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Biossegurança: comportamento dos alunos de Odontologia em relação ao controle de infecção cruzada

Biosecurity: behavior of dental students in control of cross infection

Resumos

O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento de acadêmicos de Odontologia com relação ao controle da infecção cruzada, verificando se alunos que estão mais adiantados no curso de formação profissional apresentam melhores condutas de biossegurança. Os temas abordados contemplaram: etapas dos processos de esterilização (desinfecção pré-lavagem, lavagem e esterilização); desinfecção de superfícies e utilização de barreira mecânica. Para isto foram sorteados 117 alunos matriculados nas clínicas da faculdade, convidados a responder um questionário com 19 perguntas objetivas. As respostas foram submetidas à análise descritiva e ao teste do χ². Foi verificado que 94,0% dos alunos não realizam desinfecção pré-lavagem, 86,2% sempre fazem a lavagem dos instrumentais antes da esterilização e 2,5% utilizam proteção das mãos adequada para este fim. A desinfecção das superfícies é realizada por 52% dos alunos e a barreira mecânica é habitualmente utilizada por 73% deles. A análise estatística identificou que alunos do oitavo e nono períodos apresentam melhor comportamento na conduta de organização do instrumental para esterilização e desinfecção de superfícies. E constatou-se que alunos dos períodos mais avançados apresentam melhores condutas. Não há uma padronização no comportamento a respeito da prevenção da infecção cruzada no que diz respeito às etapas básicas de biossegurança no centro acadêmico avaliado.

esterilização; desinfecção; exposição a agentes biológicos; ensino; educação superior


The aim of this study was to evaluate the behavior of dental students regarding cross infection control, verify that students who are more advanced in the course had better biosecurity conduct. The topics covered included: stages of sterilization processes (disinfection pre-washing, washing and sterilization), surface disinfection and use of mechanical barrier. For this 117 students enrolled in clinical discipline were randomly selected and invited to answer a questionnaire with 19 objective questions. The responses were analyzed descriptively and the χ² test. It was found that 94.0% of students do not perform disinfection prewash, 86.2% always do the washing of instruments prior to sterilization and 2.5% use hand protection appropriate for this purpose. Disinfection of surfaces is performed by 52% of the students and the mechanical barrier is commonly used by 73% of them. Statistical analysis identified that students in eighth and ninth periods have better behavior in to organization of the instrumental for sterilization and to disinfection of surfaces. It was found that students in the later periods show better behavior. There is no a pattern in behavior regarding the prevention of cross infection to the basic steps of biosafety academic center evaluated.

sterilization; disinfection; exposure to biological agents; teaching; education, higher


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    2012

Histórico

  • Recebido
    31 Out 2011
  • Aceito
    12 Nov 2012
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