Open-access FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE PESQUISA A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Resumo:

Partindo de reflexões sobre o papel da cultura, discutem-se no presente artigo pressupostos metodológicos da pesquisa em formação de professores. Na integração ensino-pesquisa-extensão, defende-se um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente.

Palavras-chaves: formação de professores; cultura e pesquisa em formação de professores; reflexão sobre prática pedagógica

Abstract:

In this paper, we discuss methodology assumptions of research on teacher training, based on reflections on the culture role. We support a research model in which research questions emerge from teachers' concerns of teachers in-service. Likewise, we try to integrate the undergraduate training teacher course from research data collected in community activities of teacher training in-service, in a process that prioritizes the reflection on the teaching practice.

Keywords: teacher training; culture and research and teacher training

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

  • BRUNER, J. Atos de Significação Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • CONTRERAS, J. A autonomia de professores Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. Revisão técnica, apresentação e notas à edição brasileira: Selma Garrido Pimenta. São Paulo: Cortez, 2002.
  • ENGELMANN, A. Ciência natural e consciência. Psicol. Reflex. Crit v. 11 n.2 Porto Alegre 1998.
  • ENGELMANN, A. Principais modos de pesquisar a consciência-mediata-de-outros. Psicol. USP v.8 n. 2, São Paulo, 1997.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido 17ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa 16ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
  • GAUCHE, R. (2001) Contribuição para uma análise psicológica do processo de constituição da autonomia do professor. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia, UnB, Brasília, 2001.
  • GAUCHE, R.; TUNES, E. Ética e Autonomia - a Visão de um Professor do Ensino Médio. Química Nova na Escola. São Paulo-SP: v. 15, p. 35 - 38, 2002a.
  • GAUCHE, R.; TUNES, E.Processo de Constituição da Autonomia do Professor de Química - Uma Nova Perspectiva de Análise Psicológica In: 25aReunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas - MG. Livro de ResumosSP: SBQ, 2002b.
  • MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.
  • MÓL, G. de S. e SANTOS, W. L. P. dos (coords.); CASTRO, E. N. F de; SILVA, G. de S.; MATSUNAGA, R. T.; SILVA, R. R. da; FARIAS, S. B.; SANTOS, S. M. de O.; e DIB, S. M. F. Química na Sociedade: projeto de ensino de química em um contexto social Volume 1, módulos 1 e 2, 1a e 2aed. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1998, 2000.
  • MÓL, G. de S e SANTOS, W. L. P. dos (coords.); CASTRO, E. N. F de; SILVA, G. de S; MATSUNAGA, R. T.; FARIAS, S. B.; SANTOS, S. M. de O. e DIB, S. M. F.Química e Sociedade: a ciência, os materiais e o lixo, Química: coleção Nova Geração, módulo 1, suplementado com o Guia do Professor. São Paulo, Editora Nova Geração, 2003.
  • PAIVA, E. V. A formação do professor crítico-reflexivo. In: PAIVA, E. V. (org.) Pesquisando a formação de professores Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
  • PENIN, S. Cotidiano e Escola: a obra em construção. 2ed. São Paulo: Cortez, 1995.
  • SANTOS, W. L. P. dos e. MÓL, G. de S (coords.);; CASTRO, E. N. F de; SILVA, G. de S; MATSUNAGA, R. T.; FARIAS, S. B.; SANTOS, S. M. de O. e DIB, S. M. F.Química e Sociedade módulos. 2, 3 e 4 e volume único. São Paulo: Editora Nova Geração, 2003, 2004, 2005.
  • SILVA, R. R. da, TUNES, E.,. MÓL, G. de S, SANTOS, W. L. P. dose GAUCHE, R.Integração da universidade com a escola fundamental e média e a educação continuada de professores. Participação, Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, n° 2, p. 53-58, dez/1997.
  • SILVA, R. R., GAUCHE, R., BAPTISTA, J. A., MÓL, G. S., SANTOS, W. L. P. Projeto Final dos Alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade de Brasília: Análise e Avaliação Preliminares dos Resultados Obtidos no Período 1996-2001. In: 25âReunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas - MG. Livro de Resumos SP: SBQ, 2002.
  • TUNES, E.;; SILVA, R. R. da CARNEIRO, M. H. da S.; BAPTISTA, J. A.O professor de ciências e a atividade experimental. Linhas Críticas Brasília, v. 5, n.1, p. 59-66, jul/dez., 1999.
  • VYGOTSKY, L. S. Pensamiento y lenguaje La Habana: Edición Revolucionaria, 1968.
  • 2
    Schön, D. The Reflective Practioner: How Professionals Think in Action. New York: Basic Books, 1983. NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. Zeichner, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993. Apud Paiva (2003).
  • 3
    "El análises del pensamiento verbal en dos elementos separados, básicamente diferentes, preludia cualquier estudio de las relaciones intrínsecas entre lenguage y pensamiento." (p. 19) "... todas las escuelas y concepciones psicológicas pasan por alto el hecho fundamental de que cada pensamiento es una generalización, y estudian la palabra y el significado sin referirse a su proceso evolutivo." (p. 138)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2006

Histórico

  • Recebido
    05 Dez 2005
  • Aceito
    17 Maio 2006
location_on
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro