Resumos
O objetivo deste trabalho é problematizar a questão do dado empírico de linguagem na pesquisa em Educação em Ciências. Isso é feito com base na explicitação dos aspectos centrais de uma importante perspectiva teórico-metodológica do campo da linguagem, surgida na França na década de 1960: a análise de discurso francesa. O foco central recai na questão da não-transparência da linguagem. Como exemplo é apresentada uma análise de discursos que relacionam ciência e cotidiano na escola, hoje. Valendo-se da problematização teórica e desse breve exemplo de análise, são levantadas questões, em aberto, consideradas importantes para serem mais bem debatidas, sobre metodologia de pesquisa na área de Educação em Ciências e sua relação com o ensino propriamente dito.
dados empíricos; discurso; linguagem; metodologia de pesquisa; ensino de Ciências
The aim of this work is to discuss issues of language in empirical data in Science teaching research. Such an aim is achieved through the use of core issues within an important methodological language theory that was developed in France around the 1960s: French Discourse Analysis. The central focus is the problem of the non-transparency of language. An analysis of discourses that relate science and the everyday in the school today is presented. After the theoretical investigation and a brief analytical example, a set of still unanswered questions is presented because of their importance in the debate about research methodology in Science teaching and their relationship with teaching itself.
empirical data; discourse; language; research methodology; Science teaching
O dado empírico de linguagem na perspectiva da análise de discurso francesa: um exemplo sobre as relações discursivas entre ciência, cotidiano e leitura* * Versão preliminar deste trabalho apresentada na Mesa-Redonda "Metodologia de pesquisa em ensino de Física: uma agenda para debate", IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.
The language empirical data in the french discourse analysis approach: an example of the discursive relations among science, quotidian and literacy
Henrique César da SilvaI; Camila Raimualdo BaenaII; Juliana Raimualdo BaenaII
IProfessor, Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino e Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas. E-mail: henriquecsilva@ige.unicamp.br
IILicenciadas em Física pela Universidade Católica de Brasília. E-mails: camila.baena@gmail.com; juliana_baena@ig.com.br
RESUMO
O objetivo deste trabalho é problematizar a questão do dado empírico de linguagem na pesquisa em Educação em Ciências. Isso é feito com base na explicitação dos aspectos centrais de uma importante perspectiva teórico-metodológica do campo da linguagem, surgida na França na década de 1960: a análise de discurso francesa. O foco central recai na questão da não-transparência da linguagem. Como exemplo é apresentada uma análise de discursos que relacionam ciência e cotidiano na escola, hoje. Valendo-se da problematização teórica e desse breve exemplo de análise, são levantadas questões, em aberto, consideradas importantes para serem mais bem debatidas, sobre metodologia de pesquisa na área de Educação em Ciências e sua relação com o ensino propriamente dito.
Palavras-chave: dados empíricos. discurso. linguagem. metodologia de pesquisa. ensino de Ciências.
ABSTRACT
The aim of this work is to discuss issues of language in empirical data in Science teaching research. Such an aim is achieved through the use of core issues within an important methodological language theory that was developed in France around the 1960s: French Discourse Analysis. The central focus is the problem of the non-transparency of language. An analysis of discourses that relate science and the everyday in the school today is presented. After the theoretical investigation and a brief analytical example, a set of still unanswered questions is presented because of their importance in the debate about research methodology in Science teaching and their relationship with teaching itself.
Key words: empirical data. discourse. language. research methodology. Science teaching.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Artigo recebido em janeiro de 2006 e aceito em julho de 2006
- ALMEIDA, M. J. P. M. Discursos da ciência e da escola: ideologia e leituras possíveis. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
- ______. Meio século de educação em Ciências: uma leitura de recomendações ao professor de Física. 2003. Tese (Livre docência) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas.
- ANDRADE, I. B.; MARTINS, I. Discursos de professores de Ciências sobre leitura. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 9., Jaboticatubas, MG. Atas.. Jaboticatubas: SBF, 2004. CD-ROM
- BAKHTIN, M. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.
- BRASIL. Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. (PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais).
- CARDOSO, S. H. B. A questão da referência: das teorias clássicas à dispersão de discursos. Campinas: Autores Associados, 2003.
