Resumos
O estudo propõe a construção de um referencial analítico para a investigação do desempenho de estudantes na produção manual de gráficos cartesianos a partir de tabelas, pautando-se na perspectiva dos registros de representação semiótica, de Raymond Duval, e nos níveis de compreensão da informação gráfica, de Postigo e Pozo. A escolha dos referidos referenciais é relevante, pois o primeiro relaciona as atividades cognitivas às representações semióticas produzidas pelos estudantes, e o segundo permite classificar o domínio da representação gráfica em termos dos níveis de elaboração e complexidade do gráfico produzido. Com base na ferramenta analítica proposta, desenvolveu-se um estudo de caso, considerando para tal fim as produções escritas e entrevistas complementares de estudantes da graduação em Física. Os resultados permitiram classificar o domínio semiótico da representação gráfica com um grau de refinamento analítico superior aos propostos pelos últimos autores.
Gráficos Cartesianos; Representação Semiótica; Graduação em Física.
The study proposes to construct a theoretical framework of analysis to investigate the difficulties of the manual construction of Cartesian graphs for undergraduate degree students in Physics under the light of the theory of semiotic representation registers by Duval and levels of processing graphic information of Postigo and Pozo. The choice of such reference is relevant because the first relates to cognitive activities, semiotic representations produced by students and the second allows you to sort the field of graphical representation in terms of levels of development and complexity of the graph produced. Based on the proposed analytical tool, a case study was developed considering the written productions and additional interviews on graduate students in physics for that purpose. The results classify the semiotic field of the graphical representation with a higher degree of analytical refinement proposed by the latter authors.
Cartesian Graphs; Semiotic Representation; Undergraduate Physic.
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Paulo sérgio de camargo filho - doutorando em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade estadual de londrina (Uel). e-mail: ps-camargo@bol.com.br
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Carlos eduardo laburú - doutor em educação pela Universidade de são paulo (Usp), professor associado do departamento de física da Universidade estadual de londrina (dfUel). e-mail:laburu@uel.br
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Abr 2013
Histórico
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Recebido
04 Fev 2011 -
Aceito
15 Out 2011