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O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras

The development of the pedagogical content knowledge about the sexuality in teachers' practice

Resumos

Neste artigo, relatamos uma investigação sobre o desenvolvimento do "conhecimento pedagógico do conteúdo" de Sexualidade entre professoras que trabalham com essa temática. Através da utilização do método fenomenológico foram realizadas entrevistas individuais com três professoras do Ensino Fundamental, que trabalham na rede municipal de ensino de Uberlândia. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível apontar algumas conclusões a respeito do desenvolvimento profissional de professores e sua relação com um ensino efetivo.

Educação Sexual; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Fenomenologia


This article presents the results of a survey carried out to understand the development of "pedagogical content knowledge" in the teaching of sexuality amongst teachers who work with this topic. Using the phenomenological approach, individual interviews were carried out with three female Elementary School teachers working in Uberlândia municipal school system, in Minas gerais State, Brazil. By analyzing these interviews, it was possible to reach some conclusions regarding teachers' professional development and its relationship with effective teaching.

Sexual Education; Pedagogical Content Knowledge; Phenomelogical


O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de sexualidade na vivência das professoras

The development of the pedagogical content knowledge about the sexuality in teachers' practice

Mirian Pacheco SilvaI; Washington Luiz Pacheco de CarvalhoII

IMestre em Educação para a Ciência pela Facul dade de Ciências – Unesp – Campus de Bauru - SP. Doutoranda em Educação pela Unicamp. E-mail: mirianps@unicamp.br

IIProfessor Adjunto do Depto. de Física e Química – Feis/Unesp de Ilha Solteira. Professor e Orientador no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência - FC/Unesp de Bauru - SP. E-mail: washcar@fqm.feis.unesp.br

RESUMO

Neste artigo, relatamos uma investigação sobre o desenvolvimento do "conhecimento pedagógico do conteúdo" de Sexualidade entre professoras que trabalham com essa temática. Através da utilização do método fenomenológico foram realizadas entrevistas individuais com três professoras do Ensino Fundamental, que trabalham na rede municipal de ensino de Uberlândia. A partir da análise dessas entrevistas, foi possível apontar algumas conclusões a respeito do desenvolvimento profissional de professores e sua relação com um ensino efetivo.

Unitermos: Educação Sexual, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Fenomenologia.

ABSTRACT

This article presents the results of a survey carried out to understand the development of "pedagogical content knowledge" in the teaching of sexuality amongst teachers who work with this topic. Using the phenomenological approach, individual interviews were carried out with three female Elementary School teachers working in Uberlândia municipal school system, in Minas gerais State, Brazil. By analyzing these interviews, it was possible to reach some conclusions regarding teachers' professional development and its relationship with effective teaching.

Keywords: Sexual Education, Pedagogical Content Knowledge, Phenomelogical.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jun 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2005
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