EDITORIAL
Propostas acertadas
Como sempre, desejamos que esse seja um ano muito produtivo para todos os profissionais de nossa área e de áreas correlatas.
Esse fascículo conta com 20 artigos englobando os variados campos de abrangência da
Fonoaudiologia â da saúde e da educação. São trabalhos desenvolvidos em várias Instituições, de diferentes regiões do país, apresentados sob a forma de artigos originais , artigos de revisão e relatos de casos.
As marcações de tempo nos fazem pensar e falar sobre a "primeira Revista do ano de 2012". Entretanto, o preparo desses artigos que agora recebem começou certamente há alguns anos. São frutos da vontade de pesquisadores e de clínicos em compartilhar seus achados, partindo do esforço para descobrir respostas que, na maioria das vezes, levam às próximas dúvidas gerando o movimento necessário ao desenvolvimento de nossa ciência.
É um prazer poder compartilhar desses caminhos.
Buscas por novidades â quantas vezes ouvimos nossos alunos dizendo que determinado assunto não lhe interessa pois "já se conhece muito sobre isso". Querem pesquisar algo de "grande relevância" ou "inédito â mesmo que depois digam que não encontram nada na literatura para poder fazer a discussão...
Buscas por aprofundamento â quão rico e difícil é realizar uma boa revisão sistemática da
literatura, assuntos que o pesquisador deve certamente conhecer e que ao revisá-los pode se deparar com diferentes abordagens metodológicas, discordantes ou coincidentes opiniões. Difícil também é buscar o aprofundamento a partir de pesquisas controladas â construção do método, reprodutividade, erro, controle das variáveis, interpretação dos dados â sem mencionar as discussões sobre "estudos e/ou dados objetivos e subjetivos" (ou o improvável resultado mágico que números trazem). Não existem "dados objetivos" sem interpretação e essa encontra-se sempre à margem do conhecimento,
experiência e visão dos pesquisadores.
Buscas por descobertas â divulgar o que foi constatado na prática, com dados dos participantes dos estudos ou de determinado caso. Aqueles casos especiais que despertam novos caminhos ou que confirmam caminhos conhecidos.
Enfim chegar a um produto: conseguir escrever com desenvoltura sobre aquilo que "você" conhece, ou que passou a conhecer após os caminhos da pesquisa científica.
E assim recomeçamos. Mais um ano que tenho o grande prazer de acompanhar a Revista CEFAC.
Muitos desafios antigos permanecem, enquanto os novos vão sempre aparecendo, como que para testar nossa capacidade de continuar batalhando.
A luta continua e, principalmente, o otimismo também. Sempre; pois afinal é um orgulho ser Fonoaudiólogo.
...e tentando acompanhar a rapidez das informações e imediatismo do mundo atual!
Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini
Editora Científica
Revista CEFAC Atualização em Saúde e Educação
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
02 Mar 2012 -
Data do Fascículo
Fev 2012