EDITORIAL
Novidades do Jornal Vascular Brasileiro
Winston Bonetti Yoshida
Editor-chefe, J Vasc Bras
Ao longo do tempo, o Jornal Vascular Brasileiro vem experimentando contínuo amadurecimento, desenvolvimento e progresso. O ano de 2008, em particular, foi bastante expressivo nesse sentido.
A primeira novidade do Jornal Vascular Brasileiro foi que, durante 2008, houve um aporte maior de submissões de artigos. O número de submissões aumentou cerca de 58% desde 2004, o que nos deixou muito satisfeitos, talvez porque reflita o contínuo esforço de conscientização dos sócios da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, no sentido de valorizar as publicações em relação à apresentação de temas livres1.2. Além disso, recebemos, nesse período, artigos de outros países, como Itália, Estados Unidos, Índia, França, Canadá e Bélgica, fato que demonstra confiança, interesse e valorização internacional em relação a nossa revista.
Como fruto desse amadurecimento, protocolamos solicitação de inclusão de nossa revista na PubMed/Medline. Estivemos recentemente no III Congresso de Editores de Revistas Científicas, em setembro de 2008, no Rio de Janeiro, e foi consensual das apresentações, que as revistas científicas da América Latina deveriam se adequar aos critérios internacionais e solicitar sua inclusão não só na Medline, como também no ISI do Web of Science. Como estávamos preenchendo esses critérios, foi feita a solicitação ao Medline em novembro de 2008 e ao ISI em janeiro de 2009. Esperamos que os diretores da Medline e ISI se sensibilizem com o esforço despendido por todos em melhorar continuamente a qualidade editorial e pontualidade da revista. Ao longo de 2009, o Jornal Vascular Brasileiro será avaliado a cada número. Assim, conclamamos todos os colegas no sentido de fazerem um esforço adicional a fim de incrementar a submissão de artigos, pois isto facilitará a composição de cada número e melhorará sua pontualidade, um dos critérios importantes para aprovação na Medline. Outrossim, convocamos os nossos revisores, a fazerem avaliações cada vez mais criteriosas e pontuais.
Uma novidade a ser implementada em 2009 é que os artigos já aceitos de nossa revista poderão ser consultados on-line na página do Scielo, antes mesmo de a versão impressa chegar aos leitores. Tal recurso, chamado ahead of print, nos foi proporcionado pelo SciELO e permitirá maior tempo de exposição e consulta de nossos artigos, favorecendo inclusive futuras citações, um dos métodos usados para se avaliar o fator de impacto das revistas. Para facilitar as citações, o nosso site (www.jvascbr.com.br) conta agora com a ferramenta de busca do Google®, bastando digitar o assunto, ou autor, para se encontrar qualquer artigo do J Vasc Bras.
Outra novidade interessante é que os autores do Jornal Vascular Brasileiro poderão enviar, além das fotografias e figuras, um vídeo editado, de curta duração, para ilustrar melhor o artigo. Este será disponibilizado para os leitores na página do SciELO (www.scielo.br/jvb), através de um link junto à pagina do artigo (no quadro services).
Além disso, estamos finalizando os preparativos para implantação do processo de submissão e avaliação on-line dos artigos do Jornal Vascular Brasileiro. Será usado o programa SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), programa computacional desenvolvido pela Universidade de British Columbia, Canadá, e IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e modificado pelo SciELO. Ao longo dos últimos 4 meses foram feitas as formatações apropriadas para inclusão do Jornal Vascular Brasileiro, e estamos em fase final de testes para sua implantação definitiva. Isso trará um grande avanço para o processo de submissão e avaliação dos artigos e colocará nossa revista em sintonia com as melhores revistas internacionais.
Finalmente, devemos enfatizar que conquistamos mais um ano de apoio do CNPq. Tal apoio não é automático, mas depende de concorrência com grande número de publicações nacionais, o que valoriza essa conquista.
Sendo assim, reitero a todos os colegas um esforço concentrado neste ano de 2009, no sentido de enviarem uma avalanche de artigos para o Jornal Vascular Brasileiro e, assim, colaborarem na obtenção da indexação internacional, meta tão sonhada por todos associados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.
Não foram declarados conflitos de interesse associados à publicação deste editorial.