação da sua escolha |
C - "Podíamos ir lá para fora fazer!" |
Parceria com o grupo |
E - "Levamos as mesas para o exterior e trabalhamos
lá?" |
C - "Sim, está sol e podemos aproveitar!" |
E - "Está bem, vamos lá então!" |
6 |
A criança encontra-se sentada com o educador no
banco |
Indisponibilidade face à proposta da criança |
Passividade, ausência de envolvimento |
C - "Posso ir brincar para a areia?" |
E -"Não pode ser, ficas aqui!" |
C fica
sentada, expressão neutra, a observar os pares, passivamente. |
Atividade Programada pela Criança/Grupo
Atividade |
7 |
As crianças encontram-se em GG. |
Questionamento |
Expressão de escolha |
E - "O que querem fazer?" |
Escuta |
Justificação da sua escolha |
C - "Aquilo que fizemos no outro dia!" |
Alargar ao GG a proposta de uma criança |
Planificação, em parceria
com a educadora, da tarefa a realizar |
E - "O quê?" |
Suporte à continuidade da
ação |
C1 - "O circuito?" |
C - "Sim!" |
E - "Ah… Meninos, querem fazer o circuito?" |
O grupo - "Sim, é giro!" |
O educador define com o grupo o circuito a
realizar. |