Resumos
Vários autores têm refletido sobre o papel das metáforas e das analogias tanto na produção do conhecimento em áreas específicas do saber, quanto na construção do conhecimento no âmbito do desenvolvimento de uma disciplina escolar. Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado em que foram realizadas observações de professores de biologia no Ensino Médio com o objetivo de investigar o uso espontâneo de analogias em sala de aula e apresenta os resultados obtidos em uma comparação estabelecida entre o uso espontâneo de analogias e o modelo TWA - Teaching With Analogies modificado (Harrison & Treagust, 1994), que é um modelo aceito em vários contextos para o ensino com analogias. Tendo em vista as considerações que vêm sendo levantadas por alguns autores que tratam desse tema, como, por exemplo, o trabalho de Wilbers & Duit (2001) e a partir das observações sobre uso espontâneo de analogias em sala de aula foi possível evidenciar algumas limitações desse modelo.
ensino de ciências; ensino de biologia; analogias
Many writers have reflected upon the subject of metaphors and analogies, to bring understanding to areas of specific knowledge, and to facilitate knowledge in the development of a scholastic discipline. This paper is part of a Masters dissertation in which high school biology teachers were observed, with the objective of assessing the spontaneous use of analogies in the classroom. It presents the results obtained from a comparison made between the spontaneous use of analogies and the TWA model - Teaching With Analogies (Harrison & Treagust, 1994), which is a model approved in several contexts for teaching with analogies. Observing issues that have been raised by some writers, as for example, Wilbers & Duit (2001) and from observations of spontaneous use of analogies in the classroom it was possible to highlight some limitations of this model.
analogies; biology teaching; science teaching
ARTIGOS
Uso espontâneo de analogias por professores de biologia e o uso sistematizado de analogias: que relação?1
The spontaneous use of analogies by biology teachers and the use of systemic analogies: which works?
Daniela Frigo FerrazI; Eduardo Adolfo TerrazzanII
IMestre em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Educação, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil. e-mail: danielaferraz@terra.com.br
IIProfessor Doutor, Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil. e-mail: eduterra@ce.ufsm.br
RESUMO
Vários autores têm refletido sobre o papel das metáforas e das analogias tanto na produção do conhecimento em áreas específicas do saber, quanto na construção do conhecimento no âmbito do desenvolvimento de uma disciplina escolar. Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado em que foram realizadas observações de professores de biologia no Ensino Médio com o objetivo de investigar o uso espontâneo de analogias em sala de aula e apresenta os resultados obtidos em uma comparação estabelecida entre o uso espontâneo de analogias e o modelo TWA Teaching With Analogies modificado (Harrison & Treagust, 1994), que é um modelo aceito em vários contextos para o ensino com analogias. Tendo em vista as considerações que vêm sendo levantadas por alguns autores que tratam desse tema, como, por exemplo, o trabalho de Wilbers & Duit (2001) e a partir das observações sobre uso espontâneo de analogias em sala de aula foi possível evidenciar algumas limitações desse modelo.
Unitermos: ensino de ciências; ensino de biologia; analogias.
ABSTRACT
Many writers have reflected upon the subject of metaphors and analogies, to bring understanding to areas of specific knowledge, and to facilitate knowledge in the development of a scholastic discipline. This paper is part of a Masters dissertation in which high school biology teachers were observed, with the objective of assessing the spontaneous use of analogies in the classroom. It presents the results obtained from a comparison made between the spontaneous use of analogies and the TWA model Teaching With Analogies (Harrison & Treagust, 1994), which is a model approved in several contexts for teaching with analogies. Observing issues that have been raised by some writers, as for example, Wilbers & Duit (2001) and from observations of spontaneous use of analogies in the classroom it was possible to highlight some limitations of this model.
Keywords: analogies; biology teaching; science teaching.
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Artigo recebido em janeiro de 2003 e selecionado para publicação em agosto de 2003.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
08 Out 2009 -
Data do Fascículo
2003
Histórico
-
Recebido
Jan 2003 -
Aceito
Ago 2003