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Lembranças das abordagens na aquisição de LE/L2 de falantes e aprendizes e o fazer atual como professores

Resumos

Este artigo objetivou diagnosticar as referências às abordagens de ensino de LEs que permearam os processos de aquisição de falantes e aprendizes de LE/L2 através de coletas de narrativas de histórias de vida; e refletir sobre como, ora atuando como professores de LEs, essas lembranças influenciaram o uso de uma determinada abordagem em sala de aula. Em especial, procurou-se observar as menções ao ensino de línguas para fins específicos como uma abordagem ou metodologia da abordagem comunicativa. Os resultados mostraram que, em geral, foi a abordagem gramatical que permeou os processos de aquisição de LE/L2 e de ensino de LEs, porém com uma mudança significativa de abordagem nos professores de LEs com mestrado em Lingüística Aplicada. Pouco mencionado nas narrativas, o ensino de línguas para fins específicos foi considerado como uma metodologia da abordagem comunicativa.

narrativa; abordagem de ensino; aquisição de LE/L2


The goal of this paper is to diagnose the references to the foreign language teaching approaches that permeate the acquisition processes of speakers and learners of FL/SL by collecting learner history narratives, as well as to reflect on how these memories influenced the usage of a given approach in the classroom as these individuals act as foreign language teachers. Special attention was given to the language teaching for specific purposes either as an approach or as a methodology of the communicative approach as described by the learners. In general, the results have shown that the grammatical approach was the one that actually permeated the acquisition processes and the acts of teaching. However, this conclusion changed significantly when the responses of teachers with a master's degree in Applied Linguistics were considered. Language teaching for specific purposes, by its turn, was little mentioned in the narratives, and yet it was considered as a methodology of the communicative approach.

narrative; foreign language teaching approach; FL/SL acquisition


ARTIGOS

Lembranças das abordagens na aquisição de LE/L2 de falantes e aprendizes e o fazer atual como professores1 1 Gostaria de agradecer aos falantes e aprendizes de LE/L2 que gentilmente cederam suas belas histórias de vida, sem as quais este trabalho não teria sido possível; e também à Profa. Dra. Márcia Aparecida Amador Mascia pela grande ajuda na coleta de parte das narrativas; e em especial à Profa. Dra. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva pelas oportunidades que culminaram no desenvolvimento deste artigo.

Elaine Ferreira do Vale Borges

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Doutoranda)

RESUMO

Este artigo objetivou diagnosticar as referências às abordagens de ensino de LEs que permearam os processos de aquisição de falantes e aprendizes de LE/L2 através de coletas de narrativas de histórias de vida; e refletir sobre como, ora atuando como professores de LEs, essas lembranças influenciaram o uso de uma determinada abordagem em sala de aula. Em especial, procurou-se observar as menções ao ensino de línguas para fins específicos como uma abordagem ou metodologia da abordagem comunicativa. Os resultados mostraram que, em geral, foi a abordagem gramatical que permeou os processos de aquisição de LE/L2 e de ensino de LEs, porém com uma mudança significativa de abordagem nos professores de LEs com mestrado em Lingüística Aplicada. Pouco mencionado nas narrativas, o ensino de línguas para fins específicos foi considerado como uma metodologia da abordagem comunicativa.

Palavras-chave: narrativa, abordagem de ensino; aquisição de LE/L2

ABSTRACT

The goal of this paper is to diagnose the references to the foreign language teaching approaches that permeate the acquisition processes of speakers and learners of FL/SL by collecting learner history narratives, as well as to reflect on how these memories influenced the usage of a given approach in the classroom as these individuals act as foreign language teachers. Special attention was given to the language teaching for specific purposes either as an approach or as a methodology of the communicative approach as described by the learners. In general, the results have shown that the grammatical approach was the one that actually permeated the acquisition processes and the acts of teaching. However, this conclusion changed significantly when the responses of teachers with a master's degree in Applied Linguistics were considered. Language teaching for specific purposes, by its turn, was little mentioned in the narratives, and yet it was considered as a methodology of the communicative approach.

Keywords: narrative, foreign language teaching approach, FL/SL acquisition

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Recebido em novembro 2007.

Aprovado em janeiro 2008.

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    Gostaria de agradecer aos falantes e aprendizes de LE/L2 que gentilmente cederam suas belas histórias de vida, sem as quais este trabalho não teria sido possível; e também à Profa. Dra. Márcia Aparecida Amador Mascia pela grande ajuda na coleta de parte das narrativas; e em especial à Profa. Dra. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva pelas oportunidades que culminaram no desenvolvimento deste artigo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      2008

    Histórico

    • Aceito
      Jan 2008
    • Recebido
      Nov 2007
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