Acessibilidade / Reportar erro

Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição

Resumos

Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação das universidades e resulta da tese de doutorado da autora. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo históricodialético. Esse quadro teórico pode ser organizado, pelo núcleo das representações dos professores, em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação. A análise dessas tendências revela um movimento de superação dos paradigmas tradicionais presentes na organização curricular na universidade.

Educação; Educação Ambiental; Natureza; Paradigmas


This article considers theoretical references used in the formation of environmental educators in undergraduate courses. These references define a theoretical picture when they are analysed considering the historical and dialectic materialism's methodological referential. Considering the professors' nucleus of representations, this theoretical picture can be organised in natural, rational and historical conceptions about the man-nature relationship and theirs representations of education. The analysis of these tendencies reveals a superation movement of the traditional paradigms that are present in the curricular organisation in the university.

Education; Environmental Education; Nature; Paradigms


ARTIGOS

Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis

Professora Assistente, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu, São Paulo, Brasil. Apoio: CAPES/PICD (e-mail: mariliatozoni@uol.com.br)

RESUMO

Este artigo trata dos pressupostos teóricos presentes na formação dos educadores ambientais nos cursos de graduação das universidades e resulta da tese de doutorado da autora. Esses pressupostos definem um quadro teórico analisado a partir do referencial metodológico do materialismo históricodialético. Esse quadro teórico pode ser organizado, pelo núcleo das representações dos professores, em concepções naturais, racionais e históricas da relação homem-natureza e da educação. A análise dessas tendências revela um movimento de superação dos paradigmas tradicionais presentes na organização curricular na universidade.

Unitermos: Educação, Educação Ambiental, Natureza, Paradigmas.

ABSTRACT

This article considers theoretical references used in the formation of environmental educators in undergraduate courses. These references define a theoretical picture when they are analysed considering the historical and dialectic materialism's methodological referential. Considering the professors' nucleus of representations, this theoretical picture can be organised in natural, rational and historical conceptions about the man-nature relationship and theirs representations of education. The analysis of these tendencies reveals a superation movement of the traditional paradigms that are present in the curricular organisation in the university.

Keywords: Education, Environmental Education, Nature, Paradigms.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

ALTVATER, E. Os desafios da globalização e da crise ecológica para o discurso da democracia e dos direitos humanos. In: HELLER, A. et al. A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BOSQUET, M. Ecologia e política. Lisboa: Notícias, 1976.

CAMPOS, M.M.F. Educação ambiental e paradigmas de interpretação da realidade: tendências reveladas. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Campinas: UNICAMP. 2000.

CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. 9ª ed. São Paulo: Cultrix, 1993.

CASTORIADIS, C. & COHN-BENDIT, D. Da ecologia à autonomia. São Paulo: Brasiliense, 1981.

CHANNEL, D.F. The vital machine. Oxford: Oxford University Press, 1991.

CHAUÍ, M. Vida e obra. In: ROUSSEAU. São Paulo: Nova Cultural, 1999. v. 1. (Os Pensadores) CMMAD. Nosso futuro comum. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

COMENIO, J.A. Didática Magna. 3. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1957. DESCARTES, R. Discurso do método. In: DESCARTES. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Os Pensadores)

DIEGUES, A.C.S. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: NUPAUB-USP, 1994.

DUPUY, J.P. Introdução à crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

ENGELS, F. A dialética da natureza. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, s/d. FLICKINGER, H.G. O ambiente epistemológico da educação ambiental. Educação e Realidade. v. 19, p. 197 - 207, 1994.

FORUM INTERNACIONAL DAS ONGs. Tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global. Rio de Janeiro: 1995.

GOLDEMBERG, M. (org.) Ecologia, ciência e política. Rio de Janeiro: Revan, 1992.

GRÜN, M. Ética e educação ambiental : a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996.

GUATTARI, F. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1991.

