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Editorial

Aos leitores da revista Psico-USF, temos o prazer de apresentar o volume 21, número 2. Neste exemplar são oferecidos 16 estudos e uma resenha, que abordam diversos temas. Desejamos a todos uma proveitosa leitura.

Esta edição da revista inicia-se com o estudo Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS): Adaptação e Evidências de Validade, de autoria de Greici Rössler Macuglia, Rosa Maria Martins de Almeida, Fabiane Caillava-Santos e Cláudia Hofheinz Giacomoni. A pesquisa das autoras teve como objetivo adaptar e investigar evidências de validade de conteúdo da BADS para o contexto brasileiro.

O objetivo do trabalho de Priscilla Soares de França, Jean Carlos Natividade e Fívia de Araújo Lopes foi buscar evidências de validade da versão adaptada para o Brasil da Escala Amor. O título desse artigo é Evidências de Validade da Versão Brasileira da Escala Amor do Marriage and Relationships Questionnaire (MARQ).

Vinicius Carvalho de Vasconcellos e Elaine Rabelo Neiva realizaram um estudo com o intuito de descrever o desenvolvimento e fornecer evidências de validade da Escala de Expectativas de Carreira na Organização. Esse trabalho é intitulado de Escala de Expectativas de Carreira na Organização: Desenvolvimento e Evidências de Validade.

Factor structure of Raven's Coloured Progressive Matrices, é um estudo que foi desenvolvido por Monalisa Muniz, Cristiano Mauro Assis Gomes e Sonia Regina Pasian. Os autores tiveram como objetivo verificar a estrutura fatorial das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven - MPC.

As contribuições de Cynthia de Freitas Melo, João Carlos Alchieri, João Lins de Araújo Neto e Fabrício Augusto de Freitas Melo podem ser consultadas no estudo intitulado Scale for Assessment of Effectiveness of Family Health Strategy by Users. O trabalho visa apresentar a criação de um instrumento de avaliação da eficácia da Estratégia Saúde da Família (ESF).

A pesquisa Escala de Necessidade de Pertencimento: Adaptação e evidências de validade foi realizada por Camila Azevedo Gastal e Ronaldo Pilati. O objetivo desse estudo foi adaptar e produzir evidências de validade da Escala de Necessidade de Pertencimento (ENP) para o contexto brasileiro.

Gilmara Leite, Izabel Hazin, Laura Aragão, Artemis Paiva de Paula, Ediana Gomes, Danielle Garcia, Priscila Barros, João Carlos Alencar, Helenice Charchat Fichman e Rosinda Martins Oliveira tiveram o intuito de investigar o desempenho de crianças da região nordeste, entre 7 e 10 anos, em tarefas de fluência verbal fonológica e semântica. O artigo tem como título Performance of Children in Phonemic and Semantic Verbal Fluency Tasks.

Getting Started in Elementary School: Cognitive Competence, Social Skills, Behavior and Stress é o estudo de Marta Regina Gonçalves Correia-Zanini e Edna Maria Marturano. As autoras tiveram como objetivo verificar estabilidade e mudança em indicadores de desempenho acadêmico, inteligência geral, habilidades sociais, ajustamento comportamental e estresse entre o 1º, o 2º e o 3º ano do Ensino Fundamental - EF.

O foco do trabalho de Fernanda Aparecida Szareski Pezzi, Tagma Marina Schneider Donelli e Angela Helena Marin foi compreender as causas e a vivência do fracasso escolar, entendido como a distorção entre idade e ano escolar de dois ou mais anos de ensino, por meio da percepção de adolescentes com histórico de fracasso escolar, bem como de seus pais e professores. O título do artigo é School Failure in the Perception of Adolescents, Parents and Teachers.

As Atribuições de Causalidade e as Estratégias Autoprejudiciais de Alunos do Curso de Pedagogia foi desenvolvida por Danielle Ribeiro Ganda e Evely Boruchovitch. Essa pesquisa teve como objetivo investigar duas variáveis relacionadas à autorregulação: as atribuições de causalidade e o uso de estratégias autoprejudiciais.

Karina Botti-Manoel, José Aloyseo Bzuneck e Fábio Alexandre Pereira Scacchetti investigaram a eficácia coletiva de professores e sua associação com percepções de apoio no contexto escolar. O estudo é intitulado A Relação entre Eficácia Coletiva de Professores e Percepção de Apoios na Escola.

O artigo The Motivation of High School Students by Achievement Goals buscou identificar, descrever e analisar as metas de realização de estudantes do Ensino Médio de uma cidade paulista. A autoria é de Marcelo Simões Mendes.

Valores Humanos e Atitudes Homofóbicas Flagrante e Sutil foi desenvolvido por Estefânea Élida da Silva Gusmão, Bruna da Silva Nascimento, Valdiney Veloso Gouveia, Laurentino Gonçalo Ferreira Filho, Káren Maria Rodrigues da Costa, Hysla Magalhães de Moura e Renan Pereira Monteiro. Os autores tiveram como objetivo verificar em que medida os valores humanos estão relacionados com a homofobia flagrante e sutil.

Sheila Giardini Murta, Rafael Alberto Moore, Ana Aparecida Vilela Miranda, Eudes Diógenes Alves Cangussú, Karine Brito dos Santos, Karinne Leissa Torres Bezerra e Lydia Galdino Veras desenvolveram o trabalho Efeitos de um Programa de Prevenção à Violência no Namoro. O estudo avaliou os efeitos de uma intervenção para prevenção à violência no namoro sobre intenções de enfrentamento a esse tipo de violência, dificuldades em regulação das emoções e endosso a normas tradicionais de papéis de gênero masculino.

As autoras Bianca Aparecida Ribeiro Singulane, Nayara Baptista Silva e Laisa Marcorela Andreoli Sartes buscaram avaliar o histórico, envolvimento recente e fatores associados à violência e à criminalidade entre dependentes de crack em tratamento em Comunidades Terapêuticas (CTs). O artigo é intitulado Histórico e Fatores Associados à Criminalidade e Violência entre Dependentes de Crack.

A Humanização do Sistema de Justiça por meio do Depoimento Especial: Experiências e Desafios é de autoria de Cátula Pelisoli e Débora Dalbosco Dell'Aglio. O objetivo desse trabalho foi verificar a percepção de trabalhadores do Poder Judiciário sobre o Depoimento Especial (DE), com foco na atuação do psicólogo, a partir de entrevistas com profissionais do estado do Rio Grande do Sul com experiência nesse método.

Por fim, neste volume, é apresentada uma resenha do livro Saúde Mental na Escola: O que os Educadores Devem Saber, escrita por Janaína Mandra Garcia. Dessa forma, encerramos este editorial desejando que nossos leitores possam adquirir novos e significativos conhecimentos por meio desta edição.

Agosto de 2016

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Aug 2016
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