- COLINVAUX, D., CORDERO, S.; DUMRAUF, A. G. Contruyendo puentes y fronteras: caracterización del género discursivo en una clase universitaria de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 58-69, 2003.
- COPELLI, C.; LARANJEIRAS, C. C.; SILVA, I. S.; PEREIRA, J. A.; MARTINS, J.; PIASSI, L. P.; PELAES, S. B.; HOSOUME, Y. O cotidiano na estruturação do conteúdo de Física: um pressuposto da proposta GREF. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 10., Londrina. Atas.. Londrina, SBF, 1993, p. 188-189.
- DUCROT, O. Referente. Enciclopedia Einauld Linguagem - Enunciação Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. v. 2
- GUIMARÃES, E. Produção e circulação do conhecimento: estado, mídia, sociedade. Campinas: Pontes, 2001.
- LANDERDAHL, M. L.; TERRAZZAN, E. A. Proposta de utilização de notícia científica no ensino de Física do 2º grau como recurso didático. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 10., Londrina. Atas.. Londrina: SBF, 1993, p. 406-408.
- LOPES, A. C. R. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
- MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos estudos do Discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-posições, v. 17, n. 1, p. 117- 136, 2006.
- MARTINS, I.; NASCIMENTO, T. G.; ABREU, T. B. Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 9, n. 1, artigo 1, 2004.
- MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
- MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de Ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, artigo 7, 2002.
- NASCIMENTO, T. G. Contribuições da análise do discurso e da epistemologia de Fleck para a compreensão da divulgação científica e sua introdução em aulas de Ciências. Ensaio, v. 7, n. 2, 2005.
- NASCIMENTO, T. G.; MARTINS, I. O texto de genética no livro didático de Ciências: uma análise retórica crítica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 2, 2005. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol10/n2/v10_n2_a6.html>. Acesso em: 12 mai. 2006.
- NIETZSCHE, F. The will to power (WP). Trad. Walter Kaufmann and R.J. Hollingdale. New York: Vintage, 1968. (sec. 481).
- NUNES, J. H. A divulgação científica no jornal: ciência e cotidiano. In: GUIMARÃES, E. (Org.). Produção e circulação do conhecimento: política, ciência, divulgação. Campinas: Pontes, 2003. p. 43-62. v. 2.
- OLIVEIRA, O. B. Discursos dos licenciandos em Ciências Biológicas: um caminho para a reflexão sobre a formação de professor-autor. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, USP, São Paulo.
- ORLANDI, E. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996a.
- ORLANDI, E. Discurso: fato, dado, exterioridade. In: CASTRO, M. F. P. (Org.). O método e o dado no estudo da linguagem Campinas: Editora da Unicamp, 1996b. p. 209-218.
- ORLANDI, E. (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.
- PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 2. ed. Campinas: Pontes, 1997.
- ______. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
- RICON, A. E.; ALMEIDA, M. J. P. M. Ensino da Física e leitura. Leitura: Teoria e Prática, v. 10, n. 18, p. 7-16, 1991.
- RYDLEWSKI, C. A vida sem fio. Veja, edição 1974, ano 37, n. 40, 06 de outubro de 2004, p. 100-111.
- SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
- SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. (Coords.). Química e Sociedade São Paulo: Nova Geração, 2004. (4 módulos)
- SILVA, J. A., CUSTÓDIO PINTO, A.; LEITE, C. Projeto Escola e Cidadania São Paulo: Editora do Brasil, 2000.
- SILVA, H. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. O deslocamento de aspectos do funcionamento do discurso pedagógico pela leitura de textos de divulgação científica em aulas de Física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 3, artigo 8, 2005.
- SOUZA, S. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. A fotossíntese no ensino fundamental: compreendendo as interpretações dos alunos. Ciência & Educação, v. 8, n. 1, p.97-111 , 2002.
- VILLANI, C. E.; NASCIMENTO, S. S. A argumentação e o ensino de Ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de Física do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n.3, 2003. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol8/n3/v8_n3_a1.html>. Acesso em: 12 mai. 2006.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Maio 2009 -
Data do Fascículo
Dez 2006
Histórico
-
Aceito
Jul 2006 -
Recebido
Jan 2006