HARGROVE, E. Ética ambiental e educação ambiental. Educação e Realidade. 209-214, v. 19, 1994.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. 9ª. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

HELLER, A. & FEHRÉR, F. A condição política pós-moderna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

HELLER, A. et al. A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

IANNI, O. Dialética & Capitalismo: ensaio sobre o pensamento de Marx. Petrópolis: Vozes, 1982.

KLOPPENBURG JR, J.R. First the seed. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.

LEIS, H. R. (org) Ecologia e política mundial. Petrópolis: Vozes, 1991.

LEIS, H. R. O labirinto : ensaios sobre ambientalismo e globalização. São Paulo: Gaia, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 1986.

LYOTARD, J-F. A condição pós-moderna. 5ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 1991.

MARCONDES, D. A crise de paradigmas e o surgimento da Modernidade. In: BRANDÃO, Z. (org). A crise dos paradigmas e educação. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 1999. (Questões da Nossa Época, 35)

MÀRKUS, G. Marxismo y "antropologia". Barcelona: Grijalbo, 1974.

MARX, K & ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1979.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

MARX, K. Manuscritos económicos-filosóficos. Edições 70. 1993.

MARX, K. O Capital : crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

MEADOWS, D. H.; MEADOWS, D. L.; RANDERS, J.; & BEHRENS, I. W. W. Limites do Crescimento: um relatório para o projeto do Clube de Roma sobre o dilema da humanidade. São Paulo: Perspectiva, 1978.

MÉDICI, A. C. Marx e o meio ambiente. In: Por que Marx? Rio de Janeiro: Graal, 1983.

MORIN, E. et al. O problema epistemológico da complexidade. Lisboa: Publicações Europa América, s/d. ONU. Promoção de ensino, da conscientização e do treinamento. Agenda 21. [on line] Rio de Janeiro, 1992. [22 de janeiro de 2000] www.marinasilva.gov.br

PRIGOGINE, I. & STENGERS, I. A nova aliança. 3ª ed. Brasília: Editora da UnB, 1997.

ROMANO, R. A crise dos paradigmas e a emergência da reflexão ética hoje. Educação e Sociedade. [on line] v. 19. nº 65, p. 28, 1998 [site www//unicamp.br).

ROUSSEAU, J. J. Do contrato social: ou princípios do direito político. In: Rousseau. v. 1. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Os Pensadores)

ROUSSEAU, J.J. Emílio : ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SANTOS, B.S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências. Lisboa: Afrontamento, 1995.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria do meio ambiente. Educação ambiental e desenvolvimento: documentos oficiais. São Paulo, 1994.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 4ª ed. São Paulo: Autores Associados, 1994.

SCHIMIDT, A. El concepto de naturaleza en Marx. México: Siglo Veintiuno Editores, 1976.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Artigo recebido em 18 de abril de 2001 e selecionado para publicação em 12 de abril de 2002.

