COMUNICAÇÃO BREVE
Os 10 anos da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Isaura Setenta Porto
Doutora e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem Hospitalar e Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica; Editora Chefe da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, da Escola de Enfermagem Anna Nery / UFRJ. Pesquisadora do CNPq.
Em 2007, a Escola Anna Nery Revista de Enfermagem está completando dez anos de existência. Exatamente no mês de julho de 1997 foi divulgado seu número especial de lançamento. Neste período, a Revista evoluiu apresentando alguns contrastes marcantes pelas suas mudanças e/ou permanências.
As mudanças foram determinadas pela busca de constante aperfeiçoamento da própria Revista e também, pelas exigências da política editorial da área da Enfermagem. As permanências foram determinadas pela tradição que marca a Escola, na qual a Revista surgiu e se desenvolveu. A tradição tem um papel preservador de valores institucionais caros e também se renova através da invenção de novas tradições.
Uma das mudanças diz respeito ao tipo de produção científica, que tem sido publicada na Revista, que evoluiu de manuscritos do tipo característico de reflexão, ensaio, revisão crítica e relato de experiência, para a publicação de uma maioria de manuscritos de pesquisa, por influência das exigências (inter)nacionais de indexação, uma das direções da política editorial vigente.
Outra mudança encontra-se nas modificações do projeto editorial da Revista por três vezes nesses dez anos, na busca de uma sintonia compatível com a qualidade exigida pelos seus consumidores e novos tempos editoriais. Sua representatividade evoluiu de regional para (inter)nacional, uma outra mudança significativa.
Por outro lado, uma das permanências mais fortes da Revista é sua seção de fac-símile, na qual se privilegia o resgate de documentos históricos singulares, fruto de um movimento institucional característico e constante. Esta é uma nova tradição.
Assim, de julho de 1997 a junho de 2007 a Revista publicou 475 artigos: (100%) sendo que, 276 artigos divulgam pesquisas (58,1%); 86 artigos são reflexões e ensaios (18,1%); 55 artigos apresentam relatos de experiência (11,6%); 28 artigos são revisões críticas (5,9%); 25 artigos documentam conferências e discursos1, cursos2e páginas do estudante (5,2%) e 5 artigos são biografias (1,1%). Além destes tipos de artigos ainda são publicados comunicações breves, fac-símiles, editoriais, cartas ao editor e resumos. Esta é uma pequena amostra da produtividade da Revista. Outras mais seriam possíveis. Mas, nesta oportunidade, se trata de comunicar um evento que é especial para a Escola e seus professores, os leitores da Revista e os demais interessados no movimento editorial de periódicos da Enfermagem no Brasil e na América Latina. Assim, para marcar seu aniversário de uma década, a Revista realizará uma comemoração em outubro de 2007, como parte dos eventos comemorativos dos 70 anos de inserção da Escola de Enfermagem Anna Nery na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste sentido, a Escola Anna Nery Revista de Enfermagem convida a todos para celebrarem juntos seu aniversário.
Palavras-chave: Enfermagem. Publicações de Divulgação Científica. Ciência. Conhecimento. Comunicação e Divulgação Científica.
Recebido em22/01/2005
Reapresentado em04/04/2005
Aprovado em 20/06/2005
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
30 Nov 2009 -
Data do Fascículo
Jun 2007