Resumos
O foco deste estudo é o discurso produzido pela mídia acerca da escola brasileira, sobretudo o discurso sobre professores e o modo como são representados. Nossa análise mostra que os professores são incluídos nos discursos produzidos para serem excluídos, tendo em vista que são apontados como os responsáveis pela fragilidade e problemas que o sistema educacional vem sofrendo. O objetivo do texto é discutir essas representações e o tipo de sujeito que o discurso da mídia constrói, questionando outros aspectos que são cruciais para a compreensão de nossas identidades.
identidade; professores; discurso da mídia; educação
The focus of this study is the discourse produced by the media about Brazilian schools, specially the discourse about teachers and the way they are represented. Our analysis shows that teachers are included in the discourses produced to be excluded as they are pointed as responsible for the weaknesses and problems the Brazilian educational system has been facing. This text has the objective of discussing those representations and the kind of subject media discourse is constructing, questioning other aspects that are crucial for the understanding of our identities.
identity; teachers; media discourse; education
ARTIGOS
Linguagem e exclusão: o discurso da mídia sobre o professor e a escola
Language and exclusion: media discourse on Brazilian teachers and schools
Anna Maria Grammatico Carmagnani
Universidade de São Paulo - USP, E-mail: amcarmag@usp.br
RESUMO
O foco deste estudo é o discurso produzido pela mídia acerca da escola brasileira, sobretudo o discurso sobre professores e o modo como são representados. Nossa análise mostra que os professores são incluídos nos discursos produzidos para serem excluídos, tendo em vista que são apontados como os responsáveis pela fragilidade e problemas que o sistema educacional vem sofrendo. O objetivo do texto é discutir essas representações e o tipo de sujeito que o discurso da mídia constrói, questionando outros aspectos que são cruciais para a compreensão de nossas identidades.
Palavras-chave: identidade, professores, discurso da mídia, educação.
ABSTRACT
The focus of this study is the discourse produced by the media about Brazilian schools, specially the discourse about teachers and the way they are represented. Our analysis shows that teachers are included in the discourses produced to be excluded as they are pointed as responsible for the weaknesses and problems the Brazilian educational system has been facing. This text has the objective of discussing those representations and the kind of subject media discourse is constructing, questioning other aspects that are crucial for the understanding of our identities.
Keywords: identity, teachers, media discourse, education.
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Recebido em abril de 2009.
Aprovado em julho de 2009
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
08 Mar 2013 -
Data do Fascículo
2009
Histórico
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Aceito
Jul 2009 -
Recebido
Abr 2009