  • ALTVATER, E. Os desafios da globalização e da crise ecológica para o discurso da democracia e dos direitos humanos. In: HELLER, A. et al. A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.
  • BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
  • BOSQUET, M. Ecologia e política Lisboa: Notícias, 1976.
  • CAMPOS, M.M.F. Educação ambiental e paradigmas de interpretação da realidade: tendências reveladas. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Campinas: UNICAMP. 2000.
  • CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. 9ª ed. São Paulo: Cultrix, 1993.
  • CASTORIADIS, C. & COHN-BENDIT, D. Da ecologia à autonomia São Paulo: Brasiliense, 1981.
  • CHANNEL, D.F. The vital machine Oxford: Oxford University Press, 1991.
  • CHAUÍ, M. Vida e obra In: ROUSSEAU. São Paulo: Nova Cultural, 1999. v. 1. (Os Pensadores) CMMAD. Nosso futuro comum 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.
  • COMENIO, J.A. Didática Magna 3. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1957.
  • DESCARTES, R. Discurso do método In: DESCARTES. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Os Pensadores)
  • DIEGUES, A.C.S. O mito moderno da natureza intocada São Paulo: NUPAUB-USP, 1994.
  • DUPUY, J.P. Introdução à crítica da economia política Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
  • ENGELS, F. A dialética da natureza 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, s/d.
  • FLICKINGER, H.G. O ambiente epistemológico da educação ambiental. Educação e Realidade v. 19, p. 197 - 207, 1994.
  • FORUM INTERNACIONAL DAS ONGs. Tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global Rio de Janeiro: 1995.
  • GOLDEMBERG, M. (org.) Ecologia, ciência e política Rio de Janeiro: Revan, 1992.
  • GRÜN, M. Ética e educação ambiental : a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996.
  • GUATTARI, F. As três ecologias Campinas: Papirus, 1991.
  • HARGROVE, E. Ética ambiental e educação ambiental. Educação e Realidade 209-214, v. 19, 1994.
  • HARVEY, D. A condição pós-moderna 9ª. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
  • HELLER, A. & FEHRÉR, F. A condição política pós-moderna Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
  • HELLER, A. et al. A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.
  • IANNI, O. Dialética & Capitalismo: ensaio sobre o pensamento de Marx. Petrópolis: Vozes, 1982.
  • KLOPPENBURG JR, J.R. First the seed Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
  • KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
  • KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas São Paulo: Perspectiva, 1987.
  • LEIS, H. R. (org) Ecologia e política mundial Petrópolis: Vozes, 1991.
  • LEIS, H. R. O labirinto : ensaios sobre ambientalismo e globalização. São Paulo: Gaia, 1996.
  • LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 4ª ed. São Paulo: Loyola, 1986.
  • LYOTARD, J-F. A condição pós-moderna 5ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
  • MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna São Paulo: Cortez, 1991.
  • MARCONDES, D. A crise de paradigmas e o surgimento da Modernidade. In: BRANDÃO, Z. (org). A crise dos paradigmas e educação 5ª ed. São Paulo: Cortez, 1999. (Questões da Nossa Época, 35)
  • MÀRKUS, G. Marxismo y "antropologia". Barcelona: Grijalbo, 1974.
  • MARX, K & ENGELS, F. A ideologia alemã São Paulo: Hucitec, 1979.
  • MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
  • MARX, K. Manuscritos económicos-filosóficos Edições 70. 1993.
  • MARX, K. O Capital : crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
  • MEADOWS, D. H.; MEADOWS, D. L.; RANDERS, J.; & BEHRENS, I. W. W. Limites do Crescimento: um relatório para o projeto do Clube de Roma sobre o dilema da humanidade. São Paulo: Perspectiva, 1978.
  • MÉDICI, A. C. Marx e o meio ambiente. In: Por que Marx? Rio de Janeiro: Graal, 1983.
  • MORIN, E. et al. O problema epistemológico da complexidade Lisboa: Publicações Europa América, s/d.
  • ONU. Promoção de ensino, da conscientização e do treinamento. Agenda 21. [on line] Rio de Janeiro, 1992. [22 de janeiro de 2000] www.marinasilva.gov.br
  • PRIGOGINE, I. & STENGERS, I. A nova aliança 3ª ed. Brasília: Editora da UnB, 1997.
  • ROMANO, R. A crise dos paradigmas e a emergência da reflexão ética hoje. Educação e Sociedade [on line] v. 19. nº 65, p. 28, 1998 [site www//unicamp.br).
  • ROUSSEAU, J. J. Do contrato social: ou princípios do direito político. In: Rousseau v. 1. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Os Pensadores)
  • ROUSSEAU, J.J. Emílio : ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
  • SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna Rio de Janeiro: Graal, 1989.
  • SANTOS, B.S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.
  • SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências Lisboa: Afrontamento, 1995.
  • SÃO PAULO (Estado) Secretaria do meio ambiente. Educação ambiental e desenvolvimento: documentos oficiais. São Paulo, 1994.
  • SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 4ª ed. São Paulo: Autores Associados, 1994.
  • SCHIMIDT, A. El concepto de naturaleza en Marx México: Siglo Veintiuno Editores, 1976.
  • VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    2002

Histórico

  • Aceito
    12 Abr 2002
  • Recebido
    18 Abr 2001
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br