Resumos
O estudo analisa o conhecimento escolar em ciências expresso em livros didáticos brasileiros, focalizando as ilustrações sobre o tema estações do ano em quinze exemplares voltados para as séries iniciais do ensino fundamental. Grande parte das representações encontradas contrasta com o que observamos no Hemisfério Sul e, mais especificamente, em diversas regiões do Brasil. Argumentamos que boa parte dos problemas encontrados nessas ilustrações é fruto de uma importação acrítica de representações didáticas elaboradas em regiões do Hemisfério Norte. Tal importação não se deu de forma isolada, possuindo raízes históricas que remontam ao próprio processo de escolarização do Brasil. Considerando o importante papel que os livros didáticos têm historicamente assumido na educação brasileira, o presente estudo aponta-nos para caminhos formativos que problematizem tanto a seleção e organização dos diversos conteúdos quanto a homogeneidade apresentada nos diversos materiais curriculares.
currículo; ensino de ciências; ensino fundamental; estações do ano; livros didáticos
This article analyses science school knowledge expressed in Brazilian textbooks, focusing on the images of the seasons represented in fifteen Primary science textbooks. A great number of these textbooks illustrations are different to what can be observed in Southern hemisphere and even in different regions of Brazil. We argue that these problems occur due to non-critical importation of Northern Hemisphere illustrations of the pattern of the seasons. This importation has historical roots that go back to Brazilian schooling process. Considering the role played by textbooks in Brazilian education, this study has implications for teacher education not only in terms of the selection of school content and organisation, but also in relation to similar patterns of representation found in curriculum materials.
curriculum; science education; primary education; seasons; textbooks
ARTIGOS
Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências1 1 Este texto é uma tradução adaptada e ampliada do original em inglês de Selles & Ferreira (2002), apresentado no X Simpósio da International Organization for Science and Technology Education (IOSTE).
Historic-cultural influences about patterns of representantions about seasons in primary school science textbooks
Sandra Escovedo SellesI; Marcia Serra FerreiraII
IDoutora em Educação em Ciências, professora da Faculdade de Educação e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (<http://www.uff.br/edu>). E-mail: seselles@ar.microlink.com.br
IIDoutoranda em Educação UFRJ. Professora da Faculdade de Educação e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: mserra@ufrj.br
RESUMO
O estudo analisa o conhecimento escolar em ciências expresso em livros didáticos brasileiros, focalizando as ilustrações sobre o tema estações do ano em quinze exemplares voltados para as séries iniciais do ensino fundamental. Grande parte das representações encontradas contrasta com o que observamos no Hemisfério Sul e, mais especificamente, em diversas regiões do Brasil. Argumentamos que boa parte dos problemas encontrados nessas ilustrações é fruto de uma importação acrítica de representações didáticas elaboradas em regiões do Hemisfério Norte. Tal importação não se deu de forma isolada, possuindo raízes históricas que remontam ao próprio processo de escolarização do Brasil. Considerando o importante papel que os livros didáticos têm historicamente assumido na educação brasileira, o presente estudo aponta-nos para caminhos formativos que problematizem tanto a seleção e organização dos diversos conteúdos quanto a homogeneidade apresentada nos diversos materiais curriculares.
Unitermos: currículo, ensino de ciências, ensino fundamental, estações do ano, livros didáticos.
ABSTRACT
This article analyses science school knowledge expressed in Brazilian textbooks, focusing on the images of the seasons represented in fifteen Primary science textbooks. A great number of these textbooks illustrations are different to what can be observed in Southern hemisphere and even in different regions of Brazil. We argue that these problems occur due to non-critical importation of Northern Hemisphere illustrations of the pattern of the seasons. This importation has historical roots that go back to Brazilian schooling process. Considering the role played by textbooks in Brazilian education, this study has implications for teacher education not only in terms of the selection of school content and organisation, but also in relation to similar patterns of representation found in curriculum materials.
Keywords: curriculum, science education, primary education, seasons, textbooks.
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Artigo recebido em abril de 2003 e selecionado para publicação em dezembro de 2003.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
15 Set 2009 -
Data do Fascículo
2004
Histórico
-
Aceito
Dez 2003 -
Recebido
Abr 2003