EDITORIAL
Ana Luiza G. P. Navas; Beatriz de Castro A. Mendes
Como em todos estes anos, esta é a época de submissão dos trabalhos científicos para o Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Com o encerramento do prazo de submissão de trabalhos, a Diretoria Científica já pode parabenizar todos os fonoaudiólogos, profissionais e alunos, pelo grande número de trabalhos encaminhados.
Foram ao todo 1804 trabalhos encaminhados para apresentação em pôster, apresentação oral e trabalhos concorrendo ao prêmio "Excelência em Fonoaudiologia 2008". Este número demonstra um aumento de 6,4% no volume de submissões comparado ao número de resumos encaminhados no ano passado. Especificamente, na categoria de trabalhos concorrendo ao prêmio "Excelência em Fonoaudiologia" houve um aumento significativo; foram 101 trabalhos submetidos para esta categoria em 2007 e 173 resumos em 2008.
A distribuição de trabalhos submetidos por departamentos científicos foi a seguinte: Departamento de "Audição e Equilíbrio" (N=290), Departamento de "Linguagem" (N=512), Departamento de "Motricidade e Funções Orofaciais" (N=306), Departamento de "Saúde Coletiva" (N=328) e Departamento de "Voz" (N=310). Este ano também incluímos a submissão dos trabalhos de temática relacionada à formação do Fonoaudiólogo e cujos resumos serão avaliados pela Comissão de Ensino (N=58).
Uma comissão de 50 avaliadores analisa neste momento os resumos simples encaminhados e na data estipulada de 14 de julho será divulgado o resultado desta avaliação com a lista de trabalhos aprovados para apresentação no 16º. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. A seguir, os resumos expandidos de trabalhos encaminhados a categoria de prêmio serão avaliados por nova comissão de avaliadores, pesquisadores do CNPq e orientadores de pós-graduação.
O aumento das submissões de resumos atesta a maturidade da Fonoaudiologia e o envolvimento de fonoaudiólogos com o desenvolvimento da pesquisa em sua área e, sobretudo, demonstra o comprometimento da categoria na divulgação de seus trabalhos científicos.
A atuação da Diretoria da SBFa, juntamente com os Departamentos Científicos e suas comissões tem se baseado no compromisso de construção de uma ciência sólida e fecunda, e para o desenvolvimento de ações afirmativas na Fonoaudiologia. Uma profissão só pode crescer e se desenvolver apoiada nas bases de uma ciência de qualidade. O envolvimento de tantos fonoaudiólogos dispersos por todo o Brasil é uma evidência concreta desta nova realidade. Parabéns a todos por este sucesso.
Lembramos novamente que não haverá inscrições no local do Congresso por isso é importante que você garanta já o seu espaço. Fique atento por que em breve publicaremos a grade científica completa de nosso Evento, bem como as atividades paralelas dos Departamentos.
Ana Luiza Navas e Beatriz Mendes
Diretoria Científica - SBFa
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
10 Jul 2008 -
Data do Fascículo
Jun 2008