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Imagem e movimento: o modo visual na construção da identidade do sem-terra

Image and movement: the visual mode in the identity construction of landless workers

Resumos

Estudos sobre os multiletramentos têm chamado a atenção para a crescente importância de habilidades não-verbais no processo de aprendizagem e de construção de identidade, principalmente com o advento das novas tecnologias de comunicação. As habilidades, ou modos de produção de significado, mais importantes são cinco: visual, auditiva, gestual, espacial e multimodal. O objetivo deste trabalho é analisar o visual como modo de produção de significado e sua relação com o modo linguístico nas mídias do MST. Embora o movimento coloque grande ênfase no verbal, o trabalho com imagens pode ser visto também como fonte de empoderamento e construção de identidade do sem-terra.

multiletramentos; multimodalidade; mídia; MST


Studies on multiliteracies have been placing great emphasis on nonverbal skills in learning and in identity construction, especially with the rise of new technologies of communication. The most significant skills, or modes of meaning-making, are five: the visual, the audio, the spatial, the gestural and the multimodal. This paper aims at analysing the visual as a mode of meaning-making and its interaction with the linguistic mode in the MST's electronic and print media. Although the landless movement places great emphasis on the written-textual mode, it has been highly skilful in dealing with images in ways which contribute to the empowerment and identity construction of the landless.

multiliteracies; multimodality; media; landless movement


ARTIGOS

Imagem e movimento: o modo visual na construção da identidade do sem-terra1 1 Este texto é resultante de pesquisa de doutorado no programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da USP, sob a orientação da Profa. Dra. Walkyria Monte Mór. Agradeço à Capes pela concessão da bolsa Prodoutoral durante o período da pesquisa.

Image and movement: the visual mode in the identity construction of landless workers

Vanderlei J. Zacchi

Universidade Federal de Sergipe - UFS, E-mail: vanderlei@ufs.br

RESUMO

Estudos sobre os multiletramentos têm chamado a atenção para a crescente importância de habilidades não-verbais no processo de aprendizagem e de construção de identidade, principalmente com o advento das novas tecnologias de comunicação. As habilidades, ou modos de produção de significado, mais importantes são cinco: visual, auditiva, gestual, espacial e multimodal. O objetivo deste trabalho é analisar o visual como modo de produção de significado e sua relação com o modo linguístico nas mídias do MST. Embora o movimento coloque grande ênfase no verbal, o trabalho com imagens pode ser visto também como fonte de empoderamento e construção de identidade do sem-terra.

Palavras-chave: multiletramentos, multimodalidade, mídia, MST

ABSTRACT

Studies on multiliteracies have been placing great emphasis on nonverbal skills in learning and in identity construction, especially with the rise of new technologies of communication. The most significant skills, or modes of meaning-making, are five: the visual, the audio, the spatial, the gestural and the multimodal. This paper aims at analysing the visual as a mode of meaning-making and its interaction with the linguistic mode in the MST's electronic and print media. Although the landless movement places great emphasis on the written-textual mode, it has been highly skilful in dealing with images in ways which contribute to the empowerment and identity construction of the landless.

Keywords: multiliteracies, multimodality, media, landless movement.

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Recebido em março de 2009.

Aprovado em maio de 2009

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    Este texto é resultante de pesquisa de doutorado no programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da USP, sob a orientação da Profa. Dra. Walkyria Monte Mór. Agradeço à Capes pela concessão da bolsa Prodoutoral durante o período da pesquisa.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Mar 2013
    • Data do Fascículo
      2009

    Histórico

    • Aceito
      Maio 2009
    • Recebido
      Mar 2009
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