Resumos
O solo é um componente dos ambientes naturais e antropizados. Apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado com a devida qualidade no Nível Fundamental. Este artigo visa abordar os problemas do ensino de solos no nível fundamental, e propor alternativas para melhorar essa situação. É discutido o papel das universidades neste processo, especialmente na melhoria da formação dos professores do Ensino Fundamental. Também são discutidas outras estratégias, como a realização de cursos, publicações, experimentos, exposições didáticas e uso da internet.
ensino de solos; Ensino Fundamental; ensino de Ciências
Soil is a component of natural and anthropogenic environments. Despite of its importance, the subject of soil is not usually taught in depth in the elementary school. This paper seeks to show the problems in teaching soil at the elementary school as well as to suggest alternatives to reduce these problems. The role of universities in this process is discussed, emphasizing the aspects related to graduate courses. Also the use of other strategies is discussed like: short courses, didactic books, experiments, exhibitions, and the use of internet.
soil teaching; elementary School; Science teaching
O solo no ensino de ciências no nível fundamental
Soil in science teaching at the Elementary School
Marcelo Ricardo de Lima
Professor Doutor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Rua dos Funcionários, 1540, 80035-050, Curitiba (PR). E-mail: mrlima@ufpr.br
RESUMO
O solo é um componente dos ambientes naturais e antropizados. Apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado com a devida qualidade no Nível Fundamental. Este artigo visa abordar os problemas do ensino de solos no nível fundamental, e propor alternativas para melhorar essa situação. É discutido o papel das universidades neste processo, especialmente na melhoria da formação dos professores do Ensino Fundamental. Também são discutidas outras estratégias, como a realização de cursos, publicações, experimentos, exposições didáticas e uso da internet.
Palavras-chave: ensino de solos. Ensino Fundamental. ensino de Ciências.
ABSTRACT
Soil is a component of natural and anthropogenic environments. Despite of its importance, the subject of soil is not usually taught in depth in the elementary school. This paper seeks to show the problems in teaching soil at the elementary school as well as to suggest alternatives to reduce these problems. The role of universities in this process is discussed, emphasizing the aspects related to graduate courses. Also the use of other strategies is discussed like: short courses, didactic books, experiments, exhibitions, and the use of internet.
Keywords: soil teaching. elementary School. Science teaching.
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Artigo recebido em março de 2005 e selecionado para publicação em agosto de 2005.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Maio 2009 -
Data do Fascículo
Dez 2005
Histórico
-
Aceito
Ago 2005 -
Recebido
Mar 2005